Wednesday, February 28, 2007

Outro nome bonito para colocar ao filho... dos outros



Lucimar da Silva Ferreira é o nome de baptismo do excelente defesa central do Bayern de Munique que ainda a semana passada marcou um golo em Madrid e no recente confronto entre Portugal e Brasil fez estremecer a barra da baliza de Ricardo. Ora se os seus pais lhe deram o nome de Lucimar porque terá optado por adoptar Lúcio como “nome de guerra”? Não é muito difícil lá chegar.

Monday, February 26, 2007

Dupla de centrais reeditada



Precisamente na semana em que o FCP vai receber o Sporting de Braga, o clube minhoto parece que tem tudo bem encaminhado para reeditar no comando técnico da sua equipa uma dupla que durante alguns anos foram autênticos pesadelos para os avançados contrários. A juntar ao “bicho” Jorge Costa parece estar a caminho Aloísio que vai deixar o Vila Meã, da IIª Divisão”, para ser adjunto do seu antigo companheiro. Curioso é o facto destas mexidas ocorrerem na semana em que o Braga vai “só” defrontar o campeão nacional, um clube a que os jogadores estão intimamente ligados pela sua história recente. Vamos a ver o que o jogo dá porque também Domingos foi um símbolo do Porto e o Leiria era conotado como a “equipa B” do clube do Dragão e no final quem ganharam foram os da cidade do Lis.

Friday, February 23, 2007

Poejo: de promessa à oficina



O caso de Paulo Poejo é apenas mais um de muitos exemplos que época após época vão acontecendo no futebol. Formado no Sporting chegou à equipa principal rotulado de craque e de grande promessa do futebol nacional, sendo apontado até como o sucessor de Paulo Sousa no meio-campo leonino. O que é certo é que nunca se conseguiu impor e após duas épocas de empréstimo a Leiria e Amadora deixou de ter vínculo aos leões e a partir daí foi sempre a descer. Aves, Campomaiorense e Alverca, onde terminou a carreira em 2003/2004. Hoje com 33 anos é sócio de uma empresa de reparações mecânicas. Em 1992, participou no Campeonato da Europa de Sub-18 juntamente com mais quatro outras promessas do Sporting: Porfírio, Andrade, Paulo Morais e Toto. Porfírio terá sido o que chegou mais longe e Andrade ainda joga hoje no Pinhalnovense. Paulo Morais a época passada esteve no Estrela de Vendas Novas. Toto é daqueles que em novo era muito bom mas depois "desapareceu".
Adiram ao blog no facebook em

Thursday, February 22, 2007

Zé ou Paulo?



Sabiam que o verdadeiro nome do angolano Zé Kalanga, que hoje vai voltar a defrontar o Benfica, é Paulo Baptista Nsimba? Desconhecemos a razão para tal alcunha. No entanto,é, no mínimo, original adoptar uma alcunha em que se inclui um novo primeiro nome.

Wednesday, February 21, 2007

Os bitaites de Queiroz



Carlos Queiroz parece estar a querer-se num mestre dos “bitaites”. Depois de uma estúpida e inútil, de parte a parte, guerra de palavras com Scolari, o adjunto do Manchester United veio também criticar de forma acérrima o comportamento do Lille que ameaçou deixar o campo depois de ter sofrido um golo que custa a engolir. Caso tivesse sido ao contrário teria reagido com um sorriso nos lábios ao sofrer um golo que, apesar de poder ser legal segundo os regulamentos da UEFA, parece ser um golpe de “esperteza saloia” da “raposa” que o Giggs já é. E dizer que houve intimidação por parte dos franceses também dá vontade de rir. Afinal de contas, estavam a jogar em casa. Apesar de ter o mérito de ser bi-campeão mundial de sub-20, quais os êxitos que Queiroz conseguiu enquanto treinador de séniores? Na selecção falhou o apuramento para o Itália-90. Fez críticas à Federação. No Sporting, com um dos melhores plantéis dos últimos anos, não conseguiu quebrar o longo jejum. No Real, não conseguiu colocar os galácticos a ganhar. Quando saiu fez novamente críticas. Na África do Sul pouco fez. Mas falar e criticar parece ser dos melhores a fazê-lo.

