Monday, March 30, 2015

Distrital da Guarda é o campeonato mais equilibrado do país

Dificilmente haverá um campeonato com mais emoção do que o Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol da Guarda. Quando faltam disputar apenas três jornadas para o final da prova, há três equipas que partilham a liderança da competição. Todas com os mesmos 52 pontos. Apontado como um "outsider" no início do campeonato, o Vilanovenses esteve isolado no comando durante muitas jornadas, chegou a ter sete pontos de vantagem, mas perdeu fulgor nas últimas rondas e arrisca-se a "morrer na praia".

A equipa de Vila Nova de Tazem não ganhou nas últimas três jornadas e no domingo não conseguiu melhor que um empate a zero em casa do "lanterna vermelha" Guarda Unida Desportiva. Quem aproveitou para se "colar" ao ainda líder foram os dois grandes candidatos no início da época: Manteigas, despromovido do Campeonato Nacional de Seniores, e o Sporting do Sabugal, que apostou numa nova equipa técnica e se reforçou com alguns dos melhores jogadores da prova. Olhando para o calendário, perspetiva-se um "escaldante" Sporting do Sabugal-Vilanovenses na penúltima jornada. Até lá, na antepenúltima ronda, agendada para 12 de abril, o Vilanovenses recebe o Ginásio Figueirense, 10.º classificado, enquanto que os seus adversários diretos jogam fora de portas. O Manteigas desloca-se a Vila Cortês do Mondego, no concelho da Guarda, enquanto que o Sporting do Sabugal tem uma viagem teoricamente mais complicada ao reduto do Sporting da Mêda, que ocupa a quinta posição. Na penúltima jornada, o Manteigas recebe o Soito, atual quarto classificado, e, em caso de vitória, sabe que ganhará pontos a, pelo menos um, dos seus rivais.

Ao contrário do que sucedeu nas últimas temporadas, em que o campeão distrital foi conhecido muito cedo, só na derradeira jornada, agendada para 3 de maio, é que se vai saber quem sucederá ao Desportivo de Gouveia na lista de detentores do título. Partindo do pressuposto de que as três equipas chegarão àquela data em condições de lutar pelo primeiro lugar, vai ser um dia de emoções bastantes fortes para os aguerridos adeptos das três equipas. Mais uma vez, o Vilanovenses joga perante o seu público frente ao Figueirense, enquanto que o Manteigas enfrenta uma deslocação, que se antevê complicada, a Aguiar da Beira. Já o Sabugal visita o "vizinho" Vilar Formoso, que nesta altura ainda não tem a manutenção assegurada. O equilíbrio entre as três equipas não podia ser maior e, nesta fase, têm todas 16 vitórias, quatro empates e três derrotas. O Manteigas detém o melhor ataque com 63 golos marcados e o Sabugal a melhor defesa com 14 tentos encaixados, enquanto que o melhor "goal-average" também pertence à equipa da Serra da Estrela. Olhando para os confrontos diretos, se fizermos um "mini-campeonato", Manteigas e Vilanovenses somam seis pontos e o Sabugal três, mas ainda pode fazer os mesmos seis, em caso de triunfo na receção ao Vilanovenses…

Nos jogos entre si, o Manteigas ganhou em casa pela margem mínima ao Sabugal, que devolveu a derrota pelo mesmo resultado e perdeu em casa com o Vilanovenses por 2-1, conseguindo "vingar-se" há duas jornadas ao ganhar por 3-2 quando estava a perder por 2-0 ao intervalo. Portanto, está tudo em aberto e qualquer uma das três ainda pode sonhar com a conquista do título de campeão distrital.

Artigo colocado originalmente aqui

Adiram ao blog no facebook em

Friday, March 27, 2015

Se Portugal defrontasse a Jugoslávia em vez da Sérvia seria assim

Samir Handanovic, Branislav Ivanovic, Vedran Corluka, Nemanja Matic, Darijo Srna, Ivan Rakitic, Miralem Pjanic, Luka Modric, Mario Mandzukic, Edin Dzeko e Stevan Jovetic. Este seria provavelmente o onze que Portugal defrontaria no próximo domingo, caso a "guerra dos Balcãs" não tivesse existido na década de 90 do século passado e a Jugoslávia não tivesse sido desintegrada. Apelidada de "Brasil da Europa", devido ao virtuosismo e técnica dos seus atletas, a Jugoslávia sagrou-se campeã mundial de sub-20 em 1987. Treinada por Mirko Jozic, antigo técnico do Sporting, essa seleção tinha como grande estrela Robert Prosinecki, considerado "bola de ouro" da competição, mas incluía outros craques como Davor Suker, segundo melhor marcador da prova, Predrag Mijatovic, Zvonimir Boban ou Robert Jarni, que passaram por grandes clubes europeus. Mais velhos e que representaram a Jugoslávia no Itália 90, Dragan Stojkovic, Srecko Katanec, Alen Boksic e Dejan Savicevic davam ainda mais classe a esta seleção. Em 1991, o Estrela Vermelha de Belgrado ganhou a Taça dos Campeões Europeus com uma formação composta maioritariamente por jogadores jugoslavos, numa demonstração clara da "força" futebolística daquela zona. Contudo, a "guerra dos Balcãs" não demorou muito a rebentar e, razões políticas à parte, foi uma pena que esta equipa fortíssima tivesse sido desmembrada, dando origem a seis novas repúblicas: Eslovénia, Sérvia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Macedónia.

