Monday, August 30, 2010

Mansiz troca chuteiras por patins

“O ex-internacional turco Ilhan Mansiz, que deixou o futebol há três anos, decidiu voltar a competir ao mais alto nível, mas, desta vez, em vez de chuteiras, andará sobre patins. Aos 35 anos, e depois da medalha de bronze conquistada ao serviço da selecção da Turquia no Mundial de 2002, Mansiz tem agora o sonho de participar nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, em 2014, segundo o jornal “Welt am Sonntag”. O antigo jogador quer qualificar-se para a competição de pares de patinagem artística dos Jogos de Sochi, na Rússia, com a companheira eslovaca Olga Bestandigova. «É incrível. Acreditamos verdadeiramente que nos podemos qualificar para os Jogos», afirmou o ex-avançado e melhor marcador do campeonato turco na época 2001/02, quando jogava no Besiktas”.
In maisfutebol.iol.pt

Friday, August 27, 2010

O “engano” de Djaló

Yannick Djaló, um dos jogadores mais “mal amados” pelos adeptos sportinguistas, apontou o golo que colocou o clube leonino na fase de grupos da Liga Europa, culminando uma reviravolta sensacional na eliminatória com os dinamarqueses do Brondby. O avançado teve a calma suficiente para fazer um “chapéu” de aba larga que não deu qualquer hipótese de defesa ao infeliz guardião dinamarquês. Quanto ao colectivo, há que elogiar, acima de tudo, a raça e a vontade demonstrada ao longo de toda a partida. Por outro lado, há que reconhecer que a sorte que faltou noutros jogos deste arranque de época desta feita esteve na Dinamarca.

PS: O sorteio realizado há instantes ditou que o Sporting jogue com Lille, Levski de Sófia e Gent. Já o Porto joga com o Besiktas, de Ricardo Quaresma, CSKA de Sófia e Rapid de Viena. Pode dizer-se que foi um sorteio simpático para os dois clubes que têm boas hipóteses de seguir em frente.
Brondby 0-3 Sporting

Simão | MySpace Video

Thursday, August 26, 2010

Cléo: Do Olivais e Moscavide para a Champions League

Cleverson Gabriel Córdova foi decisivo na passagem do Partizan de Belgrado à fase de grupos da Champions League ao marcar dois golos em Bruxelas para tristeza do Anderlecht. O avançado de 25 nomes, cujo nome de guerra é Cléo, está a ter um arranque de época espectacular no campeão da Sérvia. Facturou nos seis jogos da sua equipa na fase de qualificação da competição até ao momento, somando oito golos no total. Longe vão os tempos em que o avançado brasileiro, hoje com 25 anos, dava nas vistas no Olivais e Moscavide, na IIª Divisão B portuguesa, mas os muitos golos apontados não foram suficientes para suscitar o interesse de clubes nacionais. Chegou à Sérvia para representar o Estrela Vermelha, onde não teve muito sucesso, para satisfação do rival Partizan.
Não é a primeira vez que falo aqui do atleta nascido em Guarapuava e que vi jogar ao vivo no “play-off” de acesso à Liga de Honra com o Sporting da Covilhã Nesse jogo fez dois golos. O primeiro, simplesmente espectacular. Após assistência de Rui Varela, hoje no Estrela da Amadora, Cléo arrancou um excelente remate acrobático todo no ar que não deu hipóteses ao guardião covilhanense. Em baixo podem ver o segundo golo do jogo na Bélgica.

Wednesday, August 25, 2010

O Braga não é grande, é enorme!!