Tuesday, February 20, 2007

Maestro com batuta estragada



Rui Costa tem nova lesão que o fará parar, no mínimo, por duas ou três semanas. Apesar de jogar quase parado, o homem tem uns excelentes pés, isso ninguém o pode negar, mas as suas pernas parecem não estar para muitos jogos. Aquele que os jornalistas teimam em continuar a chamar de “maestro” está de baixa outra vez, isto depois de ter conseguido completar quase um mês sem se lesionar. É um feito digno de registo. É bom que regresse depressa para bem do espectáculo.

Monday, February 19, 2007

Braga está a tornar-se num “cemitério” de treinadores?



Estará o Sporting de Braga a tornar-se num clube em que os treinadores não dispõem de tempo suficiente para poderem trabalhar sem estarem sob enorme pressão de ter que ganhar a todo o custo. Depois da estranha saída de Carlos Carvalhal, segue-se outra vítima: Rogério Gonçalves que deixou um clube estável como a Naval para tentar a sua aventura num clube que quer continuar a crescer. Mas será esta a melhor altura para trocar de treinador, numa semana em que o clube pode carimbar a passagem a mais uma eliminatória da UEFA? E tudo precipitado por uma derrota em Leiria que chegou aos 92 minutos. Salvador, em minha opinião, precipitou-se mais uma vez como já tinha feito a época passada ao não renovar com Jesualdo.

Thursday, February 15, 2007

O homem que deixou os benfiquistas à beira de um ataque de nervos



O grande culpado por o Benfica só ter marcado um mísero golo contra uma equipa mediana chama-se Bogdan Lobont e já passou pela baliza de grandes clubes como o Ajax e a Fiorentina, de onde saiu em Dezembro último por estar tapado pelo francês Sebastién Frey. Com 29 anos, ainda novo para a posição que ocupa, o regresso de Lobont ao seu país de origem não deverá durar muito tempo a atender pela excelente exibição que protagonizou na Luz. O homem fez duas defesas impossíveis, saiu sempre sem medo aos pés dos avançados e até no lance do golo defendeu o primeiro remate de Simão.

Wednesday, February 14, 2007

Juskowiak ou a oportunidade perdida de um grande negócio



No longínquo ano de 1992, o Sporting contratava um ponta-de-lança polaco que chegava com o belo “cartão de visita” de ter sido o melhor marcador dos Jogos Olímpicos do mesmo ano disputados em Barcelona. Na altura, Sousa Cintra, o presidente dos leões recusou a vender a “estrela”, preferindo dotar o plantel de um grande reforço. Grande asneira que fez pois o homem que era chamado de incontáveis maneiras diferentes pelos homens da rádio e da televisão – era “juskoviake”, “iuskoviake”, “juskouiake”... - não passou de mais um jogador mediano sem nunca se afirmar como grande goleador. Ainda assim, lembro-me de um grande golo que marcou ao Boavista num excelente pontapé de bicicleta. Após o Sporting, saiu para os gregos do Olympiakos, antes de se ter “estabelecido” na Alemanha, onde actualmente ainda joga, com 36 anos, no modesto Erzgebirge Aue, das divisões secundárias.

Tuesday, February 13, 2007

Adeus Buba!




Parece que está prestes a deixar o nosso país um central camaronês que viveu a sua noite de glória a 27 de Outubro do ano passado quando, literalmente, se enganou e marcou três golos num só jogo. A vítima foi o Sporting que permitiu a Yohanna Buba ser elevado à condição de herói. Contudo, o sucesso durou pouco e o defesa de 24 anos rapidamente voltou a a quase não jogar, já que a qualidade do seu futebol não era grande coisa. Até naquele jogo que lhe trouxe a fama estava a ser dos piores do Beira-Mar em campo, mas, inexplicavelmente, marcou três golos e foi o melhor em campo. Agora, parece estar de saída pela porta pequena do nosso campeonato, indo alinhar no Farul Constanta, da Roménia.

Monday, February 12, 2007

Angolanos no caminho do Benfica



O 20º clube mais rico do mundo foi “tramado” por um jogador angolano no último sábado. Mendonça de seu nome, que até confessou ser simpatizante do Benfica (toda a gente o parece ser), foi o melhor em campo e esteve nos dois golos do Varzim. Outro angolano que esteve em destaque no jogo da Póvoa foi Mantorras, mas este pelas piores razões. A sua atitude para com Marco Ferreira é de lamentar, ainda para mais tendo em conta que parece não ter percebido que ele é que estragou o remate ao companheiro de equipa que vinha embalado de trás. São tiques e atitudes de vedeta que não ficam bem ao “salvador”. Por último, não há duas sem três e também esta quarta-feira, outro angolano se vai atravessar no caminho do Benfica, o extremo Zé Kalanga (na foto), ao serviço do Dinamo de Bucareste que a época passada chegou a ser falado como reforço do clube da Luz. Espera-se que não o deixem fazer o mesmo que deixaram ao Mendonça.

