Monday, April 27, 2009

Bafode ostracizado na Covilhã!

Bafode Dabo Carvalho não foi feliz na sua passagem pela Covilhã. Para além do seu Estoril ter perdido frente ao Sporting local, o guineense nem do banco saiu. Pior ainda é que na ficha de jogo foi identificado como Carvalho. É de um homem ficar bafodido... Esta é a terceira época de Bafode pelo clube canarinho após passagens por Castrense e Moura.

Friday, April 24, 2009

E uma grande área quase da largura do campo?

A imagem fala por si. Aconteceu no último domingo num jogo entre duas equipas que lutam pelo título de campeão distrital da Guarda. De referir ainda que junto a este pelado há um Estádio com um relvado em boas condições.

Thursday, April 23, 2009

Pepe pisca o olho ao kickboxing?

"Si veo que no tengo forma de volver a jugar al fútbol, me dedicaré a otra cosa". Em entrevista à “Marca”, Pepe admite deixar o futebol para se dedicar a outra coisa. Eu sugiro o kickboxing. Mostrou ter qualidades para isso com as atitudes inqualificáveis que teve na noite de terça-feira. Fotos: Marca

Monday, April 20, 2009

El Hamdaoui, a estrela maior de uma equipa sem grandes estrelas

Intrometendo-se entre os três grandes do futebol holandês, o AZ Alkmaar sagrou-se este domingo campeão, 27 anos depois daquela que era a única conquista. Com o sexto orçamento de todos os clubes do campeonato e uma equipa sem grandes estrelas, o “trombudo” mas competente Louis Van Gaal fez a festa numa jornada em que até perdeu em casa, beneficiando da goleada de 6-2 que o PSV impôs ao rival Ajax. Apesar de um mau começo de campeonato com duas derrotas nos dois primeiros jogos, o AZ embalou e somou 24 vitórias e 4 empates, sem voltar a perder até esta ronda. O colectivo é a principal arma do novo campeão. Contudo, há um nome que se evidenciou, quanto mais não seja pelos 22 golos marcados até agora. Porém, ao instinto de “matador”, o internacional marroquino Mounir El Hamdaoui, nascido em Roterdão há 24 anos, junta ainda uma velocidade e um poder de drible fora do comum para quem tem a sua estampa. Passou sem sucesso pelo Tottenham mas não deve ser fácil segurá-lo. O mesmo deverá acontecer com o seu companheiro de ataque, o belga Moussa Dembélé de apenas 21 anos que estará a ser seguido por Milan e Juventus. Um dos poucos, senão o único, que resiste do confronto com o Sporting para as meias-finais da Taça UEFA em 2004/05 é o defesa Kew Jaliens, que representou a Holanda no Mundial da Alemanha em 2006. Em baixo podem ver alguns golos de El Hamdaoui. Em comum nos seus festejos está o facto de passar com as duas mãos na cara. Mania, tara ou crença?

Friday, April 17, 2009

Olha que três!!!

O que têm em comum Edson “Miolo”, Gladstone e Carlinhos Bala? São todos brasileiros, já jogaram em Portugal e são os três reforços do Clube Náutico Capibaribe que na época passada terminou o Brasileirão na 16ª posição. Gladstone jogou em 2007/2008 no Sporting e não deixou saudades. Nas poucas vezes em que jogou mostrou ter rins mais duros que as pedras da calçada e os erros foram mais que muitos. Daí não ser de admirar que ainda não se tenha conseguido impor em nenhum dos muitos clubes por onde já passou: Cruzeiro, Juventus, Verona, Sporting e Palmeiras. Outro que passou sem honra nem glória por cá foi José Carlos da Silva, mais conhecido por Carlinhos Bala. Representou o Beira-Mar em 2001/02 e 2002/03 mas não deixou saudades. Um caso bem diferente é o de Edson, lateral esquerdo dono de um pontapé fortíssimo, cujas boas exibições e golos ao serviço do União de Leiria durante três épocas levaram o Sporting a avançar para a sua contratação. Contudo, talvez por ter sido “apanhado” num péssimo início de campeonato que culminou na substituição de José Peseiro por Paulo Bento não durou mais que meia época no clube de Alvalade, sendo emprestado ao Legia de Varsóvia. Foi dispensado de um plantel em que os laterais esquerdos eram Paíto, André Marques ou o adaptado Caneira... Inexplicavelmente, o brasileiro que chegou a actuar no Marselha em 1999, apenas disputou um jogo pelos “leões”. Aqui fica um golão de Edson pelo Leiria. Apreciem.

Thursday, April 16, 2009

As “traições” de CR7 e de Anderson....