A cidade dos arcebispos está em festa e o motivo não é para menos. O Sporting de Braga foi a Sevilha obter uma vitória histórica e por números loucos num jogo que mais parecia de futsal. A equipa de Domingos Paciência chegou à fase de grupos da Champions League com todo o mérito e graças a uma lição táctica. Marcou quatro golos através de dois brasileiros, Lima e Matheus, que chegaram a Portugal para representar, respectivamente, o Belenenses, hoje na Liga de Honra, e o Marco, que já não tem competição… Foto: Marca.com

PS: Lamentavelmente, mais uma vez, o Record decidiu dar um grande destaque a uma possível contratação do Benfica, que já se sabe não será concretizada, entendendo que o feito do Braga merecia apenas uma pequena chamada de primeira página…

Monday, August 23, 2010

Roberto não veio para o Benfica «por acaso»

Quando se soube que o Benfica tinha contratado Roberto Jiménez Gago por 8,5 milhões de euros, Jorge Jesus apressou-se a dizer que o guardião, que tinha feito meia época no Saragoça e que era terceira opção no Atlético de Madrid, tinha sido «a grande prioridade» para a baliza encarnada. «Conheço-o bem, não vem para o Benfica por acaso. Observámo-lo durante o campeonato. Chamou a minha atenção principalmente nos jogos Saragoça-Barcelona e Real Madrid-Saragoça. A partir daí tivemo-lo sempre debaixo de vista, analisando as suas prestações», disse na altura. Dois meses depois, a opinião do treinador benfiquista será certamente outra e outro guarda-redes deverá estar a caminho da Luz. Quem se deverá estar a rir com os frangos do espanhol serão Quim, mesmo lesionado, e Eduardo que teria custado metade do preço de Roberto e que oferecia muito mais garantias. Adiram ao blog no facebook em

Thursday, August 19, 2010

Farnerud em Alvalade!

Não, o Sporting não voltou a contratar aquele médio sueco perito em fazer passes de dois metros para o lado. Pontus Farnerud está muito bem a jogar nos noruegueses do Stabaek. Quem hoje, ao que tudo indica, vai pisar o relvado de Alvalade em jogo da Liga Europa é o irmão mais novo do clã Farnerud.

Alexander Farnerud, de 26 anos, cumpre a sua terceira época ao serviço do Brondby, após já ter passado por Estugarda e Estrasburgo. Curiosamente, começou no mesmo clube do seu mano, o Landskrona. Espera-se que o jeito para a bola seja o mesmo de Pontus e que não faça estragos em Alvalade.

Wednesday, August 18, 2010

Forlán “confirmado” como melhor jogador do Mundial

Tal como a FIFA já tinha feito, Diego Forlán foi considerado o melhor jogador do Mundial da África do Sul por 53 dos 130 leitores que participaram na última votação. O avançado uruguaio foi a principal figura da sua selecção que obteve um excelente desempenho em solo africano e reuniu 40 por cento dos votos. Na segunda posição ficou o holandês Wesley Sneijder, com 21 votos, seguindo-se o alemão Thomas Müller e o espanhol David Villa, ambos com 12.

Em quinto lugar ficaram os também espanhóis Xavi, com 8 votos, e Iniesta, com 6. O ganês Asamoah Gyan recolheu cinco votos, mais um que o alemão Özil e o holandês Robben. Luís Suárez teve três votos e o germânico Schweinsteiger 2. Sem qualquer voto ficou o veterano Klose. Entretanto, está aberta nova votação sobre quem é o principal candidato a vencer a SuperLiga. Votem!

Monday, August 16, 2010

Globetrotter Júlio César reforça Marítimo

Aos 31 anos e após ter passado por 11 clubes, Julio César Santos Corrêa é o mais recente reforço do Marítimo. O central que foi campeão europeu em 2000 pelo Real Madrid conta ainda passagens por Valladolid, Real Sociedad, Benfica, Milan, Áustria Viena, Bolton, Tigres, Olympiacos, Dínamo de Bucareste e Gaziantepspor.

Em suma, nove campeonatos diferentes nas 15 épocas que leva fora do Brasil. Júlio César passou por grandes clubes mas sempre de forma bastante esporádica e agora na recta final da carreira deverá vir para “curtir” os bons ares da Madeira. Não se espera muito deste reforço surpreendente, mas só o futuro dirá se foi ou não uma boa escolha.