Friday, February 09, 2007

Um mito “chamado” Boxanxas



Era eu puto quando delirava ao ver, na televisão, um baixinho jogador do Real Madrid fazer um mortal cada vez que fazia um golo. Só mais tarde quando comecei a ler jornais desportivos é que percebi que afinal o Boxanxas que eu tanto imitava a jogar à bola com os meus amigos de infância não existia e que o seu verdadeiro nome era Hugo Sanchez. Experimentem a dizer o seu nome rápido e verão que o Boxanxas não é assim tão descabido ou será? Não importa... Hoje actual seleccionador do México, Hugo Sanchez foi um grande goleador dos anos 80, tendo representado os dois maiores clubes de Madrid: o Atlético e o Real, tendo pendurado as chuteiras com 39 anos.

Thursday, February 08, 2007

De cepo a estrela


Paulo César Fonseca do Nascimento, conhecido no mundo do futebol por Tinga, já tem 29 anos. Joga no Borussia Dortmund, onde é actualmente uma das estrelas e até é chamado à selecção do seu Brasil. Quem o viu jogar há três épocas no Sporting estava, certamente, longe de pensar que tal coisa pudesse acontecer. É certo que o homem fartava-se de correr e dava tudo em campo mas havia ali qualquer coisa que atrapalhava. Uma coisa redonda chamada bola. Com o seu estilo inconfundível, eis que regressou ao seu país natal para jogar no Internacional de Porto Alegre onde fez uma excelente campanha até ser contratado pelo clube da Bundesliga. Até onde chegará? Este é mais um exemplo de jogadores que não são devidamente aproveitados em alguns clubes para depois explodirem noutros. Lembram-se de quantos jogos o Stanic fez pelo Benfica? Depois "só" se seguiram Parma e Chelsea, por exemplo.

Tuesday, February 06, 2007

A pressão está a aumentar “pá”

Se um abusa do “com tranquilidade” e outro do “na realidade” eis que há outro que repete vezes sem conta o “pá”. Estou a falar obviamente do treinador do Fêcêpê, Jesualdo Ferreira. Na conferência de imprensa antes do jogo com o Estrela, o homem fartou-se de dizer “pá”. “Pressão? Quem vem atrás é que tem pressão pá....” foi uma das tiradas de que me recordo. Um discurso que, de certo, terá mudado depois da partida. Mas na próxima conferência, estejam atentos e reparem nos “pá”...

Monday, February 05, 2007

Ela não dura sempre...


in "A Bola", de sábado, 03 de Fevereiro de 2007

Friday, February 02, 2007

A idade dos jogadores e o rigor (ou a falta dele) jornalístico

Renteria tem 21 ou 22? Derlei tem 31 ou 32? É engraçado constatar a diferença de idades que, em regra, se verificam em casos de propalados reforços para as equipas portuguesas. O exemplo de Renteria e de uma notícia feita pelo diário “O Jogo” é o melhor exemplo. Vejamos: na primeira página: metem 21 anos. No pós-título da notícia 22 e, para confundir ainda mais, na notícia surge novamente 21. Que tal verem a data de nascimento do jogador e fazerem as contas de forma acertada – não é subtrair o ano de nascimento ao ano em que estamos, para não haver estes enganos ridículos?

Comparem a primeira página com a da parte inicial da notícia....

“Rentería para reforçar o ataque
O FC Porto já fez uma proposta pelo avançado de 22 anos de idade e aguarda uma resposta do clube brasileiro para finalizar a segunda contratação desta fase de inscrições

O FC Porto está a negociar a contratação do avançado Wason Rentería com o Internacional de Porto Alegre, para reforçar o ataque dos campeões nacionais durante a segunda metade da temporada. O ponta-de-lança de 21 anos de idade é um internacional colombiano e já estava referenciado pelo FC Porto há algum tempo, tendo sido inclusivamente observado por Antero Henrique, director-geral da SAD do FC Porto, no último Verão, altura em que abordou o empresário do jogador, Jorge Machado, detentor de 50 por cento do passe do colombiano, e o Internacional, dono da outra metade”, in “O Jogo” de 24 de Janeiro de 2006 Adiram ao blog no facebook em