Friday, April 30, 2010

Ser malgaxe é ter nome comprido, muito comprido...

O que têm em comum Andrianantenaina, Rabésandratana, Randrianantoanina, Andriatsima ou Manipoa Dazafindramoto? Para além de terem um nome que não lembra a ninguém, nasceram todos em Madagáscar e são ou foram todos futebolistas, a maior parte com carreira em França. O mais conhecido de todos estes malgaxes é mesmo Éric Rabésandratana (na foto) por ter jogado diversas épocas no PSG, onde ainda foi treinado por Artur Jorge. Por curiosidade, relembro aqui uma convocatória da selecção africana.

É de Outubro de 2008, mas vale a pena reproduzi-la aqui: Andoniaina Andriamalala, Anatole Ndriamparany, Jean Chrysostome Raharison, Hasina Urbain Andriamampionona, Damien Mahavony, Eric Julien Rakotondrabe, Tsima Eddy Randriamihaja, Sedera Randriamparany, Mamy Gervais Randrianarisoa, Mamisoa Razafindrakoto, Jean Tholix, Melin Vitazara, Guy Mamihasindrahona, Lalaina Nomenjanahary, Lanto Rabeasimbola, Tovohery Rabenandrasana, Rija Juvence Rakotomandimby, Thierry Ratsimbazafy, Praxis Rabemananjara, Avotriniaina Yvan Rajoarimanana, Velotsiory Rakotondramanana...

Thursday, April 29, 2010

O “autocarro” de Mourinho…

José Mourinho ficou ontem muito perto de vencer a sua segunda Champions League da carreira ao perder apenas por um a zero em Barcelona, quando tinha ganho por 3-1 na primeira mão em Milão. Contudo, a estratégia para o ter alcançado não foi, na minha modesta opinião, a mais brilhante ou abonatória para o futebol. Podem os “mestres da táctica” dizer que o “special one” deu uma “lição” a Guardiola e que foi eficaz, mas o que o excelente técnico português fez foi jogar unicamente para não sofrer golos, abdicando pura e simplesmente de atacar.

O Inter demonstrou uma grande organização defensiva, mas nada para quem gosta de futebol atacante e de espectáculo. Recorrendo a uma expressão que lhe é atribuída é caso para dizer que o campeão italiano estacionou um autocarro, de dois pisos, em frente à sua área. Agora, na final de Madrid, Mourinho vai reencontrar o seu antigo “mestre” Louis Van Gaal, de quem foi adjunto… em Barcelona.

Wednesday, April 28, 2010

É preciso é criatividade...

A pensar no Mundial da África do Sul, a Selecção Nacional apresentou em Fevereiro um equipamento alternativo oficial, que continua a ser produzido pela Nike. Ora, é impressão minha ou a camisola que Bruno Alves enverga tem uma certa semelhança com a da camisola alternativa da selecção mexicana no Mundial de 1978? Se alguém conseguir identificar o “dono” desta imponente “trunfa” ficarei muito agradecido.

Tuesday, April 27, 2010

"Sai daqui, senão viro-te já ao contrário..."

Garanto que nada me move contra o ainda técnico do Vitória de Guimarães, mas não posso deixar de apresentar este vídeo de quando ainda treinava o Paços de Ferreira. A outra personagem foi aqui lembrada recentemente.

Monday, April 26, 2010

O treinador campeão europeu de futsal é... Sónia Teixeira

Não. André Lima não mudou de nome, nem de sexo. Para a UEFA, o treinador da equipa de futsal de Benfica que ontem se sagrou campeã europeia da modalidade chama-se Sónia Maria Alves Teixeira. Confiram aqui.

Sunday, April 25, 2010

A ira infundada do prof. Jesualdo

Jesualdo Ferreira “passou-se” literalmente da cabeça ontem à noite quando viu Pedro Henriques mostrar o cartão amarelo a Falcao que impede o goleador colombiano de defrontar o Benfica na próxima jornada. Que razão tem o ainda técnico portista para ter reagido daquela forma inusitada?

Ponto 1: Com o resultado em 4-1, o jogo perto do final e sabendo que um dos seus jogadores mais influentes corria o risco de ficar de fora do “derby”, qual a justificação para ter mantido o número 9 em campo?
Ponto 2: O que Falcao fez não justificou o amarelo? Até o vermelho directo... A atitude de Jesualdo em não ter substituído o colombiano faz-me lembrar uma decisão semelhante de Dick Advocaat, em Maio de 2008, quando treinava o Zenit e a ganhar por 4-0 não preservou o excelente Pavel Pogrebnyak que viria a ver um cartão que o deixou de fora da final da extinta Taça UEFA.

Friday, April 23, 2010

A paisagem que vai “dar os bons dias” aos jogadores portugueses

É esta estupenda vista que os 23 convocados por Carlos Queiroz para o Mundial da África do Sul vão poder desfrutar no Hotel Serra da Estrela, onde vão pernoitar a 1.550 metros de altitude, durante o estágio que vão realizar na Covilhã.



