Thursday, December 30, 2010

Uma dupla “sagrada”!

Numa altura festiva em que muita gente formula desejos para um ano novo melhor que aquele que está a terminar, entendi chamar a este espaço dois futebolistas “sagrados”. Não tanto pelos seus feitos futebolísticos, mas pelo nome que partilham: Thankgod. Ambos são nigerianos. Ike Thankgod (na foto maior) é defesa central, tem 25 anos, representa o Warri Wolves do seu país natal e poderá sair para um clube egípcio na reabertura do mercado. Também a jogar na Nigéria, mas com mais experiência internacional está Thankgod Amaefule (foto pequena), avançado de 26 anos que milita no Sharks FC, mas que conta passagens por clubes polacos e gregos como o PAOK. É caso para dizer que “Graças a Deus” que há pais que se lembram de dar nomes como estes aos seus filhos para bem da boa disposição. Um bom 2011 para todos!

Thursday, December 23, 2010

Feliz Natal para Todos!

Desejo um Feliz Natal a todos os habituais leitores e comentadores deste espaço, se possível bem acompanhados... Adiram ao blog no facebook em

Saturday, December 18, 2010

Hulk vai ser “rei” dos goleadores

Sem grande surpresa, Hulk foi escolhido por 73 dos 150 leitores que participaram na última votação, onde se pretendia prever quem irá ser o melhor marcador da Liga Portuguesa. O brasileiro do FC Porto está a fazer uma época sensacional e só no campeonato leva 12 golos em 13 partidas. Aos 24 anos, Givanildo Vieira de Souza constitui sempre uma ameaça às redes contrárias e é um sério candidato a ser o melhor marcador. Na segunda posição, ficou o também portista Falcao, que recebeu 24 pontos, mais 8 que o benfiquista Cardozo. Liedson (11) e Hélder Postiga (9), ambos do Sporting, foram os quarto e quinto mais votados, seguindo-se João Tomás (6) e Carlão, Edgar e Lima, todos com três. Por sua vez, Miguel Fidalgo e Varela receberam apenas um voto e Sougou ficou em “branco”. Entretanto está aberta nova votação sobre quem acham que será eleito o melhor jogador do mundo. Votem! Adiram ao blog no facebook em

Tuesday, December 14, 2010

Kabangu!! Internacional diz adeus ao Mundial!

O Mazembe, do Congo, derrotou, esta tarde os brasileiros do Internacional de Porto Alegre por 2-0, no Estádio Mohammad Bin Zayed, em Abu Dhabi, apurando-se de forma surpreendente para a final do Mundial de Clubes. Kabangu fez o primeiro golo aos 53' com um excelente golo que deixou Renan pregado ao relvado e festejou a preceito, como ilustra a foto. O segundo surgiu aos 82' com a equipa brasileira balanceada para o ataque. Este é um resultado histórico para o futebol africano que, pela primeira vez, terá uma equipa na final da competição.

Monday, December 13, 2010

Pila pode reforçar meio-campo do Sporting

De acordo com a Rádio Renascença, Lebo Pila, médio sul-africano de 22 anos, está a ser dado como sondado pelo Sporting. A indicação foi dada pelo pai do próprio jogador, que actua na equipa universitária do Saint Peters, nos Estados Unidos. Steve Pila, o pai de Lebo, afirmou ao jornal Sowetan que os "leões" estão interessados no centro-campista. «É verdade que o Sporting mostrou interesse, mas deixámos bem claro que tem de acabar os estudos», disse. Entre tantos maus resultados, pode ser que um Pila venha trazer outra alegria ao grupo de trabalho leonino. Já agora deixo a sugestão para trazerem também a “coqueluche” eslovaca Tomas Kona para delírio dos radialistas nacionais.

Sunday, December 12, 2010

Jogo da IIIª Divisão acaba em 12-1!!!!!

O Esperança de Lagos “despachou” esta tarde o Beira-Mar de Monte Gordo por 12 bolas a uma em jogo da série F da IIIª Divisão Nacional, numa das maiores derrotas entre equipas algarvias, num resultado que mais parece de uma partida de futsal…

Thursday, December 09, 2010

Horvath de olho nas bolas...

Aos 35 anos, Pavel Horvath é o número 10 do Viktoria Plzen, surpreendente líder do campeonato da República Checa com quatro pontos de vantagem sobre o campeão Sparta de Praga. Apesar da idade avançada, o antigo jogador do Sporting é peça importante do xadrez do técnico Pavel Vrba, contabilizando já seis golos marcados no presente campeonato. Contratado ao Slavia de Praga na época 2000/2001 esteve apenas uma época em Alvalade, onde ainda jogou com alguma regularidade, sendo depois envolvido no negócio da vinda de Mário Jardel do Galatasaray. Contudo, poucos meses esteve na Turquia, sendo depois transferido para outro clube do seu país, o Teplice, de onde saiu para voltar a emigrar, desta feita para os japoneses do Vissel Kobe. Seguiu-se o Sparta de Praga até chegar ao Viktoria Plzen.