Thursday, March 25, 2010

Mário Soares recebido por Fellaini na Guarda

Nem tudo o que parece, é... O antigo Presidente da República esteve na passada segunda-feira na Guarda, onde proferiu uma conferência sobre o centenário da República. À sua espera tinha este jovem que ostenta uma farta cabeleira a fazer lembrar a do internacional belga que joga no Everton.

Wednesday, March 24, 2010

Quando não há pés, usa-se a cabeça....

Tomás Rincón, jogador venezuelano do Hamburgo, protagonizou um lance pouco comum na última jornada da Bundesliga quando evitou um golo do Schalke 04 ao afastar a bola em cima da linha de golo com... a cabeça.

Tuesday, March 23, 2010

Lembram-se de Baha?

Nabil Baha é mais um jogador que passou quase despercebido em Portugal e que agora brilha na Liga Espanhola. O franco-marroquino que durante três épocas representou a Naval 1º de Maio na Liga de Honra e teve uma fugaz passagem pelo Sporting do Braga, marcou os dois golos com que o seu Málaga bateu o Villareal este domingo.

O avançado internacional por Marrocos saltou do banco aos 53 minutos a substituir o ex-vimaranense Benachour e marcou aos 65' e 85', elevando para quatro os golos apontados esta época. Ainda assim, está longe dos nove que fez a época passada que assinalou a sua estreia na principal liga do país vizinho.

Saturday, March 20, 2010

O que já fez Izmailov pelo Sporting? E Costinha?

O caso “Costinha vs Izmailov” parece-me ainda muito mal explicado. De resto, ao ler alguns jornais de hoje parece que não valeram de nada as palavras do director para o futebol leonino quando tomou posse, pois a avaliar pelo que vem escrito, continua a haver “bufos” no balneário do Sporting.

Ao que parece, numa demonstração de grande autoritarismo, terá dito que, consigo no clube, Izmailov não voltará a jogar, pois não demonstrou o devido espírito de sacrifício. Perante toda esta intransigência, eu pergunto o que é que Costinha - que quando foi do FCP para o Dínamo de Moscovo entendeu que não devia ser ele a limpar as suas próprias botas - já fez pelo que diz ser o clube do seu coração?

Até este “episódio” de aparentemente se recusar a jogar com o Atlético de Madrid por sentir dores e temer ter que ser novamente operado, alguém tinha algum dedo a apontar ao profissionalismo do russo? Para os mais desatentos, recordo que prescindiu de ir à sua selecção para se dedicar apenas ao Sporting, que já abdicou de férias para iniciar a recuperação e mostrou-se disponível inclusivamente a deixar de receber o salário, enquanto não pudesse jogar.

Mais recentemente, poucas horas depois de sair do hospital, jogou contra o FC Porto. Recordo ainda que rejeitou recentemente um contrato do Lokomotiv, onde iria ganhar muito mais do que em Lisboa. Infelizmente, parece ser apenas mais um caso claro de “tiros nos pés” para as bandas de Alvalade.

Monday, March 15, 2010

O “jeito” que os emprestados dão

Chamem-lhe mais uma teoria da conspiração, igual a tantas outras que por aí circulam. Mas o que têm em comum Halliche e Zoro? São os dois africanos, estão os dois emprestados pelo Benfica, respectivamente, a Nacional da Madeira e Vitória de Setúbal. Para além disso, foi Halliche que deixou Cardozo completamente sozinho para fazer o único golo que valeu o triunfo na Choupana. Umas jornadas antes foi Zoro que fez dois penaltys contra o clube que lhe paga o chorudo ordenado. Dessa vez, só um foi marcado pelo árbitro e Cardozo falhou. Já em tempo de descontos… Sem querer colocar em causa o profissionalismo dos atletas há coincidências que dão que pensar ou não?

Friday, March 12, 2010

Dupla “made in” Guarda brilha na Oliveirense!

Cícero e João Pedro, dois dos jogadores que mais influência têm tido no excelente desempenho da Oliveirense, surpreendente líder da Liga de Honra, têm vários factores em comum.

Para além de ambos terem 23 anos e de terem passado pelas camadas jovens do Sporting de Braga, são os dois oriundos do distrito da Guarda, que tem a particularidade de ter apenas duas equipas a competir nos campeonatos nacionais (Sporting da Mêda e Fornos de Algodres, na IIIª Divisão).

Nascido em Seia, Cícero, à esquerda na foto, é o mais conhecido dos dois, pois já jogou na SuperLiga por Braga e Vitória de Guimarães, contando ainda uma passagem pelos russos do Dínamo de Moscovo.

Quanto a João Pedro – começou a jogar no Figueirense de Figueira de Castelo Rodrigo -, tem no seu currículo a conquista de um europeu de sub-17 e ainda não teve a possibilidade de alinhar no principal campeonato nacional, apesar de já ter representado o União de Leiria e o Beira-Mar.