Tranquilidade e ar puro não vão faltar durante a estadia nas Penhas da Saúde, bem diferente do reboliço das grandes metrópoles como Madrid ou Londres. Como “vizinhos” vão ter estas simpáticas cabras ou este boneco que “guarda” os chalés localizados mesmo em frente ao Hotel.

Ao contrário do que é normal, os jogadores não vão ficar acomodados dois a dois, mas sim um em cada quarto. Espera-se que esta paisagem inspire Cristiano Ronaldo & companhia para conseguirem chegar bem longe em solo africano.

Wednesday, April 21, 2010

O “troféu” que Paulo Sérgio leva para o Sporting

Quando Jorge Jesus chegou ao Benfica tinha no currículo uma Taça Intertoto, ganha pelo Braga. Carvalhal quando chegou ao Sporting vinha (e vai sair de lá) com uma Taça da Liga, conquistada pelo Vitória de Setúbal. Agora, a única conquista do novo técnico leonino, que também poderia ser apelidado de Paulo Bento II, parece ser um chapéu da JCA que o Paços de Ferreira o deixou levar na altura em que treinava os castores....

Agora a sério, não desgosto totalmente da escolha de Paulo Sérgio para treinador do Sporting. Parece-me alguém ambicioso, metódico e com conhecimentos para ocupar um lugar. Também fiquei agradado com o discurso de querer ser campeão. Só o tempo dirá se foi, ou não, uma escolha acertada.

Monday, April 19, 2010

João Real faz o(s) seu(s) primeiro(s) golo(s) na SuperLiga

A cumprir a sua segunda época na Naval 1º de Maio, João Real, defesa-central que chegou à Figueira da Foz após ter dado nas vistas no Sporting da Covilhã, marcou o seu primeiro golo na divisão principal do futebol português este fim-de-semana. No clube da sua terra, evidenciou-se pela sua “veia goleadora”, apontando vários golos, principalmente de cabeça.

Quis o destino que agora se estreasse a marcar com os pés em Paços de Ferreira. È caso para dizer que lhe tomou o gosto, pois pouco depois viria a repetir a façanha, mas desta vez na baliza errada. João Real é um bom exemplo de que os futebolistas longe dos grandes centros também têm valor.

Começou na Associação Desportiva da Estação, o mesmo clube onde Yannick Djaló iniciou a sua formação, que representou nas camadas jovens e na IIIª Divisão. Após alinhar diversas épocas no Sporting da Covilhã, deu o salto para a SuperLiga, onde esta época tem actuado mais vezes.

Wednesday, April 14, 2010

O brasileiro “belga” que aos 41 anos ainda joga em Itália

Depois de já aqui ter trazido a história do “quarentão” Lentini que continua a brilhar nos Regionais de Itália, trago agora o caso de outro veterano que ainda vai espalhando classe pelos relvados italianos. Luís Airton Barroso Oliveira, actualmente conhecido por Lulu Oliveira, representa o Muravera Calcio, o seu 11º clube em solo transalpino, onde actuou pela primeira vez na época 1992-1993 ao serviço do Cagliari e fez uma excelente dupla com o panamiano Dely Valdez.

Antes, Oliveira tinha brilhado no Anderlecht, o que lhe valeu a naturalização pela selecção belga que chegou a representar no Mundial de 1998 e pela qual disputou 31 jogos e marcou sete golos. Nascido a 24 de Março de 1969, Oliveira começou a jogar nas camadas jovens do clube brasileiro Tupan, de onde se transferiu para a Bélgica.

Em Itália, para além do clube da Sardenha, representou Fiorentina – onde foi companheiro de equipa de Rui Costa e Batistuta - , Bologna, Como, Catania, Foggia, Venezia, Lucchese, Nuorese e Derthona, até chegar ao Muravera Calcio, onde enverga a braçadeira de capitão. No vídeo que podem visionar em baixo podem comprovar que Oliveira mantém toda a sua matreirice a avaliar pela forma como arrancou a grande penalidade que dá o triunfo à sua equipa. A sua maneira de correr meio desengonçada também permanece intacta.

