Tuesday, July 29, 2014

Gabi: o bi-campeão das subidas (que nunca subiu) vai para o Chipre

Gabi conseguiu o que que pouca gente consegue. Já depois dos 30 anos, o médio foi dos jogadores mais utilizados em duas equipas que subiram à Primeira Liga. Mas nem isso lhe valeu para renovar contrato e, após rubricar duas excelentes épocas, a “recompensa” que recebeu foi a não renovação do contrato. Em 2012/2013, saído do Sporting da Covilhã, foi um dos “motores” do Arouca que garantiu a subida mas, como muitas vezes sucede, o clube preferiu fazer uma “revolução” no plantel e Gabi acabou por ir parar ao Penafiel, onde mais uma vez assumiu um papel bastante interventivo. Alinhou em 47 jogos e marcou quatro golos, de novo insuficientes para garantirem a renovação do contrato. Parecia que o seu futuro iria passar pelo Académico de Viseu e, aos 33 anos, parecia cada vez mais arredado de jogar no principal campeonato. Puro engano. Apesar de ter iniciado a pré-época no emblema viseense, também da IIª Liga, o experiente jogador recebeu um convite irrecusável dos cipriotas do Nea Salamis e vai embarcar na sua primeira “aventura” no estrangeiro.

Gabi Couto foi formado no Fiães, onde se estreou nos seniores, tendo passado depois por Feirense e Santa Clara até chegar ao Sporting da Covilhã na época 2011/2012. Sorte diferente tiveram Dani Coelho e Idriss, com quem jogou no clube serrano e no Arouca, e que também não continuaram no clube do distrito de Aveiro. O primeiro continua em Penafiel e o médio senegalês ajudou o Moreirense a subir mas foi contratado pelo Boavista.

Adiram ao blog no facebook em

Thursday, July 24, 2014

Um rabo seminu...

O vimaranense Moussa Maazou tem um companheiro de equipa na selecção do Níger digno de figurar entre o “top ten” de futebolistas com nomes mais bizarros. Rabo Saminou é um guarda-redes de 28 anos que, infelizmente, ainda não teve oportunidade de jogar na Europa. No seu país, representou sempre o Sahel Sporting Club e pelo meio já teve duas experiências no Enyimba, da Nigéria, e no Cotonsport, dos Camarões. Tem um palmarés assinalável, pois já foi campeão nos três países onde jogou. Curioso é que o guardião tenha optado por usar como “nome de guerra” Rabo Saminou e não Rabo Gado, que também proporcionaria trocadilhos bem interessantes...

 Adiram ao blog no facebook em

Thursday, July 17, 2014

Robben, o injustiçado

Goste-se ou não, a Alemanha foi uma justa vencedora do Mundial do Brasil. A selecção germânica foi uma verdadeira equipa na acepção da palavra. Teve jogadores que se exibiram em grande plano como Manuel Neuer, Mats Hummels, Toni Kroos, Philipp Lahm, Thomas Muller ou Bastian Schweinsteiger, mas foi, acima de tudo, o colectivo que sobressaiu. Já a nível individual, o jogador que, a meu ver, mais desequilibrou foi, indiscutivelmente, Arjen Robben. Aos 30 anos, e depois de mais de 50 jogos oficiais "em cima", o extremo holandês do Bayern de Munique chegou ao Brasil num momento de forma espectacular. Marcou três golos, foi eleito três vezes o melhor em campo e colocou em alerta todas as defesas que encontrou com a bola colada ao seu portentoso pé esquerdo. Contudo, o marketing e o lobby Messi voltaram a falar mais alto e foi o argentino que recebeu a "Bola de ouro". Anedótico.

 Adiram ao blog no facebook em

Thursday, July 10, 2014

Benito é o 18º lateral esquerdo da “era” Jesus

Desde que Fábio Coentrão deixou o Benfica que o clube encarnado tem tido dificuldade em encontrar um lateral esquerdo de qualidade. O brasileiro Siqueira, emprestado pelo Granada na última temporada, foi talvez o mais regular desde que o internacional português, ele próprio uma adaptação à posição, rumou ao Real Madrid, mas “abriu demasiado a boca” e não ficou na Luz. Por isso, o campeão nacional já tratou de contratar mais dois defesas esquerdos: o brasileiro Djavan (ex-Académica) e o suíço Loris Benito (ex-Zurique), respetivamente, 17º e 18º laterais canhotos da era de Jorge Jesus como treinador do Benfica.

Recapitulemos então todos os laterais esquerdinos que o clube “encarnado” teve desde que o técnico assumiu o comando na época 2009/2010. Nessa temporada, Sepsi (1), o tal que disse que queria ser melhor que Maldini, Shaffer (2), reforço indicado por Jesus, César Peixoto (3), Jorge Ribeiro (4) e Fábio Coentrão (5) lutaram pela posição e foi o “caxineiro” que mais vezes jogou a titular. Na temporada seguinte (2010/2011), chegou Carole (6), outro reforço que chegou cheio de ilusões mas que não conseguiu vingar. Coentrão saiu para o Real no final dessa época e na seguinte (2011/2012), chegaram mais dois reforços: Emerson (7) e Capdevila (8), mas quando se esperava que a aposta recaísse no espanhol campeão do mundo, Jesus optou teimosamente no brasileiro tido como um dos “patinhos feios” desse plantel. O jovem Luís Martins (9) também integrou esse plantel mas poucas hipóteses teve. Em 2012/2013 JJ tentou fazer com o regressado Melgarejo (10) o mesmo que fez com Coentrão mas sem o mesmo sucesso. Também do Paços de Ferreira chegou Luisinho (11) que também não ficou muito tempo na Luz. Integraram ainda o plantel o polivalente André Almeida (12) e o brasileiro Bryan (13), que começaram na equipa B. Na época passada chegaram Sílvio (14), Bruno Cortez (15) e Siqueira (16). Seguem-se agora Djavan (17) e Loris Benito (18). O suíço já provou ser bom a apanhar animais (ver foto). Resta saber se será bem sucedido e se ainda chegará mais algum durante este defeso.

 Adiram ao blog no facebook em

Friday, July 04, 2014

Anel na Boka para Reza(r) no Mundial

Como em todas as grandes competições costuma haver “nomes para todos os gostos”, o Mundial do Brasil não é excepção e decidi elaborar uma selecção dos atletas com os nomes mais curiosos da competição. Tentei optar por jogadores mais desconhecidos, e só por isso excluí o grande Kagawa que entrava de caras neste onze singular, e por abranger o máximo de selecções possível.
Mohamed Zemmamouche GR Algéria
Domagoj Vida DD Croácia
Nicolas N’Koulou DC Camarões
Azubuike Egwuekwe DC Nigéria
Arthur Boka DE Costa do Marfim
Anel Hadžić MD Bósnia
Yasuyuki Konno MC Japão
Marco Parolo MC Itália
José Pedro Fuenzalida ME Chile
Didier Ya Konan PL Costa do Marfim
Reza Ghoochannejhad PL Irão (na foto à esquerda)

 Adiram ao blog no facebook em