Wednesday, December 21, 2011

“Mi nombre es Alexander Cona”

Qual a probabilidade de haver um futebolista com o apelido Cona? Certamente muito reduzida. Qual a probabilidade desse jogador actuar nas divisões secundárias da Suécia? À partida, parece uma hipótese ainda mais remota, mas a beleza do futebol é mesmo esta: a de tornar reais situações que parecem impossíveis de acontecer. Alexander Nunez Cona representa o Lunds BK, do terceiro escalão sueco, e terá raízes chilenas, apesar de informações contraditórias que também lhe apontam ligações ao Peru. O médio de 30 anos já representou outros clubes suecos que nada dizem ao adepto português - Bunkeflo IF, IFK Malmö e Malmö Anadolu BI. O perfil no facebook do atleta apresenta o seu nome de modo ligeiramente diferente (Alexander Nuñez Coña), mas não há dúvidas de que é mais um que entra de caras num onze pornográfico e até pode fazer dupla de trincos com o eslovaco Kona.

Monday, December 19, 2011

Um golo “simplício”!

Fábio Simplício, um médio brasileiro que joga em Itália desde a época 2004/2005, acabou ontem com todas as remotas esperanças que o Nápoles tinha de evitar a derrota caseira com a Roma quando, já em tempo de compensação, fez o 3-1 final. O atleta que se destacou no São Paulo rematou de fora da área e, graças a um desvio num defensor contrário, bateu o desafortunado De Sanctis que tinha dado um peru de todo o tamanho no primeiro golo dos visitantes. Antes de chegar à Roma no início da última temporada, Simplício, hoje com 32 anos, representou Parma e Palermo.
szólj hozzá: Napoli 1-3 Roma

Sunday, December 18, 2011

Cantera do Barça conquista Mundial de clubes


O Barcelona acaba de conquistar o Mundial de clubes disputado no Japão ao golear os brasileiros do Santos por quatro golos sem resposta num jogo em que do onze titular que apresentou apenas os dois laterais não foram formados no clube. De facto, apenas Daniel Alves e Abidal não “cresceram” em La Masia, o centro de formação do emblema catalão. Aos nove “canteranos” que iniciaram a partida - Víctor Valdés, Piqué, Puyol, Sergio Busquets, Cesc Fàbregas, Xavi, Iniesta, Thiago Alcântara e Lionel Messi - ainda se juntaram Pedro e Fontás, entrados no segundo tempo. Para reforçar ainda mais o poderio da cantera barcelonista, basta referir que os quatro golos foram todos marcados por atletas formados no clube: Messi (quem mais poderia ser) com 2, Xavi e Fábregas. E convém não esquecer que também o técnico Pep Guardiola é "made in" Barça. Uma realidade única e muito difícil de igualar com tamanho sucesso onde quer que seja. Já Neymar, a estrela do Santos, passou ao completamente ao lado do jogo mas é inegável que qualidade ele tem.

Friday, December 16, 2011

O futebolista com o penteado mais bizarro é... Abel Xavier

Abel Xavier foi eleito, por 23 dos 63 leitores que participaram na última votação, como o jogador com o penteado mais bizarro da história do futebol. Formado no Sporting e Estrela da Amadora, Abel Xavier, hoje Faisal após a conversão ao Islamismo, conheceu um dos pontos mais altos da sua carreira ainda muito jovem quando se sagrou campeão do mundo de sub-20 (ainda com um penteado “normal), um título que lhe valeu a transferência para o Benfica, onde se manteve por três épocas. A partir daí transformou-se num autêntico “globetrotter” do futebol, tendo passado por Bari, Oviedo, PSV, Everton, Liverpool, Galatasaray, Hannover 96, AS Roma, Middlesbrough e LA Galaxy, onde pendurou as botas. Pela selecção portuguesa, o antigo lateral direito/trinco contabilizou 20 internacionalizações e 2 golos, tendo sido o protagonista do lance mais polémico do Euro 2000 que ditou o afastamento de Portugal da final da competição na derrota com a França na meia-final.
A completar o pódio ficam outros dois ilustres atletas cujos penteados, não menos exuberantes, também ficarão “imortalizados”: o nigeriano Taribo West, com 14 votos, e o colombiano Carlos Valderrama, com 10. Em quarto, ficou o francês Bacary Sagna, com 5, seguindo-se depois vários com dois votos: Alexis Lalas, David Beckham, Marek Hamsik, Muteba Kidiaba e René Higuita. Maykon, que rescindiu recentemente com o União de Leiria, teve apenas um voto, enquanto que em branco ficaram Chris Waddle, Marouane Fellaini e Paul Breitner. Entretanto, está aberta nova votação sobre quem irá ganhar a “Bola de ouro” da FIFA. Votem! Adiram ao blog no facebook em