Tuesday, April 13, 2010

Título entregue e Chaves na final da Taça

O Benfica derrotou o Sporting por duas bolas a zero e já pode encomendar as faixas de campeão. Mas a grande surpresa da noite teve lugar na Figueira da Foz, onde o Desportivo de Chaves garantiu a presença na final da Taça de Portugal. Correndo o risco de cair para a IIª Divisão, a formação flaviense consumou a reviravolta no marcador frente à Naval 1.º de Maio, ganhando por 2-1. O herói da eliminatória foi o jovem Edu, natural de Chaves e a cumprir a sua primeira época de sénior, que apontou os dois golos do triunfo transmontano. Desfrutem aqui do hino não oficial do Chaves.
Foto tirada do site do Record

Monday, April 12, 2010

O “exemplo” do Portsmouth

Apesar de estar atolado em dívidas e de ter a despromoção garantida, o Portsmouth garantiu o acesso à final da Taça de Inglaterra. Nas meias-finais, o clube do ex-benfiquista Ricardo Rocha eliminou o super-favorito Tottenham no prolongamento. Agora, a formação treinada pelo carrancudo, mas competente, Avraam Grant arrisca-se a jogar na Liga Europa da próxima época, apesar de não ter formulado a necessária pré-inscrição. O “lanterna vermelha” da Liga Inglesa está a pagar os erros de gestão, tendo inclusivamente sido penalizado com a perda de nove pontos na tabela. Agora, os seus adeptos vão vibrar com a final da competição mais antiga do mundo que está marcada para 15 de Maio no mítico Wembley com os “pompey” a defrontarem o Chelsea. Vejam a “explosão” de alegria dos adeptos quando Kevin-Prince Boateng fez o segundo golo que garantiu a presença na final.

Friday, April 09, 2010

E não é que foram mesmo quatro?

Quando provocou Manuel Machado na goleada frente ao Nacional, Jorge Jesus fez este gesto que lhe viria a valer o “cognome” de “cretino”. Parece que estava a antever o que se iria passar alguns meses depois em Liverpool, cidade dos Beatles, histórica banda formada precisamente por quatro elementos... É caso ainda para dizer que até Lucas traiu Jesus, pois foi o brasileiro o autor do segundo golo dos ingleses. Deixo ainda um vídeo de uma música dos Beatles que se adequa na perfeição ao adeus do Benfica. Oiçam...

Thursday, April 08, 2010

Goleada atira Benfica para fora da Europa

O Liverpool é o grande candidato a vencer a Liga Europa após ter goleado o "grande Benfica europeu" por 4-1. Foi um triunfo sem espinhas da equipa de Rafa Benitez que não deu quaisquer hipóteses aos comandados de Jorge Jesus.
Muitas das vedetas benfiquistas - por cá tidas como super-estrelas - nem se viram e Jorge Jesus lá vai deixar de falar da competição que só ele parece conhecer: a "Euroliga".
PS: Quem terá sido o "benemérito" que aceitou agendar o Benfica-Sporting para terça-feira, permitindo aos "encarnados" terem mais um dia de descanso?
Foto: The Sun

Gouveense coloca Paços na final da Liga Intercalar

João Pedro Almeida Abrantes, conhecido por "João Gouveia", marcou o único tento do triunfo do Paços de Ferreira sobre o Leixões que permite aos castores disputarem pela segunda época consecutiva a final da zona norte da Liga Intercalar. Este é, para já, o momento mais alto da carreira do jovem de 19 anos ao serviço dos seniores do Paços. Cedo João Pedro se deu a conhecer no distrito da Guarda, onde ainda com idade de juvenil começou a jogar pelos seniores do clube da sua terra, o Desportivo de Gouveia, onde brilhou a grande nível, despertando o interesse do clube da SuperLiga. O talentoso médio jogou a época passada nos juniores do Paços e este ano tem rodado no Rebordosa, clube-satélite do Paços. Adiram ao blog no facebook em

Wednesday, April 07, 2010

Messi imparável

“Mágico”, “genial”, “fabuloso”, “cósmico”. Por mais epítetos que se arranjem, todos parecem insuficientes para classificar Lionel Messi, o astro que brilha como nunca ao serviço do Barcelona. Ontem fez mais uma exibição magistral com um “poker”que atirou o Arsenal para fora da Champions e que deixou Wenger rendido ao talento do argentino: «É um jogador de PlayStation. Pode tirar vantagem de qualquer erro cometido». Mais palavras para quê? É e parece-me que vai continuar a ser o melhor jogador do mundo.

Saturday, April 03, 2010

Emplastro “vira-casacas”

Na noite do electrizante derby minhoto, o “emplastro”, um dos adeptos mais conhecidos do FC Porto, foi visto nas ruas da cidade dos arcebispos. No final da procissão de ontem à noite, como não podia deixar de ser, lá estava ele “coladinho” a esta câmara de televisão, gritando pelo Braga e mostrando inclusivamente um cartão de sócio.

Friday, April 02, 2010

Benfica vai ser campeão

O Benfica vai ganhar a Liga portuguesa, isto de acordo com a maioria dos leitores que participaram na votação que esteve aberta durante o mês de Março.
Assim, 43 dos 77 leitores escolheram a equipa treinada por Jorge Jesus, com o Braga a recolher 18 votos e o FC POrto 16.
Entretanto, está aberta nova votação sobre quem será o melhor marcador da competição. Participem! Adiram ao blog no facebook em