Saturday, September 22, 2007

O 100º só podia ser para o Grande Campeão!














Pois é! Já passou quase um ano desde que decidi criar este blog e chego agora ao post 100. Depois de ter chegado a desanimar com a pouca adesão das pessoas em comentarem o que ia escrevendo, decidi continuar na mesma e hoje o meu esforço é mais recompensado com um número razoável de “comentadores” que aqui deixam regularmente a sua opinião. Neste ano também fico satisfeito por ter feito alguns amigos/conhecidos graças a este blog. Para o post 100 escolhi prestar uma simples homenagem a um Grande Campeão: Joaquim Agostinho, o melhor ciclista português de todos os tempos. São várias as razões para o fazer. Para além dos laços familiares, é ele o grande “culpado” por o autor deste blog ser sportinguista, bem como os seus dois irmãos. Apesar de se ter iniciado no ciclismo profissional apenas aos 25 anos, Agostinho ainda foi muito a tempo de ganhar muita competição e de levar o nome de Portugal bem longe. Logo na sua estreia na Volta a Portugal foi segundo classificado, para em 1970, 1971 e 1972 tirar a desforra e vencer. No mítico “Tour de France ” participou 13 vezes, ganhando a sua primeira etapa em 1969, ano em que terminou no 8º lugar. Nas presenças seguintes na maior prova velocipédica do mundo, onde venceu 5 etapas, entre as quais o “mítico” Alpe d’Huez, foi 14° em 1970, 5° em 1971 e 1980, 8° em 1972 e 1973, 6° em 1974, 15° em 1975, 13° em 1977; 3° em 1978 e 1979 e 11° em 1983. Na “Vuelta” à Espanha, foi também 2º em 1974, 6º em 1973, 7º em 1976 e 15º em 1977. Obteve ainda um quinto lugar na Volta à Suíça, para além de ter vencido por cinco anos consecutivos (de 1969 a 1974) o Campeonato Nacional de Fundo Individual, entre muitos outros triunfos. Representou as equipas do Sporting, Frimatic, Hoover, Magniflex, Bic, Teka, Flandria, Puch-Sem-Campagnolo e Sem-France Loire. Até que a 30 de Abril de 1984, na Volta ao Algarve, um estúpido acidente, causado por um cão que se lhe atravessou à frente da bicicleta, lhe provocou uma fractura craniana que se viria a revelar fatal. Mesmo assim, voltou a montar a bicicleta e cortou a meta com a ajuda de dois colegas do Sporting, vestido com a camisola amarela que tanto gostava. Ainda foi para o hotel e devido à indisponibilidade de meios aéreos, foi transportado de ambulância para Lisboa, daí só ter sido operado 10 horas depois. Ao fim de dez dias em coma, a 10 de Maio de 1984, o grande ciclista entrava na imortalidade. Acreditem ou não, embora ainda nem quatro anos tivesse, tenho uma ligeira recordação da enchente que o seu funeral levou até Torres Vedras. Quem com ele privou, conta que era um homem alegre, divertido e sempre pronto a ajudar os outros. Foi até esta necessidade de ajudar os outros que o levou àquela que seria a sua última corrida. São as tristes ironias do destino... Obrigado por tudo Campeão!

Thursday, September 20, 2007

Prémio Blog Solidário


O blog Futebol Bonito recebeu a indicação para o Prémio Blog Solidário. O objetivo é premiar aqueles que mantêm sem incentivos financeiros blogs futebolísticos com qualidade e informação a cada post. A indicação partiu do blog futegol


Desta forma, devem ser indicados pelo menos sete blogs que contribuem a cada dia mais para enriquecer de forma jornalística aquele que é o desporto mais alucinante do planeta.Segue a lista dos blogs indicados:
















Condiciones y bases de participación:1.- Escribir un post mostrando el PREMIO y citar el nombre del blog que te lo regala y enlazarlo al post que te nombra. (De esta manera se podrá seguir la cadena).2.- Elegir un mínimo de 7 blogs que creas que se han destacado alguna vez por ayudar, apoyar y compartir. Poner sus nombres y los enlaces a ellos. (Avisarles).3.- Opcional. Exhibir el PREMIO con orgullo en tu blog haciendo enlace al post que escribes sobre él y lo otorgas a otros.

