Thursday, June 28, 2012

João Moutinho e a arte de não saber marcar penáltis...

João Moutinho falhou ontem contra à Espanha o enésimo penálti da sua carreira. O médio do FC Porto até pode ter sido um dos melhores da selecção portuguesa no Euro, mas o é que é certo é que voltou a vacilar na hora de enfrentar o guarda-redes contrário na marca do castigo máximo. Depois de Rui Patrício ter defendido o remate de Xabi Alonso, pensou-se que Portugal poderia ganhar vantagem sobre “nuestros hermanos”, mas João Moutinho voltou a demonstrar que não tem a confiança necessária para arcar com tão grande responsabilidade. Assim que partiu para a bola, foi fácil perceber que ia falhar. Os seus intermináveis “passinhos” assim o indiciavam e, infelizmente, não me enganei.

Tuesday, June 26, 2012

O Moreno leva a Merenda!

                          
Uma merenda pode ser um simples lanche, mas também pode ser nome de goleador. Para comprovar esta teoria, que vale o que vale, apresento-vos o segundo melhor marcador da segunda Liga suíça. Moreno Merenda tem 34 anos, representa o FC Vaduz, clube dessa grande potência do futebol mundial que dá pelo nome de Liechtenstein, e apontou 11 golos nas 14 partidas disputadas. Ao longo da sua já longa carreira, Merenda, que é companheiro de equipa do ex-boavisteiro Peter Jehle, representou clubes como St. Gallen, Neuchâtel Xamax, FC Baden, FC Wohlen, Young Boys, FC Locarno e FC Luzern.

Monday, June 25, 2012

As “grandes bolas” de Andrea Pirlo

                   
Não é qualquer um que tem a coragem e a astúcia que o experiente médio teve na hora de enfrentar Joe Hart no desempate por grandes penalidades contra a Inglaterra, ainda para mais, numa altura em que a sua Itália estava em desvantagem depois de Montolivo ter atirado ao lado. Com a maior naturalidade do mundo, Andrea Pirlo bateu o penálti “à Panenka”, deixando o guarda-redes inglês impotente a ver a bola entrar devagar e caprichosamente na baliza. Aos 33 anos, o médio da Juventus continua a mostrar grande classe e é protagonista de um dos melhores momentos do Euro 2012.           

Friday, June 22, 2012

O futebol-bonito chega ao facebook

                   
Após quase seis anos de actividade, ter atingido 133 seguidores e já ter sido visitado por gente de 155 países, o futebol-bonito chegou ao facebook. Para além dos novos posts colocados no blog, os visitantes poderão encontrar vídeos, fotografias ou notícias sobre o fenómeno futebolístico. Podem aderir à página, carregando no botão "gosto" que se encontra na barra lateral do blog (à direita).

Thursday, June 21, 2012

Futebol fica mais pobre com abandono de Verón

                   
O futebol bonito vai ficar mais cinzento no próximo domingo quando Juan Sebastián Verón der por terminada uma meritória e honrosa carreira. Para além de ter passeado classe em Itália (Parma, Lazio e Inter) e Inglaterra (Manchester United e Chelsea), o brilhante médio argentino nunca renegou às suas origens, nem renunciou à selecção do seu país, como muitos outros fizeram. Agora, aos 37 anos, perseguido por alguns problemas físicos, e após ter ajudado o seu Estudiantes de la Plata a conquistar a Taça dos Libertadores (2009), “La Brujita” vai dizer adeus ao futebol jogado.

Tuesday, June 19, 2012

Portugal é favorito à conquista do Euro

                          
Portugal é o principal favorito a vencer o Campeonato Europeu. Esta é, pelo menos, a convicção da maioria dos visitantes que participaram na última votação. A seleção nacional recolheu 31 dos 65 votos, tendo deixado muito longe Alemanha (14) e Espanha (11). Das restantes seleções que chegaram aos quartos-de-final, a França teve quatro votos, a Itália dois e a Inglaterra um, enquanto que os “outsiders” Grécia e República Checa ficaram em branco. Prognósticos para confirmar nos próximos dias.

Saturday, June 16, 2012

Via Leonina, Roma

                       
Acabado de chegar de Roma, onde estive de férias, deixo-vos aqui uma imagem da Rua Leonina que lá encontrei. Não consta que haja nenhuma Rua dos Dragões ou das Águias...

Tuesday, June 05, 2012

N'Doram, o rei do Chade

                    
Nascido num país sem grandes tradições futebolísticas, Japhet N'Doram desafiou a lógica e ainda hoje é reconhecido como o melhor jogador natural do Chade de todos os tempos. O antigo extremo-direito fez furor em França na década de 90 e ainda hoje é recordado com carinho pelos adeptos do Nantes. Após ter feito a formação no seu país, ao serviço do Tourbillon, esteve duas temporadas nos camaroneses do Tonnerre Yaoundé, até se transferir no início de 1990/91 para o Nantes, onde esteve sete épocas, tendo marcado 76 golos em 173 jogos do campeonato. N'Doram foi peça fulcral na conquista do campeonato francês de 1994/95, onde formou um tridente atacante de luxo juntamente com Patrice Loko e Nicolas Ouédec. Terminou a carreira no Mónaco, em 1999/2000. A nível individual, foi considerado o segundo melhor jogador do continente africano em 1997. Pelo Chade, marcou 13 golos em 36 internacionalizações.
            

Friday, June 01, 2012

“MVP” Hulk vai deixar a liga portuguesa

Sem surpresa, Hulk foi considerado, pela maioria dos leitores que participaram na última votação, o melhor jogador da liga portuguesa na época 2011/2012. Apesar de ter estado uns furos abaixo do que produziu em 2010/2011, o avançado brasileiro foi decisivo na conquista de mais um título pelo FC Porto, reunindo a preferência de 48 dos 103 participantes na votação que encerrou ontem. Givanildo Vieira de Souza assumiu papel preponderante, principalmente, no último terço do campeonato, tendo marcado 9 golos em 10 jogos. Algumas das suas “vítimas” nesta fase foram “só” Benfica, Braga, Sporting e Marítimo. Como se não bastasse, foi ainda o jogador com mais assistências da SuperLiga. Performances que terão ajudado Roman Abramovich a abrir mais uma vez os cordões à bolsa para voltar a rechear os cofres do Dragão, de modo a levar Hulk para o Chelsea. Curioso é que, apesar do maior destaque e de já ter representado por diversas vezes a selecção brasileira, parece que o jogador continua a não ser muito conhecido no país onde nasceu, a avaliar pelo “boom” de visitantes que este blogue regista quando o jogador se destaca, como surgiu recentemente quando marcou dois golos à Dinamarca.

O segundo mais votado foi Pablo Aimar, com 19 votos, enquanto que a terceira posição foi partilhada por Diego Capel e João Moutinho, ambos com 8. Seguiram-se Van Wolfswinkel (7), Nolito (4), Cardozo e James Rodriguez (3), e Danilo Dias, Hugo Viana e Lima, todos com 1. Entretanto, está aberta nova votação sobre quem pensam que vai vencer o Campeonato da Europa. Votem!