Sunday, November 30, 2014

Antigos internacionais portugueses jogam actualmente nos Distritais

Muitas crianças crescem com o sonho de virem a ser futebolistas profissionais. Uma parte muito reduzida consegue alcançá-lo, outras nunca lá chegam perto e outras “perdem-se” pelo caminho... Muitos são os jovens que conseguem integrar os escalões de formações de grandes equipas do futebol nacional, que chegam a representar a selecção nacional, mas que pelos mais diversos motivos não conseguiram vir a singrar no futebol como inicialmente se pensava. Deixo-vos aqui 13 atletas que representaram Portugal nas suas camadas jovens, foram companheiros de equipa de algumas das “estrelas” do futebol nacional e que actualmente representam clubes que jogam em campeonatos distritais espalhados pelo país.

Paulo Norinho é guarda-redes do Zebreirense, que milita na 2ª Divisão da AF Porto. Tem 30 anos, foi internacional sub-15 e sub-16 na altura em que jogava nos escalões de formação do FC Porto.
Luís Portela é lateral direito no Alcochetense, da 1ª Divisão da AF Setúbal. Tem 26 anos, foi internacional sub-18, sub-19, sub-20 e sub-21. Foi formado no Vitória de Setúbal e participou no europeu de sub-19 em 2007.

Hugo Matos é defesa do Serzedelo, que disputa a Pro-nacional da AF Braga. Tem 30 anos, foi internacional sub-15, sub-16, sub-18 e sub-19. Passou pela formação do FC Porto.

Também defesa é o madeirense Zé Pedro, antigo internacional sub-16 e sub-17, que representa o Bairro da Argentina, da Divisão de Honra da AF Madeira. Tem 28 anos e jogou nas camadas jovens do Sporting de Braga.

Outro defesa é Eduardo Simões, hoje com 32 anos, e que fez quase toda a formação no Benfica, onde nunca passou da equipa B. Foi internacional sub-15, sub-16, sub-17, sub-18 e sub-20. Joga no Alta de Lisboa, da Divisão Honra da AF Lisboa.

O algarvio Luís Afonso é um dos destaques do meio-campo do Culatrense, da 1ª Divisão da AF Algarve. Tem 31 anos, foi internacional sub-15, sub-16, sub-17, sub-19 e sub-20. Passou pela formação do FC Porto.

Luís Carlos também é médio, mas do Barrosas, da Divisão de Honra da AF Porto. Fez formação no Vitória de Guimarães, onde foi campeão nacional de iniciados, e foi internacional sub-15 e sub-16. Hoje tem 32 anos.

Também médio é Cristiano Gomes, de 27 anos, que representa o Coutada, da Pro-nacional da AF Lisboa. Passou pelas camadas jovens do Benfica e foi internacional sub-16, sub-17 e sub-18.

Toninho é outro dos médios desta equipa. Tem 31 anos, joga no Perafita, da Pro-nacional da AF Porto, passou pelas camadas jovens do FC Porto e foi internacional sub-16, sub-17, sub-19, sub-20 e sub-21.
Um nome que dispensa apresentações é o de Cândido Costa. Hoje com 33 anos, representa a AD Ovarense. É, indiscutivelmente, o jogador com mais internacionalizações desta “equipa” e o único que experimentou a sensação de jogar ao mais alto nível. Foi internacional sub-15, sub-16, sub-17, sub-18, sub-20 e sub-21.

Zé Miguel tem 30 anos, é avançado do GD Louro, da Divisão de Honra da AF Braga e foi internacional sub-15 e sub-16. Jogou na formação do FC Porto.

Nuno Veludo tem 28 anos e joga no Tojal, At. Tojal, da Pro-nacional da AF Lisboa. Foi internacional sub-16 e sub-17. Jogou na formação do Benfica.

Por último, Bruno Gonçalves foi formado no Vitória de Setúbal. Tem 29 anos e joga no Comércio e Indústria, da 1ª Divisão da AF Setúbal. Foi internacional sub-18, sub-19 e sub-20.

PS: Na foto em cima surgem Cândido Costa, Luís Afonso e Luís Portela.

Na do meio aparece Paulo Norinho e na de baixo Hugo Matos.

