Tuesday, March 25, 2008

Um português no “lanterna vermelha” da “fortíssima” Liga Irlandesa!


Mauro Almeida, de quem já falei neste blog, é um central/trinco português, que se estreou recentemente na Liga Irlandesa de futebol ao serviço do Sligo Rovers que, ao cabo de três jornadas somou ainda apenas um ponto, ocupando a indesejada “lanterna vermelha” da competição. Esta é apenas mais uma experiência internacional na carreira deste jogador de 26 anos que vi jogar várias vezes na Covilhã e que parecia reunir qualidade para ser um bom jogador de SuperLiga. Depois de ter passado pelos juniores do Futebol Clube do Porto foi emprestado ao Académico de Viseu e Sporting da Covilhã, a que se seguiu o Estrela da Amadora, onde foi pouco utilizado na sua única experiência no escalão principal do futebol nacional. Desse modo, a meio da época 2003/04 foi jogar para o Zwolle, da Iª Divisão da Holanda, onde permaneceu até ao final da temporada 2005/2006. Segui-se então os búlgaros do Vihren, onde também só esteve meia-época, chegando depois a Inglaterra, onde representou o Accrington e o Swindon Town, dos escalões secundários.

Tuesday, March 18, 2008

Lucas diz adeus ao futebol, mas não à vida!


Lucas, médio português que alinhava no Estrela Vermelha de Belgrado, foi obrigado a “arrumar as botas” de forma prematura, depois de lhe ter sido detectado um problema cardíaco. Continuar a jogar futebol seria um risco para a vida do atleta, de 28 anos, que sempre impressionou pela sua grande disponibilidade física que lhe permitia correr os jogos todos sempre ao mesmo nível. João Nuno Silva Cardoso Lucas nasceu há 28 anos nas Caldas da Rainha, tendo iniciado a sua carreira ao serviço do Sporting de Pombal, transitando depois para a Académica de Coimbra, onde esteve cinco épocas, antes de jogar três temporadas no Boavista. No início da temporada, aceitou o convite para a “aventura” sérvia. Polivalente, tanto actuava como lateral direito como a trinco. É caso para dizer que se perde um bom jogador, mas que se evita uma tragédia como as que vitimaram Puerta, Fehér ou Marc-Vivien Foé, por exemplo.

Friday, March 14, 2008

Grande exibição coroada com grande golo de Pereirinha!


Bruno Pereirinha foi o melhor em campo no jogo entre o Sporting e o Bolton que garantiu a passagem do clube de Alvalade aos quartos-de-final da Taça UEFA. Seria esta a minha escolha, mesmo se não tivesse marcado. Foi o único que conseguiu imprimir alguma velocidade ao jogo através dos seus “raides” pela direita. Mas o melhor chegou mesmo ao minuto 85 quando o “puto”, cheio de confiança, entrou na área e depois de “sentar” um adversário atirou em arco com o seu pior pé, o esquerdo, fazendo a bola entrar mesmo na “gaveta”. Confesso que a evolução deste jovem, que acaba de completar 20 anos, me tem surpreendido bastante. Na época passada, critiquei-o muitas vezes, não revendo neles qualidades acima da média, mas nesta temporada tem demonstrado ter valor para fazer parte do plantel leonino. Desde a partida com o Porto, em que jogou a lateral direito, que tem demonstrado estar em excelente forma. Pereirinha evolui muito neste ano, ao contrário de outros, como Farnerud, que não fazem nem bem, nem mal... Épico e, arrisco-me a dizer, único é o nome do pai do jovem “leão”: Joaquim Miguel Pedreirinho Pereirinha, antigo jogador do grande rival, Benfica. Aqui fica o vídeo do golo. Lamento a qualidade não ser a melhor.

Sunday, March 09, 2008

Pardal, Pardalejo, Piço, Recto....


Para além dos verdadeiros artistas com a bola nos pés, o futebol também tem o condão de ser fonte inesgotável dos mais belos nomes dos jogadores. Neste domingo, a União Desportiva "os Pinhelenses" poderia ter garantido a conquista da série A da IIª Divisão Distrital da Guarda com um onze verdadeiramente digno de ficar guardado para a eternidade. Vejamos. Bruno; Bruno II, Pardalejo, Ginha e Roberto; Ganau, Guerra, Pardal e Rui; Piço e Adegas. No banco estava ainda Recto. Desconheço se Pardalejo será o irmão mais novo de Pardal ou se Piço e Recto têm algum parentesco... Neste jogo foi ainda possível assistir a momentos deliciosos de um massagista com tiques de treinador-adjunto e de um treinador a mandar calar miúdos que apoiavam a sua equipa. Também curioso de ver foram algumas pessoas a assistir a esta partida no bem-estar da sua varanda (como se pode ver na foto), mesmo de frente para o pelado. No final, ganhou a equipa da Guarda por 2-1, apesar de ter acabado a jogar com oito unidades.

Wednesday, March 05, 2008

Deivid “imperador” em Sevilha



O antigo jogador do Sporting foi determinante na histórica passagem dos turcos do Fenerbahçe aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. O brasileiro marcou dois golos plenos de oportunidade que garantiram o empate na eliminatória com o Sevilha que aos 10 minutos vencia por 2-0. Deivid fez o 2-1 e o 3-2 que viriam a ser decisivos
para que o jogo fosse para prolongamento e posteriormente sido decidido nas grandes penalidades. Após uma discreta passagem pelos franceses do Bordéus, Deivid chegou ao Sporting em 2005/2006, onde chegou e não conseguiu convencer, apesar de ainda ter marcado alguns golos importantes. O seu estilo “molengão” não empolgava os adeptos, mas olhando hoje para Purovic e Tiuí dá vontade de dizer o quão positivo era ter um jogador como Deivid no plantel. Na época seguinte, no primeiro jogo do campeonato, marca dois golos depois de sair do banco, e na mesma noite soube-se da venda para a Turquia. No Brasil representou o Santos, Cruzeiro e Corinthians. Mais abaixo estão os vídeos dos dois golos apontados por Deivid.

Entretanto, dos 22 leitores que votaram na eleição sobre a “veia goleadora” de Cristiano Ronaldo, a hipótese mais escolhida foi a de que «é difícil manter o ritmo, mas acredito» com 10 votos. Curiosamente, as duas possibilidades mais “extremistas” obtiveram igual número de votos (6). Houve os que não duvidam de que o jogador do MU não vai vacilar e os que têm a certeza que vai fracassar no Euro. De que lado estará a verdade apenas se saberá em Maio, mas o que é certo é que o “puto-maravilha” fez hoje o seu 30º golo da época em todas as competições. Já está nova votação aberta. Votem!