Outro indiscutível da Oliveirense com ligações à Beira Interior é o central Banjai, que jogou várias épocas no Sporting da Covilhã. Referência inevitável ainda para o grande Bafode, por razões óbvias... Contra todas as expectativas, a equipa de Oliveira de Azeméis entra na recta final da Liga de Honra em posição privilegiada para subir e o sonho começa a ganhar contornos bem reais.

Thursday, March 11, 2010

O défice intelectual de Grimi

Graças a mais uma paragem cerebral do defesa esquerdo argentino, o Sporting foi obrigado a jogar mais de uma hora em inferioridade numérica em Madrid. Ainda assim, fica o registo de um resultado (0-0) que não se pode considerar negativo e mais uma exibição aguerrida e esforçada. Nota ainda para alguma falta de ambição de Carvalhal ao ter deixado Matias Fernandez sentado no banco o jogo todo.

No outro jogo da noite em que interveio uma equipa portuguesa, Benfica e Marselha empataram a uma bola, numa partida em que os encarnados bem podem agradecer o seu golo ao titular da baliza da selecção francesa.
Foto: Marca

Wednesday, March 10, 2010

Porto humilhado em Londres, Robben faz golão em Florença

Cedo se percebeu que a noite do FC Porto em Londres não ia ser fácil, atendendo ao andamento imprimido pelos gunners desde o primeiro minuto. Os dragões até podem agradecer a Helton “só” terem perdido por 5-0 num jogo em que Jesualdo Ferreira, se dúvidas ainda houvessem, terá ficado com a sua “sentença” de saída do FCP definitivamente traçada. Entretanto, no outro jogo da noite da Champions, Arjen Robben, o tal que não conseguia aguentar os 90 minutos, atirou uma “bomba” indefensável para Frey e que colocou o Bayern na fase seguinte da Champions. Apreciem aqui.

Tuesday, March 09, 2010

O melhor marcador do campeonato turco não entra nas contas para o Mundial...

Os 17 golos que Ariza Makukula já marcou na Liga Turca ao serviço do Kayserispor não foram suficientes para que Carlos Queiroz o convocasse para o recente particular da selecção nacional com a China. O possante ponta-de-lança luso-congolês está a fazer uma temporada de grande nível na Turquia, sendo, de longe, o melhor marcador do campeonato e o grande responsável por a equipa, onde actuou sem grande sucesso o ainda sportinguista Purovic na época passada, ocupar a quinta posição. No entanto, tal desempenho do avançado, que ainda pertence aos quadros do Benfica, não parece estar a suscitar o interesse de Queiroz que tem preferido dar oportunidades a jogadores com o potencial de Edinho... Aqui fica o vídeo do último golo de Makukula apontado no último domingo.

Thursday, March 04, 2010

Michael Jackson está vivo!

Não. O “Rei da Pop” não ressuscitou. Este Michael Jackson também é negro, mais até do que o norte-americano, tem 25 anos e é o número 10 dos equatorianos do Club Social, Cultural y Deportivo El Nacional. Antes, Michael Jackson Quiñonéz Cabeza já jogou no Brasil, pelo Santos, e representou o Espoli, também do seu país. De resto, o talentoso internacional equatoriano compatriota de Caicedo até já esteve na mira do Barcelona... de Guayaquil (Equador). Desconhece-se o talento deste Jackson para cantar, mas para dançar parece ter algum, a avaliar pela comemoração do excelente golo que podem ver no vídeo seguinte.

Tuesday, March 02, 2010

Rúben Micael considerado o melhor reforço de Inverno

Rúben Micael foi, de forma indiscutível, considerado o melhor reforço de Inverno do campeonato português ao receber 66 votos dos 127 leitores que participaram na votação que decorreu durante o mês de Fevereiro. O madeirense contratado pelo FC Porto ao Nacional da Madeira recolheu mais de metade dos votos e tem provado o seu valor no meio-campo azul e branco. O segundo mais votado foi o sportinguista João Pereira com 12, seguido dos benfiquistas Alan Kardec (11) e Éder Luis (6). Seguem-se Airton, Luís Aguiar e Pedro Mendes, todos com cinco, e Fábio Felício (4) e José António e Pongolle, ambos com três. Já Antunes, Bibishkov e Daniel Candeias ficaram-se pelos 2, Renteria por um, enquanto João Paulo não obteve qualquer voto. Entretanto, já está aberta nova votação sobre quem será o campeão nacional. Votem!

Monday, March 01, 2010

Qual a diferença entre 5-2 e 3-0?

No jogo dos últimos anos em que o Sporting deve ter tido mais gente a torcer por ele – não é benfiquistas? - , a equipa de Carlos Carvalhal aplicou ao FC Porto a sua “chapa 3” no espaço de quatro dias. Foto: www.maisfutebol.iol.pt

Highlights

Freekicker | MySpace Video