 Adiram ao blog no facebook em

Wednesday, November 26, 2014

Soriano é “intruso” entre craques

Há um nome que salta à vista quando se olha para a lista dos 40 nomeados para a equipa do ano 2014 da UEFA e não, não estou a falar de Cristiano Ronaldo ou de Beto, os dois únicos futebolistas portugueses que integram o rol de candidatos. Estou a falar do espanhol Jonathan Soriano que a, par do ex-benfiquista Ezequiel Garay (actualmente no Zenit), é o único que não joga nas principais ligas europeias – Espanha, Inglaterra, Alemanha ou Itália. O ponta-de-lança dos austríacos do Red Bull Salzburg é mesmo a maior surpresa da extensa lista que está a votos no site da UEFA. O avançado que, quando saiu do Barcelona, onde nunca conseguiu passar da equipa B, terá estado nas cogitações do Benfica, terminou a edição de 2013/14 da Bundesliga austríaca com 31 golos, a que juntou ainda 17 assistências, sagrando-se o melhor marcador e sendo eleito o jogador do ano. Foi também o melhor marcador da Liga Europa, marcando por oito vezes, apesar da eliminação da sua equipa nos oitavos-de-final. O avançado de 29 anos começou a presente época da melhor maneira, ao marcar cinco vezes na vitória do Salzburgo por 8-0 sobre o SV Grödig.

Na época passada, marcou 48 golos em 43 jogos e nesta já leva 28 em 26 partidas, mostrando ser um autêntico “bombardeiro”. Natural de Barcelona, Jonathan Soriano iniciou a carreira no clube “menor” da cidade, o Espanhol, de onde transitou mais tarde para o “todo poderoso” FC Barcelona, mas foi preciso ir para a Áustria para mostrar todo o potencial que fazem dele um dos mais temíveis “matadores” do futebol europeu. É certo que a liga austríaca está longe de ser das mais competitivas, mas o que é certo é que o avançado também tem demonstrado a sua veia goleadora nas competições europeias e já começa a sentir que o “exílio” na Áustria começa a ser prolongado demais e que merece outros voos.
Adiram ao blog no facebook em

Monday, November 24, 2014

Procura-se guarda-redes de “olhos em bico” para a Bundesliga

Basta um olhar mais atento para os protagonistas da principal liga alemã de futebol para se constatar o peso que os jogadores oriundos da Ásia, e mais concretamente do Japão e da Coreia do Sul, vêm assumindo em muitas equipas. Na presente época, das 18 formações que disputam a Bundesliga apenas sete não têm qualquer futebolista oriundo daqueles dois países. Entre as restantes, encontramos 13 japoneses e seis sul-coreanos. À excepção de guarda-redes, todas as posições estão devidamente representadas, daí sugerir que algum clube alemão contrate o titular da baliza japonesa, que se encontra na Europa há várias épocas. Aos 31 anos, Eiji Kawashima (foto em destaque) é titular indiscutível do Standard de Liége, clube que representa pela terceira temporada consecutiva, após ter estado dois anos nos também belgas do Lierse.
Mainz 05 e Borussia Dortmund são as duas equipas “mais orientais” da Bundesliga, pois contam no seu plantel com três futebolistas oriundos daquela zona do globo. No Mainz 05, os sul-coreanos Park Joo-Ho e Koo Ja-Cheol têm como companheiros de equipa o japonês Shinji Okazaki (foto em cima), uma das estrelas e um dos melhores marcadores da presente temporada com seis golos. O ponta de lança de 28 anos cumpre a sua segunda época no Mainz 05 e o seu primeiro clube na Europa foi o Estugarda. No Borussia Dortmund, a “estrela” Shinji Kagawa tem como companheiros o compatriota Mitsuru Maruoka e o sul-coreano Ji Dong-Won.
Adiram ao blog no facebook em

Friday, November 14, 2014

Índia junta parada de estrelas “na reforma”

