Friday, October 28, 2011

As mordomias das estrelas

Nicolas Anelka é conhecido por ter um comportamento anti-social fora dos relvados. Esta foto de uma sessão de massagens publicada no site do Chelsea é bem demonstrativa da postura da “vedeta” francesa de 32 anos. O zeloso funcionário massaja-lhe as pernas, enquanto que o avançado relaxa a ouvir música e a ler a bela da revista...

Thursday, October 27, 2011

Aceitam-se sugestões de legenda

O futebol, por vezes, oferece-nos imagens bem curiosas. É o caso deste instante captado no jogo entre Sporting do Sabugal e Aguiar da Beira, a contar para o Distrital da Guarda. Os protagonistas do lance são Jorgito e Patrick.

Tuesday, October 25, 2011

Juanlu, o herói do Levante

O centenário Levante está a viver a página mais memorável da sua longa história ao liderar a liga espanhola à frente dos supermilionários Real Madrid e Barcelona. Em oito jogos, a equipa treinada por Juan Ignacio Jiménez, vindo da IIª Divisão, soma 20 pontos, fruto de seis vitórias e dois empates.
Sem “estrelas” - os nomes mais sonantes são Del Horno e Farinós, já na fase descendente das respectivas carreiras -, o conjunto da cidade de Valência continua a surpreender e na última jornada foi ganhar a casa do Villareal por uns esclarecedores 3-0 com dois golos do médio Juanlu que consolidou a sua posição de melhor marcador da equipa com cinco tentos. Entrevistado pela Marca, o atleta de 31 anos que tem uma carreira feita em clubes de dimensão secundária, mostra-se com os pés bem assentes na terra: «É um milagre que uma equipa como o Levante seja líder com um orçamento tão baixo. O que cobra um jogador do Barcelona ou do Real Madrid daria para pagar aos 25 jogadores deste plantel». Enquanto desfruta do momento, o médio graceja com uma possível chamada de Del Bosque mas não deixa de sonhar e vai vivendo sob os holofotes da fama como ilustra esta imagem digna de um blockbuster de Hollywood e que surge no site do Levante, cujos adeptos andam nas nuvens com o espectacular arranque de campeonato da sua modesta equipa.

Thursday, October 20, 2011

A psicóloga do Bétis dá ânimo aos atletas

Recém-promovido à principal Liga espanhola, o Real Bétis é o atual sétimo classificado do campeonato. Para a boa campanha do emblema de Sevilha diz-se que muito tem contribuído a psicóloga Patricia Ramirez Loeffler, na foto a ser abraçada por alguns atletas. Um exemplo que deveria ser replicado por outros clubes para bem do futebol bonito...

Monday, October 17, 2011

Postiga “ressuscitou”!

Após ter visto quatro golos anulados, Hélder Postiga conseguiu finalmente estrear-se a marcar pelo Zaragoza. E logo com dois golos, um deles um espectacular pontapé de bicicleta para infortúnio do guarda-redes da Real Sociedad. Nos seis jogos que já disputou pelo clube espanhol, o ponta-de-lança, que em regra tem uma relação bastante atribulada com as balizas contrárias, apontou assim os seus dois primeiros golos na Liga. Aqui fica o vídeo da “chilena” do ex-avançado sportinguista com relato a preceito. Apreciem!

Friday, October 14, 2011

Hulk vs Ruck

Apesar de já ter sido chamado aos trabalhos da sua selecção por diversas vezes, Givanildo Vieira de Souza parece que ainda continua a ser um desconhecido para muitos brasileiros. Quando foi chamado pela primeira vez, este blog registou um “boom” de visitantes que queriam saber mais informação sobre o avançado que o FC Porto foi “desencantar” no Japão. Hoje em dia especula-se no interesse de alguns dos maiores colossos europeus, mas no seu país, de onde saiu muito cedo, Hulk ainda não atingiu a notoriedade que outros astros têm ou tiveram. Há até quem o confunda com “Ruck”, dado a forma como alguns compatriotas pronunciam Hulk...

Wednesday, October 12, 2011

Portugal ao nível da Estónia!

Portugal tem Cristiano Ronaldo, Nani, Pepe ou Raúl Meireles que alinham em algumas das principais equipas europeias como Real Madrid, Manchester United ou Chelsea. A Estónia tem, por exemplo, Andrei Sidorenkov, do SønderjyskE, Gert Kams, do Flora, ou Alo Bärengrub, do Kalju. No ranking da FIFA, Portugal é o quinto classificado, enquanto que a Estónia é a 58ª. Apesar das diferenças gigantescas, as duas selecções vão disputar o “play-off” para garantir a qualificação para o Euro 2012. Num grupo com Itália, Sérvia, Eslovénia e Irlanda do Norte, para além das “eternas últimas” Ilhas Faroé, a Estónia surpreendeu tudo e todos ao assegurar a segunda posição do grupo. Para este feito inimaginável quando a selecção foi fundada na década de 90, em que a sua grande figura era o guarda-reds Mart Poom, hoje técnico de guarda-redes da selecção, muito contribuiu o triunfo por 2-1 no último sábado na Irlanda do Norte. O herói desse jogo e do apuramento foi Konstantin Vassiljev (número 14 na foto) que marcou os dois golos da vitória no espaço de sete minutos e no total da fase de qualificaçao marcou 5 golos, sendo o melhor marcador da Estónia apesar de ser médio. Apreciem bem o segundo golo do médio dos russos do Amkar, em Belfast.

