Friday, September 30, 2011

O “golo da vida” de Stephen Rice!

O médio do Shamrock Rovers jamais irá esquecer o golo que hoje marcou em White Hart Lane, silenciando os adeptos do Tottenham e provocando uma autêntica explosão de alegria nos fãs do clube irlandês. Não que o golo tenha sido fruto de um grande remate ou de uma jogada fabulosa mas pelo simbolismo do mesmo. Contra todas as previsões – e com a “ajuda” de Harry Redknapp que deixou no banco alguns dos seus melhores homens como Bale ou Modric – ao intervalo registava-se um nulo entre o super-favorito Tottenham e o vice-campeão irlandês que vinha de uma pesada derrota caseira na primeira jornada por 3-0 frente ao Rubin Kazan. Até que aos 50', Stephen Rice surge no sítio certo a desviar para a baliza de Cudicini o remate de um companheiro para delírio dos “supporters” que vieram da Irlanda. O Tottenham viria a ganhar com três golos marcados em seis minutos mas isso pouco importa para esta história. Aos 26 anos, e depois de só ter alinhado em clubes do seu país, cujo campeonato é da “III Divisão” do futebol europeu, dificilmente Rice, “jogador do ano” do seu clube em 2010, voltará a viver uma noite de glória como a de hoje.
Foto: The Sun

Tuesday, September 27, 2011

Vítor Pontes despedido da sua casa

A 9 de setembro Vítor Pontes foi apresentado como novo treinador do União de Leiria, substituindo Pedro Caixinha que foi despedido por causa do «azar». Na sua apresentação, o antigo adjunto de José Mourinho mostrou-se esperançado na realização de um bom trabalho: «Espero naturalmente ter o mesmo sucesso que tive anteriormente. Foi aqui que comecei como jogador, foi aqui que comecei como treinador, o Leiria para mim é a minha casa. Quem tem 22 anos ao serviço de um clube como eu tenho na União de Leiria - sendo profissional já tive de representar outros emblemas -mas nunca o neguei, nunca o escondi, é e será sempre a minha casa...», afirmou. Menos de 20 dias depois, e após duas derrotas, Pontes recebeu “guia de marcha”, cedendo o seu lugar ao veterano Manuel Cajuda. É caso para dizer que quem assim é tratado «em casa» mais vale mesmo ir para fora...

Saturday, September 24, 2011

Que “Porras” de jogador!

Entre a verdadeira panóplia de nomes peculiares que o mundo do futebol nos oferece merece hoje destaque Gonzalo Fabián Porras, médio nascido no Uruguai que é uma das figuras do River Plate (não o histórico argentino, mas sim o uruguaio que é um dos líderes do campeonato local). Entre os diversos sinónimos atribuídos por este dicionário a interjeição que indica irritação ou desagrado é a mais utilizada em Portugal mas o mesmo não sucede noutros países como o Brasil, onde a palavra tem outra conotação. Aos 27 anos, Porras está a representar o River Plate pela segunda vez na sua carreira e consta-se que quando falha um golo os adeptos gritam em uníssono “porra para o Porras”... É apenas mais um candidato a figurar numa caderneta recheada de grandes cromos.

Tuesday, September 20, 2011

O Marselha e as reticências

Ao cabo de seis jornadas de Ligue 1, o Olympique de Marseille, vice-campeão francês, soma uns míseros três pontos e é mesmo o “lanterna vermelha” da competição. Os três pontos resultam de três empates nas três primeiras jornadas, tendo averbado três desaires nas rondas seguintes. A equipa treinada por Didier Deschamps recebe amanhã o Évian e há que arrepiar caminho para deixar de ter os mesmos pontos que as reticências... Esta foto demonstra bem o desalento dos defesas Rod Fanni e Souleymane Diawara perante o avolumar de resultados inimagináveis neste início de temporada.

