Thursday, February 28, 2013

Musona: o futebolista mais inteligente do mundo

Quem são os pais que, no seu perfeito juízo, decidem brindar o seu rebento com o insólito nome de “conhecimento”. Pois é, foi o que os progenitores Musona decidiram fazer quando o pequeno Knowledge nasceu há 22 anos, no Zimbabué. Acontece que a criança “virou” futebolista, daí o seu nome não passar despercebido. Knowledge é avançado e representa o “aflito” FC Augsburg, antepenúltimo da Bundesliga, onde está por empréstimo do Hoffenheim, curiosamente penúltimo. Antes de chegar à Alemanha na época passada, Knowledge Musona jogou durante duas temporadas nos sul-africanos dos Kaizer Chiefs e tem a curiosidade de nunca ter actuado no principal campeonato do país que representa e cuja grande referência futebolística continua a ser Bruce Grobbelaar, mítico guarda-redes campeão europeu pelo Liverpool. 

Adiram ao blog no facebook em

Monday, February 25, 2013

Da Superliga à IIIª Divisão!

É muito usual falar-se de saltos no futebol, especialmente quando algum jogador transita de um clube pequeno para outro maior ou passa de uma divisão secundária para o campeonato principal. Contudo, também acontece o inverso e há muitos exemplos de atletas que já passaram pela Superliga e que hoje, pelas mais diversas razões, competem na IIIª Divisão Nacional. A maior parte são trintões que ainda gostam de correr atrás da bola, longe dos grandes palcos. Neste sentido, elaborei um onze composto por jogadores que em tempos actuaram nos principais estádios do país.
                                        
Para a baliza, optei por Adriano, hoje no Paredes e que jogou no principal campeonato pelo Gil Vicente. Quanto à defesa, escolhi Paulo Serrão (Aljustrelense-Farense), Braima (Vianense-Boavista/Aves/Gil Vicente), Mamadou N’Diaye (Moura-Vitória de Setúbal) e Zamorano (Felgueiras-Estrela da Amadora). No meio-campo alinham Bakero, na foto principal, que hoje joga no Felgueiras e que na liga maior passou por União de Leiria/Marítimo e Sporting de Braga (tendo ainda jogado no Sevilha), Luís Coentrão (Melgacense-Rio Ave/Gil Vicente), Schuster (Vila Real-Salgueiros), que surge na segunda foto, e o açoriano Nuno Sociedade (Santiago-Santa Clara).
 Para o ataque optei por uma dupla formada por Marco Nuno (Lusitano de Vila Real de Santo António-Farense/Gil Vicente), na foto em cima) e Cílio Sousa, (o tal que um dia marcou no Estádio da Luz pelo Gondomar, eliminando o Benfica da Taça de Portugal), que hoje joga no Oliveira do Bairro e que no principal campeonato representou o Beira-Mar. No banco podiam sentar-se, entre outros, Albertino e Quim Ferraz (ambos no Salgueiros), Josivan (Aguiar da Beira), Abiodun (Merelinense), Miguel Xavier (Sporting de Pombal) e Clément Beaud (Vitória de Sernache). 

Adiram ao blog no facebook em

Tuesday, February 19, 2013

John Lennon e Ghandi: uma dupla de respeito!

Apesar de não ter garantido a manutenção no Brasileirão, o Atlético Goianiense mostra que não é um clube qualquer. Afinal de contas, não é fácil juntar no mesmo plantel dois craques com nomes emblemáticos como são os de John Lennon (na foto, com a bola) e de Mahatma Gandhi. Sim, não é erro. John Lennon e Mahatma Gandhi são mesmo companheiros de equipa no clube brasileiro. E se o homónimo do histórico líder espiritual e pacifista indiano é um produto das camadas jovens do Atlético Goianiense, o lateral direito, que carrega sobre os ombros a responsabilidade de ter o mesmo nome do músico e compositor britânico, é um dos reforços da equipa, emprestado pelo Botafogo. Independentemente da qualidade futebolística dos dois jovens, espera-se é que os atletas não tenham o mesmo trágico destino que os “originais” John Lennon e Mahatma Gandhi...

Adiram ao blog no facebook em

Friday, February 15, 2013

Leitores dizem que o Sporting não desce. Será que estarão certos?

De acordo com a maioria dos leitores que participaram na última votação, apesar da péssima campanha, o Sporting não vai descer de divisão. Segundo 29 dos 42 votantes, o clube leonino, treinado por Jesualdo Ferreira – que até começou bem, mas tem vindo a perder fôlego – vai garantir a permanência. Entretanto, está aberta nova votação sobre quem está a a ser o jogador-revelação da Liga Portuguesa. Optei por apenas escolher jogadores jovens, que se tenham estreado esta época na principal divisão e que não representem nenhum dos tradicionais “grandes”. Votem!