Há muito que a Índia anseia por fazer com que o futebol se torne um desporto popular num país que é o segundo país mais populoso do mundo, o sétimo maior em área geográfica e onde o críquete é que dita leis e tem maior número de praticantes e de seguidores. A estratégia para conseguir dar ao futebol um maior destaque foi a de, à semelhança do que sucedeu em tempos com os Estados Unidos e o Japão, contratar “craques” de renome mundial para jogarem no país, de modo a suscitar interesse à sua volta. É neste contexto que surgiu a Indian Super League 2014, uma “mini-liga” composta apenas por apenas oito equipas recheada de “estrelas” que já tiveram grande destaque a nível mundial mas que hoje em dia estão no ocaso da carreira ou que, noutros casos, se encontram já inativos há algum tempo.
A competição tem a duração apenas de dois meses e divide-se em duas fases. A primeira arrancou a 15 de outubro e termina a 10 de dezembro. Terminada a fase regular, os quatro primeiros classificados disputarão as meias-finais, onde se definirão os finalistas que vão discutir o título de vencedor da primeira edição da ISL. Outra curiosidade é que nunca há mais de um jogo por dia e há partidas todos os dias para manter o público entretido. Notório também é que não há uma equipa que se destaque das demais e está tudo ainda muito “embrulhado” na tabela quando já se disputaram sete/oito jornadas. Outra curiosidade é que alguns dos melhores jogadores da Índia não estão a disputar a ILS, como é o caso do ex-sportinguista Sunil Chhetri, um dos melhores marcadores da última edição da I-League, onde se sagrou campeão ao serviço do Bengaluru, por quem atualmente se encontra a disputar a Durand cup, uma competição local, enquanto a inovadora prova não termina. A regra para a composição dos plantéis das equipas, que tentam cobrir a maioria das regiões do país, são bastante curiosas. Cada uma tem de ter 14 jogadores indianos (quatro deles naturais da cidade onde jogam), sete estrangeiros e um jogador “estrela”.
Luis García, hoje com 36 anos e que chegou a ser campeão europeu pelo Liverpool, tendo ainda representado Barcelona e Atlético de Madrid – é o jogador “estrela” do Atlético de Koltaka, treinado pelo também espanhol Antonio López Habas. É o líder da competição, em igualdade pontual com o Chennaiyin, onde a “estrela da companhia” é o brasileiro Elano que, aos 33 anos, é dos jogadores em melhor forma, sendo o melhor marcador da competição com oito golos. É treinado pelo irascível Marco Materazzi, que acumula as funções de jogador/treinador, numa formação que conta ainda com o francês Mikaël Silvestre e o camaronês Eric Djemba-Djemba que chegou ao Manchester United na mesma época de Cristiano Ronaldo, mas o percurso dos dois atletas foi bastante diferente...
No Northeast United, a estrela é o ex-benfiquista Joan Capdevila, numa equipa treinada pelo neozelandês Ricki Herbert e onde jogam ainda os ex-sportinguistas Miguel Garcia, que assume as funções de capitão, e Koke. Quanto ao Pune City, tem como “estrela” David Trezeguet, é treinado pelo italiano Franco Colomba e tem uma cara bem conhecida dos portugueses, o ex-benfiquista Katsouranis. Outro jogador com ligações ao futebol português é o ex-leiriense Saïdou Panandétiguiri. Integra ainda o clube o inglês Jermaine Pennant, em tempos jogador do Arsenal e do Liverpool, mas que nos últimos tempos tem sido mais falado pela “exibição” da sua mulher.
No FC Goa, o jogador “estrela” é Robert Pires, sendo treinado por Zico e tem como companheiros de equipa os portugueses Edgar Marcelino (formado no Sporting), Bruno Pinheiro (formado no Boavista) e Miguel Herlein (formado no Benfica). Tem ainda o lateral esquerdo brasileiro André Santos e o central Gregóry, bem conhecido dos portugueses e que iniciou a época no Atlético. Com 44 anos, o inglês David James é a “estrela” dos Kerala Blasters, acumulando as funções de treinador/jogador.
O sueco Fredrik Ljungberg é a “estrela” do Mumbay City, treinado pelo inglês Peter Reid, que trabalha ainda com os portugueses: André Preto (formado no Vitória de Guimarães) e Tiago Ribeiro (formado no Benfica e que surge na foto em cima) e com o francês Nicolas Anelka, que não terá gostado de não ser a estrela da companhia. Depois de jogar na Austrália, Alessandro Del Piero aceitou o “desafio” de ser a estrela do Delhi Dynamos, treinado pelo holandês Harm van Veldhoven e onde joga o português Henrique Dinis, ex-Vitória de Guimarães B, e o belga Kristof van Hout, guarda-redes mais alto em atividade no mundo, com 2,08 metros de altura. É o atual “lanterna vermelha” da prova.

 Adiram ao blog no facebook em