Friday, May 30, 2014

Argélia ou “França B”?

A constante e crescente globalização e circulação de cidadãos entre diversos continentes é propícia à ocorrência de fenómenos curiosos como o que sucede com a selecção da Argélia. Da lista de 28 atletas pré-convocados por Vahid Halilhodzic há 21, sim 21, que nasceram em França, daí que, num cenário mais radical, a selecção do norte de África possa disputar o Mundial com apenas dois jogadores nascidos no país. A grande maioria dos convocados nasceu e cresceu em França, nunca tendo jogado em nenhum clube da Argélia. No Mundial de 2010 ocorreu algo semelhante, já que dos 23 convocados 17 nasceram em França. A grande vaga de argelinos para França na década de 60 do século passado é uma das razões que explica esta “francodependência”. Na maioria são jogadores que nunca tiveram oportunidades na seleção francesa e optaram por representar a pátria dos seus pais. Uma das raras excepções foi Zinedine Zidane, francês, mas filho de pais argelinos. “Zizou” ainda chegou a ser sondado para defender a Argélia, mas optou pela seleção francesa, na qual foi fundamental para a conquista do título mundial em 1998.

De resto, Sofiane Féghouli, jogador do Valência e maior “estrela” da selecção actual, chegou a representar as selecções jovens francesas mas acabou por optar por jogar pela Argélia devido à falta de oportunidades. Caso bem diferente é o de Karim Benzema, ponta-de-lança do Real Madrid, também ele descendente de argelinos, mas que a França tratou de “agarrar” a tempo. Na lista dos 30 pré-convocados da seleção argelina, Mohamed Zemmamouche (USM Alger), Azzedine Doukha (USM El Harrach), o academista Rafik Halliche, Saïd Belkalem (Watford), Abdelmoumene Djabou (Club Africain), o sportinguista Islam Slimani e o ex-vimaranense Hillal Soudani são os sete “heróis”que não são naturalizados.

Do lado oposto estão: Raïs M'Bolhi (CSKA Sofia), Cédric Si Mohamed (CS Constantine), Carl Medjani (Valenciennes), Aïssa Mandi, Madjid Bougherra (Lekhwiya), Faouzi Ghoulam (Nápoles), Liassine Cadamuro (Maiorca), Mehdi Mostefa (AC Ajaccio), Ryad Boudebouz (Bastia), Saphir Taider (Inter de Milão), Adlène Guedioura (Crystal Palace), Amir Karaoui (ES Sétif), Medhi Lacen (Getafe), o ex-benfiquista Hassan Yebda (Udinese), Yacine Brahimi (Granada), Nabil Bentaleb (Tottenham), Foued Kadir (Rennes), Sófiane Feghouli (Valência), Rafik Djebbour (Nottingham Forest), o portista Nabil Ghilas e Riyad Mahrez (Leicester).

 Adiram ao blog no facebook em

Monday, May 26, 2014

Argozelo tem o melhor ataque de Portugal

É em Trás-os-Montes que mora a equipa que apresenta a melhor média de golos marcados entre os campeonatos nacionais e as principais divisões do futebol distrital de norte a sul de Portugal. O Centro Cultural e Desportivo Minas de Argozelo marcou 82 golos nos 22 jogos que disputou na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Bragança, o que confere uma média de 3,72 golos por jogo. A equipa treinada por António Forneiro teve no avançado Ricardo Diz, autor de 28 golos no campeonato, um dos seus melhores elementos.

Apesar da espectacular capacidade concretizadora, a formação da vila do concelho de Vimioso terminou a competição na segunda posição a 10 pontos do campeão Torre de Moncorvo. Curiosamente, as duas formações vão defrontar-se na final da Taça da AFB, agendada para o próximo dia 1 de Junho. Foto: Facebook Grupo Desportivo Minas de Argozelo.
 Adiram ao blog no facebook em

Friday, May 23, 2014

Paulo Rangel na Malásia

Não. O cabeça-de-lista da Aliança Portugal não aproveitou o último dia de campanha para as eleições europeias para viajar até à Ásia. Este Paulo Rangel é outro. É brasileiro, marca golos que se farta e curiosamente no início da sua carreira passou por vários clubes portugueses. Paulo Rangel do Nascimento Gomes, de 29 anos, chegou esta época ao Selangor e é o melhor marcador da Liga da Malásia com 15 golos em 15 jogos, a que se juntam mais sete tentos em seis jogos na Taça da AFC (Asian Football Confederation).