Thursday, September 15, 2011

Luís Enrique com vida difícil em Roma

Luís Enrique teve um currículo invejável enquanto atleta, tendo representado os dois colossos do futebol espanhol sempre a alto nível. Penduradas as chuteiras, o antigo jogador de Real Madrid e Barcelona aceitou o desafio de treinar a equipa B do clube catalão e o bom trabalho aí desenvolvido despertou o interesse da AS Roma que fez um esforço enorme para lhe dar um plantel recheado de craques. A Borriello e ao eterno capitão Totti, com quem já teve atritos, juntaram-se reforços como Stekelenburg, Kjær, Gabriel Heinze, Pjanic, Lamela, Gago, Osvaldo ou Krkic. Contudo, à semelhança do que acontece em Portugal com o Sporting, os resultados imediatos não estão a ser os melhores e o lugar do jovem técnico espanhol poderá estar em perigo. Primeiro, foi eliminado da Liga Europa pelo Slovan Bratislava e na segunda jornada da liga italiana, que na verdade foi a primeira em virtude da greve, perdeu em casa com o modesto Cagliari. Vaticino que ou encontra rapidamente o “antídoto” para os resultados negativos ou não deverá ficar muito tempo na capital italiana.

Tuesday, September 13, 2011

Renteria companheiro de Neymar?

De acordo com alguma imprensa brasileira, o desengonçado avançado colombiano poderá vir a reforçar o plantel do Santos, cuja maior estrela é Neymar. Com 26 anos, Renteria foi um dos destaques do Once Caldas, do seu país, na última Taça dos Libertadores da América e deve chegar por empréstimo à Vila Belmiro.
A contratação de Renteria foi um pedido do técnico Muricy Ramalho, que trabalhou com o jogador na época em que dirigiu o Internacional de Porto Alegre. Oficialmente, o Santos ainda não confirma a transação mas o avançado é aguardado nesta quarta-feira para a realização de exames médicos e, possivelmente, também para a assinatura de contrato. Em Portugal, Renteria nunca se impôs no FC Porto. No Braga ainda fez alguns golos mas a sua relação com a bola sempre pareceu muito complicada. Poderá brilhar caso venha a fazer parte da mesma equipa de Neymar ou poderá antes vir a ser um “empecilho” à técnica e habilidade do prodígio? Aqui fica mais um vídeo que demonstra bem a veia goleadora do avançado...

Saturday, September 10, 2011

Roger Milla, a alegria do povo

Este ponta-de-lança africano fez delirar o público do Campeonato do Mundo de 1990 quando, com 38 anos, festejou os seus quatro golos de forma peculiar, dançando junto da bandeirola de canto. Para além de terem sido essenciais na ida dos Camarões aos quartos-de-final, os golos de Albert Roger Mooh Miller fizeram com que fosse o primeiro a ser considerado por duas vezes Jogador Africano do Ano (já o tinha sido em 1976). Milla fez a maior parte da sua carreira em França, ganhando a Taça em 1980 pelo AS Mónaco e no ano seguinte pelo Bastia. Com 42 anos, tornou-se o jogador mais velho a participar num Mundial. Foi em 94 nos Estados Unidos e ainda fez o gosto ao pé. Muito antes, em 1982, tinha estado no Mundial de Espanha. Pela sua selecção, sagrou-se ainda bi-campeão do Campeonato Africano das Nações em 84 e 88.
No seu país representou Leopard Douala e Tonnerre Yaoundé, enquanto que em França jogou ainda no Valenciennes, Saint-Étienne e Montplier. Em 90 quando foi chamado para o Mundial estava no JS Saint-Pierroise (Ilha de Reunião) e terá terminado a carreira nos indonésios do Putra Samarinda aos 45 anos... Um verdadeiro senhor que irradiava simpatia e humildade ao contrário do seu conterrâneo Samuel Eto'o. Não se esqueçam de aderir ao blog no facebook em

Wednesday, September 07, 2011

Como (não) marcar um penalty....

Chamado a converter um castigo máximo, o avançado argelino Amir Sayoud, jogador dos egípcios do Al-Ahly treinados por Manuel José, decidiu inventar e fez “figura de urso”.... O melhor mesmo é verem...

Tuesday, September 06, 2011

Será mesmo o Carrol que anda a beber demais???

Gralhas toda a gente dá, mas há gralhas e gralhas... Na sua edição de hoje, o “Jornal de Notícias” brinda-nos com algumas na sua secção de desporto. Na notícia que a imagem reproduz identifica o inglês Andy Carrol como se ainda fosse jogador do Newcastle... Até seria um erro compreensível se o avançado não se tivesse transferido a época passada para o Liverpool por uns “míseros” 40 milhões de euros... E, como se fosse pouco, até veio jogar a Portugal com o Braga para a Liga Europa já este ano...
Na edição de hoje do JN, os leitores ficam ainda a saber que Rinaudo é chileno e numa infografia relativa ao jogo União de Leiria-FC Porto ficamos a saber que o lateral Ivo Pinto deverá ser o guarda-redes dos leirienses... O JN quer ainda mudar o ditado do “não há duas sem três” e ainda consegue fazer uma junção espectacular entre dois reforços do Braga ao falar em Fran Rivera, uma junção de Fran Mérida com Édson Rivera! Uma edição para mais tarde recordar... como exemplo a não seguir.

