Wednesday, December 20, 2006

O que têm em comum Petit, Ricardo Chaves e Pedro Santos?

Para além de jogarem todos na zona do meio-campo e de gostarem todos de “afiambrar” umas boas cacetadas nas canelas dos adversários, uns mais que outros, que terão estes três atletas em comum? Pois é. apesar de terem todos nacionalidade portuguesa nasceram todos fora do país. Petit nasceu em Estrasburgo, cidade onde se situa o Parlamento Europeu. Ricardo Chaves, que parece estar de saída do Braga, em San Sebastian, na vizinha Espanha. Por último, o médio da Naval 1º de Maio nasceu em Caracas, na Venezuela.

Saturday, December 16, 2006

Kuffour: o ocaso de um bom jogador

A sua imagem a dar murros no chão quando o Manchester United marcou dois golos nos minutos finais que lhe retiraram a possibilidade de poder beijar a Taça dos Campeões é uma imagem que dificilmente sairá da minha memória no que toca às inesperadas sensações que um jogo de futebol pode provocar. Pode não parecer, tantas são as épocas em que jogou no Bayern de Munique, mas o defesa internacional ganês Samuel Kuffour ainda só tem 30 anos. Depois de quase uma década no clube da Baviera, o central que no Mundial não conseguiu ser titular indiscutivel da sua selecção, viajou para Itália, onde depois de uma época em que não jogou tão pouco como isso na Roma, foi para o menos mediático Livorno, onde é companheiro de equipa dos ex-leões César Prates e Vidigal. Eis o caso de um dos bons jogadores ganeses, que dificilmente voltará a um clube de maior projecção, que merecia ter estado mais cedo numa grande selecção por equipas, algo que Abedi Pelé ou Tony Yeboah, por exemplo, nunca conseguiram.

Thursday, December 14, 2006

Um covilhanense anti-lampiões


Apesar do sotaque tipicamente nortenho, Taborda, que no passado fim-de-semana deixou os benfiquistas à beira de um ataque de nervos, nasceu na simpática e fria cidade da Covilhã. Pelo menos é o que dizem os “cadernos da bola”. Nascido a 22/6/1978, o “rapazinho” jogou quase sempre em clubes da zona norte do país como Vizela, Ermesinde e Freamunde. Com uns simpáticos 1,90 e 85 quilos o rapaz é bom guarda-redes e gosta de equipas que jogam de vermelho, não é Katsouranis?

Tuesday, December 05, 2006

Que têm em comum Cantona e Custódio?



Aparentemente nada, a não ser a aptidão para darem umas boas “pauladas” nos seus adversários. Um é francês e possuía grande qualidade técnica. O outro é português, nascido na cidade-berço, e tem uns pés que conseguem fazer uns bons passes de dois/três metros e, de vez em quando, atirar umas “bombas” que raramente vão à baliza. Outras diferenças são que o “enfant terrible” já pendurou as botas há algum tempo, enquanto o capitão do Sporting ainda tem um longo futuro à sua frente. Ainda outra diferença: Cantona gostava de andar à porrada com adversários e adeptos, enquanto que Custódio vira-se mais para os seus companheiros de equipa (recorde-se o episódio com Beto o ano passado). Sendo assim, que terão em comum estes dois artistas da bola? Pois é. Há algo que os une. Ambos nasceram nesse maravilhoso dia que é o 24 de Maio. Cantona, mais velho nasceu em 1966, enquanto que Custódio é bem mais novo, tendo nascido em 1983.