Wednesday, December 24, 2014

(Mais) antigos internacionais portugueses que jogam actualmente nos Distritais

Em virtude do post sobre antigos internacionais portugueses que jogam actualmente nos Distritais ter gerado uma grande curiosidade, decidi trazer-vos aqui mais uns quantos atletas na mesma situação. Muitas crianças crescem com o sonho de virem a ser futebolistas profissionais. Uma parte muito reduzida consegue alcançá-lo, outras nunca lá chegam perto e outras “perdem-se” pelo caminho... Muitos são os jovens que conseguem integrar os escalões de formações de grandes equipas do futebol nacional, que chegam a representar a selecção nacional, mas que pelos mais diversos motivos não conseguiram vir a singrar no futebol como inicialmente se pensava. Deixo-vos aqui mais 12 atletas que representaram Portugal nas suas camadas jovens, foram companheiros de equipa de algumas das “estrelas” do futebol nacional e que actualmente representam clubes que jogam em campeonatos distritais espalhados pelo país. Alguns pela sua idade ainda acalentam conseguir uma carreira profissional.

João Figueiredo é guarda-redes do Recreativo de Águeda, clube que lidera a 1ª Divisão da AF Aveiro. Tem apenas 22 anos, foi internacional sub-16, sub-17, sub-18 e sub-19, na altura em que jogava nos escalões de formação do Sporting, clube que defrontou a época passada pelo Alba na Taça de Portugal. 

Mais novo ainda é Jorge Azevedo, de 20 anos. É lateral direito no Barrosas, da Divisão de Honra da AF Porto. Fez formação no FC Porto e foi internacional sub-18.

Já Tiago Pedrosa foi internacional sub-18. É defesa central, tem 25 anos e fez parte da formação no Sporting. Joga no clube da sua terra, o Vilafranquense, que milita na Pro-nacional da AF Lisboa.

Alexandre Sá é defesa esquerdo do Grijó, da Pro-nacional da AF Porto. Fez formação no Boavista. Tem 25 anos. Foi internacional sub-16, sub-17 e sub-18.

Um dos mais conhecidos desta lista é o central Santamaria, hoje com 32 anos. Joga no Lourinhanense, que milita na Pro-nacional da AF Lisboa. Foi dos mais novos de sempre a jogar nos seniores do Sporting, clube onde fez a sua formação, mas nunca se conseguis impor em Alvalade. Foi internacional sub-15, sub-16, sub-17, sub-18, sub-20 e sub-21.

Também defesa é Raul Babo, jogador do Antime, da Divisão de Honra da AF Braga. Tem 25 anos. Fez formação no Boavista e foi internacional sub-17.

João Carmo é médio do Almada, da 1ª Divisão da AF Setúbal. Tem 24 anos, foi internacional sub-17 e fez parte da formação no Benfica.

Igualmente médio, Gelson Santos representa a Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais, da 1ª Divisão da AF Lisboa. Tem 23 anos. Fez formação no CAC da Pontinha e foi internacional sub-17.

Bruno Simões é médio da Associação Académica de Coimbra - Secção de Futebol, que disputa a Divisão de Honra da AF Coimbra. Fez formação no Sporting e foi internacional sub-16 e sub-17.

No mesmo campeonato joga Ricardo Fernandes, médio do Penelense que jogou nas camadas jovens de Sporting e Chelsea. É internacional sub-16, sub-17 e sub-18.

Vivaldo Fernandes é avançado, tem 25 anos. Foi internacional sub-17. Representa o Vilafranquense, que milita na Pro-nacional da AF Lisboa e fez parte da formação no Sporting.

Peter Caraballo é o melhor marcador do Alcochetense, da 1ª Divisão da AF Setúbal. Tem 22 anos, foi internacional sub-16 e sub-18 e foi formado no Sporting.

 PS: Na foto surgem João Figueiredo, Santamaria e Jorge Azevedo.

 Adiram ao blog no facebook em

Friday, December 05, 2014

Talisca considerado o melhor reforço

Sem margem para quaisquer dúvidas, Anderson Talisca foi considerado o melhor reforço da Liga Portuguesa pela esmagadora maioria dos leitores que participaram na última votação levada a cabo neste blogue, recolhendo 74 dos 166 votos totalizados.

Curiosamente, a distinção chega numa fase de menor fulgor do jovem médio/avançado brasileiro por quem o Benfica pagou quatro milhões de euros ao Esporte Clube Bahia. Talisca “pegou de estaca” no onze de Jorge Jesus e assumiu-se como goleador. De praticamente desconhecido no seu país a convocado para a principal seleção do Brasil, o jogador viveu uma ascensão meteórica, parecendo ter um futuro promissor à sua frente.

Nos restantes lugares do pódio ficou o sportinguista Nani (31) e o portista Brahimi (25). Com menos expressão, as posições seguintes foram ocupadas por: Jonas (12), Martins Indi e Cristian Tello (ambos com 8), o estorilista Kuca (5) e o paçense Bruno Moreira (3). Entretanto, está aberta nova votação sobre o maior “flop” que chegou esta época ao campeonato nacional. Votem!

 Adiram ao blog no facebook em