Monday, September 17, 2007

Atropelamento na área dá direito a amarelo... à vítima



A arbitragem portuguesa continua em grande... Deixando a polémica do atraso/corte para o guarda-redes de lado vou falar da arbitragem de Paulo Pereira no Estrela da Amadora-Sporting. Em concreto do lance em que Abel foi autenticamente atropelado por Maurício na grande área. Parece que toda a gente viu a falta menos a equipa de arbitragem, mas o melhor de tudo é que o juiz de Viana do Castelo ainda deu cartão amarelo ao lateral do Sporting. E ainda melhor, com o jogador estatelado no chão cheio de dores do “chega para lá” de Maurício. Um segundo lance polémico foi a falta do mesmo Maurício sobre Vukcevic dentro da área que o árbitro transformou em livre e que daria o segundo amarelo ao central brasileiro. Outro episódio na triste actuação de Paulo Pereira verificou-se perto do final da partida. Cardoso, lateral esquerdo do Estrela, vê amarelo por simular uma falta no ataque da sua equipa. Pouco depois, faz nova simulação. Mas o árbitro em vez de lhe mostrar outro cartão, marca falta a favor da sua equipa, quando na repetição é nitidamente visível que João Moutinho não lhe toca. A ter em conta casos semelhantes vividos no passado, quantos querem apostar que a nota do observador vai ser bem positiva?

Friday, September 14, 2007

Carlos Miguel, mais um flop do Sporting



Carlos Miguel da Silva Júnior faz parte da lista de autênticos flops que o Sporting foi buscar ao mercado sul-americano a preços extremamente caros para a realidade do futebol português na senda de Hanuch e Kmet, por exemplo. Chegou a Alvalade no início da época 1997/98, a primeira dos “leões” no actual modelo da Liga dos Campeões, por uma verba que rondou os 800 mil contos. Vindo do Grêmio de Porto Alegre chegou referenciado como um dos principais reforços da equipa então treinada por Octávio Machado, mas o seu aparente ar pesado depressa me fez duvidar do seu valor. Temores que, infelizmente, se vieram a confirmar e em Dezembro voltou ao Brasil para actuar no São Paulo, onde pegou de estaca, chegando a representar a selecção brasileira por cinco vezes em 2001, tendo marcado um golo contra os Camarões. Nunca mais voltou a jogar na Europa, passando ainda pelo Internacional, de novo pelo Grêmio, para acabar a carreira aos 34 anos em 2006 no tão conhecido dos portugueses Corinthians Alagoano. Famoso pelo seu pé esquerdo, venceu vários títulos importantes como a Taça dos Libertadores (1995), Taça do Brasil (1994 e 1997), Campeonato Mineiro (1993, 1995 e 1996), Campeonato Paulista (1998 e 2000) e Torneio Rio - São Paulo (2001). Pela carreira que construiu no seu Brasil sou forçado a concluir que foi apenas um dos muitos jogadores brasileiros que não se conseguiram adaptar ao futebol português.
Adiram ao blog no facebook em

Thursday, September 13, 2007

Socolari com futuro assegurado no boxe







Pior que errar é não admitir o erro. A agressão de Scolari a Dragutinovic no final do empate de Portugal com a Sérvia tem tanto de lamentável, quanto de inaceitável. Mas o pior de tudo é que quando podia ter tentado remediar a sua triste atitude, pedindo desculpa ao jogador sérvio e, sobretudo, aos portugueses, voltou a surpreender, mostrando muita arrogância. Dizer que não tocou no jogador do Sevilha quando as imagens mostram o contrário é querer fazer de todos quantos viram a cena “parvinhos”. Em vez de reconhecer que teve uma atitude irreflectida em virtude de estar de cabeça quente com um golo sofrido em fora-de-jogo e mais uma má exibição de Portugal, optou por “malhar” forte e feio no árbitro. Agora, se houvesse coragem, a Federação Portuguesa de Futebol devia tomar a atitude que Scolari deveria ter tomado logo após o jogo: a demissão. O mais curioso é que Dragutinovic, que não é nenhum “menino de coro”, foi expulso no final da partida. Mais uma vez, infelizmente, Portugal é notícia em todo o mundo pelas piores razões. É que as imagens do gesto “carinhoso” de Socolari, defendendo o “minino” Quaresma, estão a ser difundidas um pouco por todo o planeta. Juntei ainda outra imagem que ilustra como Scolari gosta de mostrar a força do seu punho esquerdo, o mesmo que atingiu Dragutinovic.

