Tuesday, July 31, 2007

É preciso ir buscar um treinador para os juniores à Holanda?


O F.C. Porto acaba de contratar o holandês Patrick Greveraars para treinar a sua equipa de juniores, actual campeã nacional do escalão. Greveraars, de 32 anos, treinava os juniores do PSV de Eindhoven, terá António Frasco como adjunto. Depois de não ter renovado contrato com Iliídio Vale (na foto), técnico campeão que trabalhou durante 19 anos no clube do Dragão, o FC Porto opta agora por contratar um técnico de um país com escola no futebol. Em minha opinião, trata-se de uma opção bastante discutível, pois considero haver no nosso país técnicos com qualidade suficiente para desempenhar o lugar. E como irá o novo técnico comunicar com os seus atletas? Em inglês? Com um tradutor? Só falta começarem a ir buscar estrangeiros para treinar os infantis ou mesmo as escolinhas. Por este caminho, e como as “modas” depressa pegam, não deve faltar muito.

Saturday, July 28, 2007

Ferguson avesso a mortais!


Nani marcou mais um golo, o segundo no segundo jogo, com a camisola do Manchester United e com uma excelente execução a fazer um chapéu ao guarda-redes. Nenhuma novidade até ao momento. Acontece que, ao contrário do que fez no primeiro jogo, não festejou com a sua “imagem de marca”, os seus espectaculares saltos mortais. Tudo porque terá sido proibido pelo seu treinador de o fazer por temer que o jogador se possa lesionar. Está certo de que o MU pagou uma “fortuna” pelo jogador, mas o miúdo ainda marcou uns golitos pelo Sporting e quantas vezes se lesionou? Nenhuma. Não será esta uma medida que vai retirar ainda mais beleza ao futebol?

Wednesday, July 25, 2007

Higuita está de regresso


Aos 40 anos, o colombiano René Higuita, um dos mais excêntricos e controversos guarda-redes de todos os tempos, está de volta aos relvados. O guardião, conhecido pela sua farta cabeleira e por sair da sua área de jurisdição a driblar os adversários, aceitou o convite para jogar no Guaros de Lara, da primeira divisão da Venezuela, depois ter pendurado as luvas em 2004. Deste modo, José René Higuita Zapata, que fará 41 anos a 27 de Agosto, poderá melhorar a sua marca de 41 golos - 37 de penalty e 4 na conversão de livres directos - apontados ao longo da sua carreira. O guardião que a l7 de Setembro de 1995 no mítico Estádio de Wembley fez a famosa “defesa escorpião” contra a Inglaterra a remate de Jamie Redknapp (que podem ver no vídeo que se segue) fez quase toda a carreira em clubes do seu país - Millonarios de Bogota, Nacional de Medellín, onde jogou mais épocas, Independiente Medellín, Real Cartagena e Junior Barranquilla, incluindo ainda uma discreta passagem pelo Valladolid, na Iª Divisão Espanhola, e pelo Veracruz, do México, e Aucas, do Equador. No Mundial de Itália em 1990, após ter defendido uma grande penalidade contra a Jugoslávia, ajudou a Colômbia a qualificar-se para os oitavos-de-final, onde “inventou” contra os Camarões, ao tentar sair a driblar adversários. Já no prolongamento, o astuto Roger Milla tirou-lhe a bola e foi sozinho até à baliza, para desespero dos adeptos colombianos. Este autêntico guarda-redes/líbero defendeu as cores da Colômbia em 68 vezes, deixando a selecção em 1999. Os seus escândalos públicos começaram em 1991 quando foi visitar à prisão o barão da droga Pablo Escobar, de quem declarou publicamente ser amigo. Continuaram em 1993 quando foi preso durante seis meses por estar implicado num rapto da filha de uma importante figura pública do seu país. Em Novembro de 2004 acusou cocaína num teste realizado depois de um jogo pelo Aucas, sendo suspenso pela Federação Equatoriana de Futebol por seis meses. Sempre polémico, por considerar que era “muito feio” decidiu fazer cinco operações plásticas à cara em 2005 que chocaram o seu país, por se parecer mais com um travesti do que com o verdadeiro ídolo de muita gente. Adiram ao blog no facebook em

Wednesday, July 11, 2007

Santamaria também vai para Espanha


O central que continua a ser o jogador mais novo a estrear-se no campeonato com apenas 16 anos ao serviço do Sporting foi contratado pelo Ponferradina na IIª Divisão do país vizinho. Apesar da estreia precoce e de ser internacional pelas camadas jovens, Ricardo Jorge Oliveira Ribeiro Duarte nunca se conseguiu impôr na equipa principal do clube onde foi formado – a verdade é que também nunca beneficiou de oportunidades para mostrar o seu valor -, contando com empréstimos ao Marco e ao Estrela da Amadora. Depois de uma época no Olhanense, na Liga de Honra, já desligado do Sporting, passa a ser mais um emigrante do futebol português, enquanto se continua a trazer "pázadas" de centrais estrangeiros, alguns sem qualquer qualidade, para jogar em Portugal. Boa sorte Ricardo.

Thursday, July 05, 2007

Será Paim mais uma promessa adiada?


Apontado como uma das grandes promessas do futebol português há várias épocas quando se começou a destacar nas camadas jovens do Sporting pelo seu virtuosismo técnico, Fábio Paim não está a ter a transição para o futebol sénior que muitos esperavam. Apontado duas vezes para poder integrar, pelo menos, os trabalhos de pré-época do clube onde se formou, o jovem de 19 anos não chegou a realizar esse objectivo. Na época passada começou nos juniores e fez a segunda volta pelo Olivais Moscavide na exigente Liga de Honra, mas não se conseguiu impôr. Agora, vai rodar mais uma época no Roeselare, da Bélgica, onde vai encontrar mais dois jovens sportinguistas que vão tentar mostrar o seu valor fora de Portugal: o brasileiro Alison Almeida e João Martins, irmão do “famoso” Carlos que foi para o Huelva. Convocados para o Campeonato da Europa de Sub-19, espera-se que os dois jovens possam mostrar a Paulo Bento que estava errado.