Não foi só o portentoso remate de Cristiano Ronaldo que eliminou o FC Porto da Liga dos Campeões. O ex-dragão Anderson foi um “gigante” no meio-campo dos campeões europeus, tanto a defender como a atacar, tal como Rooney ou o veterano Giggs. Pelo contrário, continua a achar O'Shea um jogador absolutamente banal. Das quatro equipas presentes nas meias-finais, três são inglesas, à semelhança do que já sucedeu na época passada. Teremos novamente uma final inglesa?

Tuesday, April 14, 2009

Nem toda a gente tem que admirar CR7

Lucho Gonzalez deu uma grande resposta a um jornalista inglês na conferência de imprensa de antevisão do jogo da Champions frente ao Manchester United quando foi confrontado com a questão de que outros jogadores dos red devils admirava para além de CR7. «Eu nunca disse que admirava o Cristiano Ronaldo. Foi eleito o melhor jogador de 2008 e é muito bom, claro, mas há muitos outros bons jogadores no Manchester United. Sinceramente, a mim isso não me diz nada», disse o médio argentino do FC Porto. O português é um grande jogador, mas tem muito a aprender em termos de humildade e de saber lidar com as críticas.

Saturday, April 11, 2009

PeskoGalo...!

À semelhança do que fez a época passada, a Académica de Coimbra foi ganhar à Luz. Foi a segunda derrota consecutiva dos encarnados em casa e por entre lenços brancos até um enorme lençol se viu... Desta vez, nem "São" Mantorras valeu aos vencedores da Taça da Liga num jogo em que Peskovic voltou a fazer uma grande exibição - tal como em Alvalade - e nem a jogar contra 10 nos últimos minutos conseguiram marcar. O título passou a ser uma miragem ainda mais longínqua e o segundo está a quatro pontos e o quarto a cinco. Entretanto, quem tanto criticou as críticas feitas por outros à arbitragem parece que desta vez se sentiu atingido. O director de comunicação do Benfica disse hoje no final da partida decidida com um golo de Tiero: «Este jogo serve para reforçar a ideia de que o Benfica tem claramente razões de queixa da arbitragem, ao contrário daquilo que outros quiseram fazer passar. Houve lances demasiado evidentes para não se desconfiar da bondade das decisões. Foi um péssimo trabalho daquele que tem por missão passar despercebido no jogo e que hoje foi o principal protagonista». Na semana seguinte à final da Taça da Liga, a mesma pessoa acusou o Sporting de «falta de fair play e mau perder»...

Friday, April 03, 2009

Quarentões Lentini e Fuser ainda jogam!

Aos 40 anos, Gianluigi Lentini e Diego Fuser ainda não penduraram as botas. Jogam ambos no ASV Saviglianese Calcio, dos escalões secundários italianos, e que lidera a respectiva tabela. Longe dos palcos da Serie A, Lentini é o melhor marcador da equipa com 13 golos, enquanto Fuser é o segundo com seis. Se Fuser “não passou” de um talentoso médio criativo - que representou clubes como Torino, AC Milan, Fiorentina, Lazio e Parma - “Gigi” Lentini ostentou durante algum tempo o rótulo de jogador mais caro do mundo. Em 1992, as suas excelentes exibições ao serviço do Torino levaram o AC Milan a cometer a loucura de pagar cerca de seis milhões de contos (30 milhões de euros) pelo seu passe, num valor verdadeiramente megalómano para a altura, chegando-se a falar em lavagem de dinheiro. Contudo, depois de uma razoável primeira temporada no “gigante” italiano, um gravíssimo acidente em Agosto de 1993 quando conduzia um Porsche Carrera deixou-o às portas da morte com fortes lesões na cabeça.O regresso aos relvados aconteceu no final dessa época, mas nunca mais conseguiu atingir o nível que o notabilizou no Torino.Depois de mais duas temporadas decepcionantes no Milan, foi contratado pelo Atalanta, seguindo-se o regresso ao Torino e passagens por Cosenza e Canelli, antes de no início da presente época ter chegado aos amadores do Saviglianese, onde parece ter reencontrado o prazer de jogar. Caso não tivesse tido o azar do acidente, até onde poderia ter chegado Lentini?

Wednesday, April 01, 2009

Leitores constatam o óbvio: FCP vai ser campeão

Dos 68 leitores que participaram na votação sobre quem vai ser o campeão português, o FCP reuniu 27 votos, o Benfica 22 e o Sporting 19. De facto, se os portistas não escorregarem nesta jornada em Guimarães muito dificilmente não irão revalidar o título. Entretanto está aberta nova votação sobre o jogador mais irritante do campeonato nacional.