Até já há quem fale na naturalização do ponta-de-lança para que passe a representar a selecção da Malásia. Em Portugal, Paulo Rangel representou Boavista, Varzim, Gondomar, Maia e Lousada até ao final da época 2006/07, altura em que regressou ao Brasil para clubes de menor dimensão, até que em 2008 teve a sua primeira experiência no continente asiático ao serviço do Dibba Al-Hisn SC, dos Emirados Árabes Unidos. Regressou ao Brasil onde se manteve até 2012 quando ingressou nos tailandeses do Muang Thong United FC. Daí saiu para a Malásia, primeiro para o Perak FA, actual clube do ex-sportinguista Purovic, onde as suas boas exibições despertaram a cobiça do Selangor.

 Adiram ao blog no facebook em

Tuesday, May 20, 2014

Simeone, o bi-campeão colchonero

Na longínqua época de 1995/1996, o Atlético de Madrid conquistou uma saborosa “dobradinha” em Espanha ao conquistar campeonato e a Taça do Rei com uma equipa treinada por Radomir Antic onde os jogadores mais influentes eram Luboslav Penev, Kiko, Milinko Pantic, José Luis Caminero, Molina e... Diego Simeone. Quis o destino que, passados 18 anos, fosse este raçudo médio argentino que levaria os “colchoneros” a intrometerem-se novamente na tradicional luta a dois entre Barcelona e Real Madrid.

“El Cholo” pode orgulhar-se, assim, de ser bi-campeão com uma equipa que continua a ser vista como um “outsider” naquela que muitos consideram ser a melhor liga do mundo e ainda se arrisca a ser campeão europeu caso este sábado consiga derrotar o super-milionário Real Madrid. O jovem técnico tem o mérito de ter conseguido extrair o máximo rendimento de jogadores que até esta temporada não passavam de banais. O melhor exemplo é o de Diego Costa, um dos grandes obreiros da conquista do título e que fez “esquecer” Radamel Falcao.
Nas três épocas que leva nos colchoneros, Simeone já conquistou um campeonato, uma Taça do Rei, uma Supertaça e ainda uma Liga Europa. Troféus que junta aos títulos de campeão argentino no Estudiantes (Apertura 2006) e no River Plate (Clausura 2008). Aos 44 anos, e independentemente do que acontecer na final de Lisboa, Simeone já ganhou um lugar de destaque na história do Atlético de Madrid.

 Adiram ao blog no facebook em

Thursday, May 08, 2014

William Carvalho eleito “jogador revelação”!

Sem margem para dúvidas, William Carvalho foi considerado o jogador revelação da liga portuguesa por 50 dos 67 leitores que votaram nesta eleição. Com apenas 22 anos, e após ter estado emprestado ao Fátima e aos belgas do Cercle Brugge, o jovem “pegou de estaca” no meio-campo do Sporting e rapidamente se assumiu como um dos indiscutíveis no esquema de Leonardo Jardim. Não há grandes dúvidas de que vai ser um dos 23 chamados por Paulo Bento para o Mundial e não será de espantar se roubar o lugar a Miguel Veloso. William Carvalho impressiona pela sua força física, rigor táctico e sentido posicional. Além disso, ainda apresenta um excelente sentido de oportunidade, que já lhe valeram quatro golos na Liga. Dificilmente ficará no Sporting.

Na segunda posição ficou o bracarense Rafa que arrecadou 11 votos, enquanto que o último lugar do pódio é partilhado pelo setubalense Ricardo Horta e pelo maritimista Theo Weeks, que recolheram ambos dois votos. Com apenas um ficaram Nuno Rocha e Pardo. Já Avto, Ederson, Miguel Rosa e Tomané não recolheram qualquer voto. Entretanto, está aberta nova votação sobre a selecção favorita a conquistar o Mundial do Brasil. Votem!

 Adiram ao blog no facebook em