Monday, September 05, 2011

A “credibilidade” da Benfica TV

Quem, como eu, apanhou, já em andamento a transmissão em directo do jogo Benfica-Sporting a contar para o Nacional de Juniores na Benfica TV pensaria que a equipa da casa estaria a dar um “banho de bola” ao rival e que iria vencer facilmente por uns 10 ou 20 a zero. No final, até foram os pupilos de Ricardo Sá Pinto a fazer a festa graças a dois golos dos irmãos Edgar e Edilino Ié, este já mesmo no último segundo, mas o resultado é o que menos interessa. O que me levou a escrever este post foram os “comentários” feitos por quem “relatava” a partida que contou com a colaboração de um atleta da equipa encarnada que por estar lesionado não pôde alinhar.

Já sei que os mais puritanos poderão argumentar que a Benfica TV é o canal de um clube e, como tal, não tem de ser imparcial, mas há limites que o bom senso impõe. E, já agora, sem sequer saber o nome do sujeito em causa e, muito menos, se possui carteira profissional de jornalista, relembro aqui apenas o que estabelece a alínea a) do artigo 14º do Estatuto do jornalista, referente aos deveres do mesmo: “a) Exercer a actividade com respeito pela ética profissional, informando com rigor e isenção”.
Ora, acontece que quem estava a comentar o jogo, desde que eu comecei a acompanhar a transmissão (sensivelmente a meio da primeira parte), que não fez outra coisa que não tivesse sido criticar de forma contundente cada falta que os jogadores leoninos faziam por mais inofensivas que fossem. O árbitro também esteve sempre debaixo da sua mira. Cada jogada de ataque do Benfica era polvilhada com adjetivações de “classe”. Os nomes dos atletas do Sporting só a muito custo eram referidos. De resto, como o plantel sénior do Benfica está recheado de jovens formados no clube que serão titulares indiscutíveis durante toda a época vangloriou-se do trabalho feito nas camadas jovens e “disparou” na direção de quem ousa criticar os fracos frutos desse trabalho na formação...

Mais, o primeiro golo da equipa visitante resultou de uma excelente jogada individual e o relato do lance foi feito como se se tratasse de um funeral. Já quando o Benfica empatou aos 82 minutos, o golo foi relatado como se se tratasse do tento que dava a vitória na Liga dos Campeões. Foi aqui que a “dupla” de comentadores se lembrou de “atacar” cobardemente o técnico do Sporting ao afirmar que tinha apostado no “autocarro” para defender a magra vantagem e que aquela opção não ajudava a educar os jovens futebolistas. A resposta, dada com luva branca, chegou já em tempo de compensação e querem saber qual a reacção "audível" do comentador?: "Eu recuso-me a comentar isto" e o atleta diz "Incrível, o Sporting jogou com 15..."

Também a realização é feita a preceito. Cada falta cometida pelo Sporting tinha direito a repetição. O golo do Benfica teve direito a várias. Já os golos do Sporting, quem estava com atenção e os viu à primeira teve sorte, quem não estava... É pena este vídeo não ter som dos comentários...

Friday, September 02, 2011

Leitores gostariam de ver regressar Anderson

Anderson, o jovem craque brasileiro que trocou o FC Porto pelo Manchester United a troco de uma “pequena fortuna”, foi o eleito da maioria dos leitores que participaram na votação sobre o estrangeiro que já jogou em Portugal e que gostariam de ver regressar. O médio formado no Grêmio de Porto Alegre recebeu 17 dos 87 votos, tendo levado a melhor sobre os argentinos Di Maria (10 votos), Lisandro López e Lucho González, ambos com 9. Com oito votos, David Luiz foi o quinto mais votado, seguindo-se Caicedo (6), Miccoli e Rochemback (ambos com 5), Reyes (4), Geromel e Ramires (os dois com 3) e Diego e Matheus, com 2. Com apenas um voto ficaram Benaglio, Pinilla, Romagnoli e Spadacio. A zero ficaram Alcaraz, Cissokho, Katsouranis e Kharja. Entretanto, já está a decorrer uma nova votação sobre o melhor reforço. Votem!