Quanto a Portugal, não vou criticar Paulo Bento como muitos andam a fazer há algum tempo, pois dificilmente outro técnico faria melhor quando pegou num Portugal destroçado pós-Queiroz. Caso o sorteio de amanhã seja risonho e nos calhe a Estónia, o passaporte para a Polónia e Ucrânia deverá ser facilmente carimbado. Caso as bolas da sorte ditem Montenegro, de Jovetic e Vucinic, a Bósnia, de Dzeko e Pjanic,ou a sempre complicada Turquia antevêem-se dificuldades...

Monday, October 10, 2011

O Obama de Alcanena!

O Atlético Clube Alcanenense parece ter apostado forte em mais uma época no Distrital de Santarém e, para já, os resultados não podiam ser melhores. A par do Torres Novas, o clube da vila ribatejana soma triunfos nas cinco partidas já disputadas. Entre os vários reforços assegurados esta temporada o Alcanenense foi buscar três atletas à Ecóle de Football Brasseries du Cameron. Se Louis e Kofane ainda passam despercebidos, Obama é já o centro das atenções ou não tivesse o mesmo nome que um dos homens mais poderosos no mundo. Obama poderá ser um “diamante por lapidar”, pois de acordo com o site da Ecóle de Football Brasseries du Cameron foi ali que deram os primeiros pontapés na bola algumas estrelas camaronesas como Samuel Eto'o, Geremi, Pierre Wome ou Salomon Olembe. Será que o Alcanenense vai ser apenas um trampolim para o jovem Obama chegar a patamares mais altos?

Quem já saltou da Ecóle de Football Brasseries para a ribalta foi o seu compatriota Obama Obama (não é gralha) Joseph Florent que foi contratado pelo Buriram PEA da Tailândia e que nesta pré-época teve a oportunidade de jogar contra algumas das estrelas do milionário Chelsea treinado pelo ex-portista “cadeira de sonho” André Villas-Boas.

Friday, October 07, 2011

Bueno é o rei dos “galos brancos”!

O melhor marcador do Torneo Apertura da Liga mexicana, com 8 golos em 11 jogos, chama-se Carlos Bueno. Aos 31 anos, o avançado, que em Portugal será sempre recordado como mais um “flop” do Sporting, é o ídolo do desconhecido Querétaro FC. Desde que saiu de Alvalade, onde actuou na época 2005/06, o uruguaio já passou por Boca Juniors, Peñarol, Real Sociedad (IIª Divisão) e Universidad do Chile, até chegar ao Querétaro FC, onde depressa se assumiu como a referência atacante da equipa. Há até quem o considere o melhor jogador de sempre dos “galos brancos”, designação pela qual é conhecido o seu clube. Pelo Sporting fez quatro golos, todos no mesmo jogo frente ao Nacional da Madeira. Agora, arrisca-se a ficar na história do Querétaro FC. Aqui fica um vídeo com alguns dos golos de Bueno no México comemorados a preceito por uma dança “sui generis” de “El Loco”.

Por curiosidade, Kikin Benfica, antigo avançado do Benfica, tem apenas um golo e Dayro Moreno, que esteve nas cogitações do Sporting neste Verão, tem 5.

Tuesday, October 04, 2011

O 5º aniversário do Futebol-bonito!

Quincy Owusu Abeyie foi o primeiro protagonista de um post neste blogue há precisamente cinco anos. Na altura, o extremo estava no Spartak de Moscovo, hoje está no Panathinaikos, depois de já ter passado por mais seis clubes... Cinco anos se passaram e muita coisa mudou mas a minha paixão pelo futebol continua a ser a mesma. Neste período publiquei mais de 600 posts, onde exprimi alguns desabafos, fiz bastantes críticas, dei a conhecer alguns nomes “mirabolantes” do mundo futebolístico, recordei alguns jogadores que aprecio, coloquei vídeos de grandes golos, de situações caricatas... Uma enorme variedade de pequenos textos que foram suscitando as mais diversas reacções. Desde alguns elogios a vários comentários depreciativos, mas feitos de forma respeitosa, e também a vários insultos, tudo vai chegando.

Nestes cinco anos orgulho-me de já ter sido plagiado, pelo menos, uma vez por um jornal desportivo nacional, de ter sido citado num generalista, e de ter visto nascer outros blogues com a mesma designação.... A quantidade de comentários já conheceu melhores dias, mas todos os bloggers sabem que o número de reacções está quase sempre relacionado com o que se vai comentando noutros espaços... Confesso que há algum tempo que me deixei dessa prática, a não ser que considere o assunto interessante. As actualizações estão longe de ser as desejáveis, mas faço-o quando tenho disponibilidade e disposição, tendo sempre presente a procura de originalidade e a fuga à banalidade. O Futebol-bonito tem 109 seguidores, um número que vale o que vale pois pouco “feed-back” vão dando. O primeiro post foi colocado no dia 4 de Outubro de 2006. Quanto ao último, só o tempo o dirá.... Resta-me agradecer a todos aqueles que vão lendo o que vou escrevendo, que sei que ainda são alguns.