Monday, September 10, 2007

(Pelo menos) 26 portugueses no Chipre


O Chipre é, de longe, o país que mais futebolistas portugueses tem a actuar na sua Iª Divisão. São 26 os jogadores lusos que actuam naquele pequeno país que há cerca de dois anos começou a apostar forte no mercado nacional. Na sua maioria, são jogadores de segunda linha que não olham para atrás quando lhe acenam com convites bem tentadores, descurando a menor visibilidade que irão ter em detrimento de uma conta bancária “mais gorda”. E são 26 os que jogam na Iª Divisão, porque também há mais alguns na IIª. A lista inclui desconhecidos como Jorge Lopes (AEK Larnaca), Filipe Duarte (Apollon) e Tiago Carneiro (Olympiakos Nicósia), mas também integra jogadores que já fizeram parte dos plantéis dos três grandes portugueses como Andrade (AEP Paphos), Ricardo Fernandes (Apoel), Hélio Pinto (Apoel), Luís Loureiro (Anarthosis Famagusta) e Hélio Roque (AEL Limassol), que chegou a ser uma grande esperança da “cantera” benfiquista (na foto). Completam a lista João Paiva (Apollon), Nuno Morais (Apoel), Bernardo Vasconcelos (APOP), Vargas (APOP), Carlos Marques (APOP), Nelson Veiga (Omonia), Torrão (Omonia), Ricardo Sousa (Omonia), Edgar Marcelino (Omonia), Medeiros (Omonia), Rui Lima (Omonia), Hugo Machado (Olympiakos Nicósia), Braima (Olympiakos Nicósia), Rui Dolores (Neo Salanis), Paulo Costa (Aris Limassol), Puma (Aris Limassol), Nandinho (Alki) e Mário Carlos (Alki). Ao todo, já são mais de 120 os portugueses que jogam nos principais campeonatos de futebol em todos o Mundo, mais 40 que há um ano, um número que não deixa de ser preocupante, pois sou apologista que mais vale apostar em jovens portugueses do que em estrangeiros de duvidosa qualidade. Adiram ao blog no facebook em

Thursday, September 06, 2007

Dunga fiel ao “estilo Scolari”


Carlos Dunga acaba de convocar Gladstone, que esta época só disputou alguns minutos em jogos oficiais pelo Sporting na vitória da final da Supertaça sobre o Porto. O central que está em Alvalade por empréstimo do Cruzeiro beneficiou das lesões de Alex Silva (irmão de Luisão que actua no São Paulo) e Alex (do Chelsea) para voltar a integrar os trabalhos da “canarinha”. Gladstone pode assim voltar a representar o seu país nos jogos de carácter particular com os Estados Unidos (dia 9, em Chicago) e o México (dia 12, em Boston). Ora, esta é uma decisão que não deixa de causar espanto, pois no Sporting há outro central brasileiro que, só por acaso, tem sido sempre titular e que até acalentava esperança de voltar ao “escrete”. Pois é, mais uma vez Polga ficou de fora das opções de Dunga. Tal como Scolari, que embirra em convocar jogadores que não estão a actuar com regularidade nos seus clubes - como Hélder Postiga, Costinha, Bruno Vale... - Dunga faz o mesmo.

Wednesday, September 05, 2007

David Gorgulho brilha na Eslovénia

Abro aqui mais uma rara excepção nos posts sobre futebol para falar de mais outro português que brilhou no estrangeiro em representação do país. David Gorgulho, do Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA), esteve em grande no 11º Campeonato da Europa de Masters (Natação Pura, Natação Sincronizada, Saltos para a Água) que terminou domingo na Eslovénia. O antigo bom aluno de Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior [e quase tão bom caloiro :-)] conquistou duas medalhas de bronze nas provas de 100 e 200 metros livres, estabelecendo ainda quatro recordes nacionais, nos 100 e 200 livres e 100 e 200 costas. Com 25 anos, o jovem de Santo André ainda teve forças para ficar em quarto lugar na prova de águas abertas no escalão entre 25 e 29 anos, nadando os cinco quilómetros no Lago Bled em 1:04:30.54. Estes resultados ganham ainda mais importância, se atendermos ao facto desta ter sido a primeira experiência internacional do David na categoria de Masters. O próximo desafio é a participação nos Campeonatos do Mundo em Perth, na Austrália, a disputar em Abril de 2008. Ian Thorpe já tem substituto à altura... Força e parabéns puto!

Tuesday, September 04, 2007

Benachour “escondido” na Rússia


Selim Benachour foi uma das várias figuras do Vitória de Guimarães na época 2005/06 que, inacreditavelmente, culminou com a descida do clube da “cidade-berço” à Liga de Honra. O internacional tunisino, apesar de ter nascido em Paris, chegou a Portugal vindo do PSG, onde não conseguiu vingar depois de vários empréstimos. Contudo, chegou rotulado de “craque” e não tardou em confirmar todas as boas referências que trazia. No final dessa temporada inglória, este “número 10” suscitou a cobiça de vários emblemas, entre os quais o Sporting. Contudo, os dois clubes não chegaram a acordo e, infelizmente para quem gosta de futebol, o atleta foi jogar para a Rússia ao serviço do Rubin Kazan, onde tem passado despercebido. Será que prestes a completar 26 anos, este internacional francês até aos sub-20 ficará na longínqua Rússia por muito mais tempo? Aqui fica um vídeo do golão que “Bena” marcou ao Wisla Cracóvia para a Taça UEFA para recordarem o talento deste excelente jogador.