Thursday, August 29, 2013

Hosiner, o Rei da Áustria vai visitar o Dragão!

A Bundesliga austríaca está longe de figurar entre os campeonatos mais reputados do futebol europeu. Ainda assim, não deixa de causar alguma estranheza que Philipp Hosiner permaneça no Áustria Viena, clube que o sorteio da Liga dos Campeões, realizado esta tarde, colocou no mesmo grupo do Futebol Clube do Porto. O avançado austríaco de 24 anos foi o melhor marcador da última edição do campeonato do seu país ao apontar 32 golos.

Esta temporada promete continuar a fazer estragos nas defesas contrárias, apesar de o início não estar a ser tão fulgurante como foi a época anterior que iniciou ao serviço do Admira Wacker, transferindo-se depois para o seu actual clube, onde se sagrou campeão. Iniciou a carreira na Alemanha, na equipa secundária do TSV 1860 Munique, e jogou depois nos também alemães do SV Sandhausen, onde não foi muito feliz. Em 2010/2011 chegou aos austríacos do First Vienna, da IIª Divisão, onde deu nas vistas, tendo assinado então pelo Admira Wacker. Agora, Mangala e Otamendi que se preparem.

 Adiram ao blog no facebook em

Friday, August 23, 2013

Nacional de Seniores: 80 clubes lutam por três vagas

Arranca domingo a primeira edição do Campeonato Nacional de Seniores, competição que resulta de uma reorganização das antigas IIª e IIIª Divisões nacionais e cujo modelo competitivo levanta muitas dúvidas. Desde logo, a prova vai ser disputada por 80 equipas, repartidas por oito séries, e apenas três clubes vão garantir a subida à IIª Liga após disputarem uma autêntica maratona de jogos. Outra questão que a meu ver não foi devidamente acautelada foi a possibilidades de clubes vindos dos Distritais encontrarem adversários despromovidos dos campeonatos profissionais. A confirmar esta teoria, a série C abre logo com um Freamunde-Vila Flor, duas equipas que na última época estiveram separadas por três escalões. A equipa da casa foi o “lanterna vermelha” da Liga de Honra, enquanto que os transmontanos (na foto) foram campeões distritais de Bragança, conquistando um feito inédito... Aliás, com o fim da IIIª Divisão, passa a ser possível, embora a hipótese seja muito remota, que uma equipa “salte” dos Distritais para a Super Liga em apenas quatro épocas...

Deixo aqui as regras deste campeonato que, em minha opinião, tem tudo para não durar muito tempo com as actuais regras que aqui reproduzo:

O Campeonato Nacional de Seniores é disputado por 80 equipas em duas fases:

A - Primeira Fase
1. É composta por 80 clubes, os quais são divididos em oito séries com 10 clubes cada, disputada a duas voltas;
2. Os dois clubes primeiros classificado de cada série jogam para a subida de divisão;
3. Os clubes classificados do terceiro ao oitavo lugar de cada série jogam para a descida de divisão.

 B – Segunda Fase - Séries de Subida
1. A segunda fase das séries de subida é composta pelos 16 clubes classificados nos dois primeiros lugares de cada uma das oito séries da primeira fase;
 2. Os 16 clubes são divididos em duas séries de oito clubes cada;
3. A segunda fase será disputada a duas voltas para apurar o primeiro e segundo classificado de cada série. 4. Os dois clubes primeiros classificados de cada uma das duas séries jogam entre si, um jogo final, para apurar o campeão nacional de seniores;
5. Sobem automaticamente à Liga de Honra os dois clubes classificados no primeiro lugar de cada uma das duas séries.
6. Os clubes classificados em segundo lugar de cada uma das duas séries jogam entre si, dois jogos, para apurar o clube que também sobe à Liga de Honra.