Tuesday, December 13, 2011

João Silva: matador de pólvora seca

Muito se falou nesta jornada das perdidas incríveis de Cardozo no Marítimo-Benfica e de Élio no jogo entre Beira-Mar e FC Porto por terem acontecido nos encontros mais mediáticos. Talvez por este motivo, o incrível falhanço de João Silva na partida entre Vitória de Setúbal e Feirense tenha passado mais despercebido, mas é verdadeiramente de bradar aos céus. Melhor do que quaisquer palavras aconselho a ver o minuto 1.19 do vídeo. De resto, o jovem ponta-de-lança internacional sub-21 português está a fazer uma época muito abaixo do que seria expectável. O avançado formado no Desportivo das Aves foi titular em 10 jogos, jogou 924 minutos e marcou apenas três golos, o que dá uma paupérrima média de um golo a cada 308 minutos. A continuar assim, dificilmente conseguirá convencer o Everton a chamá-lo de vez para alinhar na Premier League.

V. Setubal 1-1 Feirense

Simão | Myspace Video

Sunday, December 11, 2011

Kapustas!! Deividas!

Internacional sub-19 pela Lituânia, o médio Deividas Kapustas está atualmente no Kaunas, actual antepenúltimo classificado da Liga do seu país. Contudo, o promissor atleta, de apenas 18 anos, já conta com uma passagem pelos escoceses do Hearts, cuja equipa sénior é treinada pelo português Paulo Sérgio, ex-técnico do Sporting. Pelo nome que ostenta, Kapustas tem tudo para poder vir a ser uma grande aposta em termos de marketing caso venha a ser contratado por um clube latino. Apesar dos sobrenomes muito semelhantes, não creio que Kapustas tenha alguma ligação com o técnico mais conhecido do Malawi, John Kaputa, atendendo à diferença de fisionomia e de cor...

Wednesday, December 07, 2011

A minha equipa do ano de 2011

Dentro das opções disponíveis, e obviamente sujeita a críticas, eis a minha equipa do ano de 2011 entre os atletas que alinharam na Liga dos Campeões.

Monday, December 05, 2011

Um Fedor agradável em Getafe

Fedor é sinónimo de «mau cheiro» e de «repugnante», mas há, pelo menos, um Fedor que até se está a revelar bem positivo. É o caso de Miku Fedor, avançado venezuelano do Getafe, que já leva cinco golos apontados na Liga Espanhola (dois deles ao Real Madrid), sendo um dos oitavos melhores marcadores atrás de craques como Cristiano Ronaldo, Messi, Soldado ou Falcao. Apesar dos golos do ponta-de-lança de 26 anos, que tem uma carreira construída em emblemas espanhóis, o clube dos arredores de Madrid ocupa a 16º posição, bem próxima dos lugares de descida. Antes de chegar ao Getafe, Miku já deixou o seu “fedor” no Alcoyano, Salamanca, Murcia, Valência B, Nàstic e Valencia, o maior clube que já representou. Aqui deixo o vídeo dos dois golos apontados no Santiago Bernabéu.

Saturday, December 03, 2011

O "galo" de Pazzini

Minuto 88. O irreconhecível Inter de Milão está a perder em casa com a Udinese por uma bola a zero quando o árbitro aponta para a marca de castigo máximo. Chamado a converter, Giampaolo Pazzini escorrega e a bola sai completamente descontrolada para desespero do ponta-de-lança italiano que, em 9 jogos ainda só marcou um golo esta época. Com mais este desaire, o Inter, que ainda tem muitos dos atletas que foram campeões europeus com José Mourinho, continua na 12ªa posição e corre o risco de ser ultrapassado por várias equipas que apenas jogam este domingo.

Thursday, December 01, 2011

Quaresma deu show em Telavive

Ricardo Quaresma deu hoje espectáculo em Telavive com dois portentosos golos que garantiram o triunfo ao Besiktas frente ao Maccabi. Primeiro, já em tempo de compensação do primeiro tempo atirou uma bomba de primeira ao ângulo superior direito. Depois, quando a partida caminhava para o final com um empate a duas bolas, o extremo formado no Sporting “lembrou-se” de tirar três adversários do caminho e fazer o 2-3 final. Apreciem os dois golos e decidam qual foi o melhor.