Adiram ao blog no facebook em

Thursday, February 14, 2013

Um Kiss para animar o dia!

Neste dia de São Valentim decidi brindar-vos com um nome sui generis. Filip Kiss é um médio eslovaco que joga nos galeses do Cardiff City, líder destacado do Championship inglês (equivalente à Liga de Honra portuguesa), desde a última época. Antes, o jovem de 22 anos, que em pequeno tinha a alcunha de “kissinho”, representou o Slovan Bratislava e o MFK Petrzalka, do seu país.

Adiram ao blog no facebook em

Tuesday, February 12, 2013

A estreia de Caraglio na Europa

Milton Caraglio, uma das “coqueluches” deste blogue, chegou finalmente à Europa. Após uma boa campanha nos chilenos do Rangers de Talca, o ponta-de-lança argentino foi um dos reforços de inverno dos italianos do Pescara e, apesar de já ter sido titular, ainda procura o seu primeiro golo em solo transalpino. No espaço de dois anos, o clube que ascendeu esta época à Serie A é o quarto emblema que Caraglio representa. Formado nos argentinos do Rosario Central, transferiu-se depois para os norte-americanos dos New England Revolution, de onde transitou para o Rangers de Talca. Aos 24 anos, e 16 golos depois, chegou finalmente à Europa (o mais perto que tinha estado foi quando cumpriu um período de testes no West Ham), onde prometemos continuar a acompanhar o seu desempenho com atenção. Apreciem o modo com o nome do futebolista soa em italiano neste vídeo... Curiosamente, no Pescara, encontrou um companheiro de equipa que também pode dar azo a algumas piadas: Antonio Bocchetti.

Adiram ao blog no facebook em

Friday, February 08, 2013

A pior equipa do país mora no Cartaxo

Com apenas dois pontos nas 17 jornadas já realizadas, o Sport Lisboa e Cartaxo é, de longe, a equipa com pior prestação na presente época em todos os campeonatos nacionais de futebol de onze no escalão de seniores. A formação ribatejana, que milita na série E da IIIª Divisão Nacional, tem ainda o pior registo de golos marcados (8) e é a segunda defesa mais batida (com 48 golos sofridos), só suplantada pelos açorianos do Flamengos (55). Curiosamente, os únicos dois pontos conquistados até agora pelo SL Cartaxo, que alinha no moderno Estádio Municipal (na foto), foram conquistados contra o mesmo adversário: a União Recreativa e Desportiva de Tires. Primeiro, registou-se um empate a uma bola em casa do “lanterna vermelha” e, no passado fim-de-semana, registou-se novo empate, desta feita a zero, no terreno do Tires. Duas atenuantes para a má campanha cartaxense são o facto do plantel ser constituído na sua grande maioria por jovens e o clube debater-se com dificuldades financeiras.

Adiram ao blog no facebook em

Monday, February 04, 2013

O melhor norte-coreano foi jogar para a Coreia do Sul

Jong Tae-Se é o melhor futebolista norte-coreano da actualidade e, por conseguinte, o mais mediático. Deste modo, não deixa de ser bastante curioso e irónico até, que o avançado tenha assinado recentemente por um clube da Coreia do... Sul, dadas as conturbadas relações entre as duas nações. Nascido no Japão, depois de ver confirmada a transferência do Colónia para o Suwon Samsgung Bluewings, o "Rooney Asiático" afirmou que «jogar na Coreia do Sul significa» para si «representar a Coreia do Norte internacionalmente. Enquanto aqui estiver, ficarei satisfeito por servir como um embaixador entre o Sul e o Norte». Aos 28 anos, o atleta, - que é filho de pai sul-coreano e mãe norte-coreana -, trocou a segunda liga alemã por um dos mais famosos clubes sul-coreanos, campeão por quatro vezes desde a sua fundação em 1995.

Jong Tae-Se tornou-se mundialmente famoso durante o Mundial 2010 por ser a principal figura da seleção da Coreia do Norte e por ter chorado durante o entoar do hino do país que escolheu representar antes do jogo com o Brasil. Foi a participação no Campeonato do Mundo que lhe permitiu ganhar o “passaporte” para o futebol europeu, tendo sido contratado pelo Bochum, mas a “aventura” não correu da melhor forma e agora está de volta ao futebol asiático. Antes de chegar à Alemanha, Jong Tae-Se, que sabe falar português devido ao contacto com brasileiros no Japão, deu nas vistas no Kawasaki Frontale.

Adiram ao blog no facebook em