 C – Segunda Fase - Séries de Manutenção/Descida
1. A segunda fase das séries de manutenção/descida é composta por 64 clubes classificados do 3º ao 10º lugar de cada uma das oito séries da primeira fase;
2. Os 64 clubes são divididos em oito séries de oito clubes cada e, em cada série, jogarão entre si, a duas voltas por pontos;
3. Os dois clubes últimos classificados de cada uma das oito séries de manutenção/descida (7º e 8º) descem automaticamente aos campeonatos distritais;
4. Os clubes 6º classificados de cada uma das oito séries de manutenção/descida jogam uma eliminatória em dois jogos, de acordo com o sorteio puro a efetuar, para apurar os restantes quatro clubes que também descem aos campeonatos distritais.

 O agrupamento das séries será elaborado de acordo com a localização geográfica dos clubes, considerando-se para o efeito os 10 primeiros clubes que estiverem mais a norte de uma linha horizontal, traçada no mapa, e assim sucessivamente.

 Adiram ao blog no facebook em

Wednesday, August 14, 2013

Bacari, um globetrotter do futebol nacional

É cada vez mais raro nos dias de hoje haver jogadores que se destaquem pela dedicação a um único clube ao longo da carreira (estou a lembrar-me do já retirado Paolo Maldini). Em contrapartida, há outros que, movidos pelo dinheiro, não hesitam na hora de trocarem de clube sempre à procura de melhores condições financeiras, veja-se o caso de Zlatan Ibrahimovic. Depois há o caso de... Bacari Djaló. Aos 30 anos, o possante ponta-de-lança vai alinhar no Caldas Sport Clube, que é “só” o 15º clube da sua carreira. O internacional pela Guiné-Bissau tem feito todo o seu trajeto nos escalões secundários do futebol nacional e o clube de maior nomeada que já representou foi o Vitória de Guimarães em 2006/2007, época em que o atual detentor da Taça de Portugal jogou na IIª Liga.

De resto, nas 17 épocas da sua carreira, Bacari apenas por duas épocas, no início do seu percurso futebolístico, representou o mesmo clube em duas épocas seguidas, o Sporting de Pombal. Representou ainda o Famalicão por duas vezes, mas em alturas distintas. Os outros clubes que fazem parte do currículo deste autêntico globetrotter do futebol luso são: Beneditense, Bidoeirense, Felgueiras, Vila Meã, Penafiel, Ribeirão, Carregado, Bragança, Académico de Viseu, Pinhalnovense e Juventude de Évora, na última época. Um “recorde” oficioso que poderá ser ainda mais reforçado nas próximas épocas. Assim queira Bacari.

 Adiram ao blog no facebook em

Friday, August 09, 2013

O estranho caso de Labyad...

A recente despromoção de Zakaria Labyad para a equipa “B” do Sporting não deixa de causar alguma estranheza, tal como já tinha sido sucedido com a sua exclusão dos convocados para o Torneio do Guadiana. Alegadamente, isto com base nos jornais, terá sido o presidente Bruno de Carvalho a vetar a inclusão do atleta que não quis ver reduzido o chorudo salário que esta época aumentou para dois milhões de euros por ano. Contudo, custa-me a crer que um técnico como Leonardo Jardim admita intromissões da direção do clube no seu trabalho. Por outro lado, se foi uma mera opção técnica, porque razão o jogador esteve na apresentação oficial da formação leonina, teve número atribuído e agora, quando menos se esperava, é “encostado” para a formação secundária.

De resto, não me parece que despromover o jogador seja a melhor solução que cative outros clubes a virem buscar o internacional marroquino que ainda não mostrou em Alvalade as qualidades que o fizeram distinguir-se no PSV. No entanto, creio que o jogador tem talento e que poderia vir a “explodir” esta temporada. Recentemente estive em Bruxelas e um conterrâneo de Labyad garantiu-me que o jogador precisa que haja um treinador que aposte em si e lhe dê minutos de jogo que lhe permitam ganhar ritmo, de modo a poder mostrar todo o potencial que lhe foi apontado na Holanda. Esta é apenas mais uma “novela” que promete ir arrastar-se para os lados de Alvalade e que poderá, ou não, conhecer o último episódio até dia 31.

 Adiram ao blog no facebook em