Sunday, August 15, 2010

Eis como Laionel silenciou a Luz…

Ontem o Sporting perdeu em Paços de Ferreira e o FC Porto “viu-se grego” para ganhar na Figueira da Foz e graças a uma grande penalidade que levanta bastantes dúvidas. O Benfica parece não ter dado atenção aos resultados dos rivais e deixou-se surpreender em pleno Estádio da Luz pela Académica de Coimbra que fez o 1-2 já em tempo de compensação.

O recém-entrado Júnior Paraíba desenhou a jogada e Laionel, que passou sem grande sucesso pelo Boavista e Setúbal, apontou um golo espantoso. Registo para a segunda derrota dos encarnados em outros tantos jogos oficiais disputados até ao momento. Motivo para preocupação? Jorge Jesus desdramatiza e diz que a formação de Coimbra só soube defender “à molhada”… Mas para ganhar chegou…
Foto: www.record.pt

Thursday, August 12, 2010

Who is Bebé?

A mais recente contratação do Manchester United nem se chegou a estrear em jogos oficiais pelo Vitória de Guimarães e já está a caminho de partilhar o balneário com todas as estrelas do colosso britânico.

Tiago Manuel Dias Ferreira tem 20 anos, nasceu no Cacém, representou Portugal no Mundial dos sem-abrigo há dois anos e na última época alinhou no Estrela da Amadora, relegado para a IIª Divisão. Antes, actuou nos juniores do Loures e a sua infância não foi nada fácil, daí ter vivido na Casa do Gaiato de Santo Antão do Tojal, sendo oriundo de uma humilde família cabo-verdiana.

O avançado móvel está a viver um sonho e é um dos protagonistas do defeso em Portugal, tendo custado, ao que parece, 9 milhões de euros. Duas dúvidas permanecem: caso o jogador seja mesmo um diamante por lapidar, como foi possível ter escapado aos “olheiros” dos grandes nacionais? Por outro lado, será que vai conseguir singrar no exigente futebol inglês?

Quem se fica a rir por enquanto é o Vitória de Guimarães que investiu 50 mil euros para o resgatar ao Estrela e agora o vendeu por “apenas” 180 vezes mais...

Wednesday, August 11, 2010

Prémio Blog de Ouro – 2010

Este blog recebeu mais uma distinção para juntar a algumas que já recebeu. Desta feita, trata-se do selo do Prémio Blog de Ouro – 2010, por sugestão do Gabriel Tramarin, do blog Conexão Paulista, a quem agradeço a referência.

Este selo possui quatro regras:

1º Colocar a imagem do selo no nosso blog
2º Indicar o link do blog que nos indicou
3º Indicar 3 blogs para receber o selo
4º Comentar nos blogs indicados ao selo

Para não quebrar a corrente cá vão os meus nomeados:

Desporto vivo

Dor no menisco

Saber de bola

Tuesday, August 10, 2010

Para quê comprar o que já se tem em casa?

A avaliar pelo que dizem os jornais, Paulo Sérgio quer um ponta-de-lança alto e possante para reforçar o plantel do Sporting. Falar em Corradi como opção só pode ser brincadeira, porque aos 34 anos o italiano não viria acrescentar nada ao campeonato português, até porque só ponderaria vir com um ordenado bem chorudo.

Como certamente, o ponta-de-lança alto e possante desejado não virá para ser titular indiscutível, mas antes mais indicado para entrar em determinadas partidas em que as defensivas contrárias se apresentem demasiado fechadas, porque razão o técnico sportinguista não tenta “reabilitar” Purovic [actualmente a treinar à parte juntamente com Pedro Silva e Caneira]?

É certo que o gigante sérvio não é um portento de técnica e a sua movimentação dentro da área também deixa a desejar, mas atendendo a que o clube não nada em dinheiro seria uma boa solução para certos jogos.