Este era um cenário hipotético que, à partida, colocaria muito maiores dificuldades à seleção nacional portuguesa comandada por Cristiano Ronaldo que sabe que, em caso de vitória no próximo domingo, ficará com o caminho livre para assegurar a presença no Europeu de 2016. Já a formação balcânica vai surgir no Estádio da Luz a fazer tudo para tentar garantir um triunfo que lhes possa manter acesa a esperança de se conseguirem intrometer na luta pelo apuramento. Uma tarefa que parece muito complicada após a derrota aplicada na secretaria após os tumultos verificados na receção à Albânia e um desaire caseiro com a Dinamarca. Matic e Ivanovic são por hoje as principais referências da Sérvia, cuja convocatória inclui, para além do trinco do Chelsea, outros três atletas que já alinharam em Portugal. São eles: o guarda-redes Vladimir Stojkovic, atualmente nos israelitas do Maccabi Haifa e que teve uma passagem conturbada pelo Sporting; o extremo Lazar Markovic, hoje no Liverpool após ter deixado o Benfica no final da época passada; e Filip Djuricic, que evolui no Southampton FC, emprestado pelos "encarnados".

Artigo colocado originalmente aqui

 Adiram ao blog no facebook em

Friday, March 20, 2015

Equipa dos Distritais entrou em campo com 10 jogadores… (e suplentes no banco)

O futebol distrital é pródigo em situações insólitas e em Amares, no distrito de Braga, presenciou-se mais um caso digno de registo no último domingo. Em jogo referente à 26ª jornada da Pro-Nacional da Associação de Futebol de Braga, o FC Amares recebeu o Desportivo de Ronfe, que iniciou a partida apenas com 10 elementos, embora se tenha apresentado com vários suplentes. Tudo porque houve uma troca de cartões de dois atletas com o apelido Martins. Como os diretores só trouxeram o cartão do Martins júnior, o Martins sénior, escalado como titular, não pôde entrar em campo até que o seu cartão chegasse de Ronfe, no concelho de Guimarães, cerca de dois minutos depois do apito inicial do árbitro. Esta é uma situação perfeitamente legal, já que no limite, qualquer equipa se pode apresentar para jogar apenas com sete elementos, mas não deixa de ser caricata. Porém, o esforço dos diretores acabou por ser inglório, uma vez que o FC Amares acabou por vencer por 3-2 com um golo apontado nos descontos após ter estado a ganhar por 2-0. Cunha Antunes, presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Braga, já considerou que se trata de uma situação insólita mas que está prevista nos regulamentos e desde que o ou os atletas estejam previamente inscritos na ficha de jogo, e o árbitro esteja avisado, não há problema.

De referir que esta tem sido uma época bastante atribulada no Ronfe, já que em fevereiro, quando se encontrava em excelente posição para atacar a subida ao Campeonato Nacional de Seniores, o Ronfe ficou sem treinador e 13 atletas que saíram em protesto contra a posição da direção do clube de prescindir dos serviços de três jogadores por motivos financeiros. Para contrariar esta autêntica sangria, a direção teve de ir procurar reforços a outras paragens e curiosamente o Martins que esteve no cerne desta questão foi um dos atletas que foi contratado, no caso ao Ninense, depois de na época anterior se ter sagrado campeão distrital pelo Santa Eulália e de já ter representado o Ronfe há várias temporadas.

Na época anterior passou-se uma situação ainda mais caricata em Pinhel, em jogo da 1ª Divisão Distrital da Guarda, quando os dirigentes do Paços da Serra se esqueceram dos cartões dos seus jogadores e o jogo não se realizou. Um erro que custou bem caro à equipa do concelho de Gouveia que acabou por descer de divisão. No mesmo campeonato, mas na temporada 2005/2006, os Alverquenses entraram em campo também com 10 jogadores numa partida em Aguiar da Beira mas nesse caso porque não tinham mesmo mais atletas para fazer figurar na ficha de jogo.

Artigo colocado originalmente em http://pt.blastingnews.com/desporto/2015/03/equipa-dos-distritais-entrou-em-campo-com-10-jogadores-e-suplentes-no-banco-00313857.html

Adiram ao blog no facebook em

Monday, March 16, 2015

Sporting da Covilhã tem razões para sonhar com subida à Primeira Liga

Apesar de ter um dos orçamentos mais baixos da Segunda Liga Portuguesa, o Sporting da Covilhã vai abordar o último terço do exigente campeonato com legítimas aspirações de se intrometer na luta pela subida ao escalão principal do futebol nacional. A equipa treinada pelo competente Francisco Chaló, o único técnico que já trabalhou em todas as divisões do futebol português, partilha atualmente o quarto posto da Segunda Liga com as equipas secundárias de Sporting e Benfica a apenas cinco pontos do Tondela, onde foi empatar a semana passada, e a seis do Desportivo de Chaves, que ocupam os lugares de subida.

O Sporting da Covilhã tem feito do Estádio José Santos Pinto, onde o clube viveu alguns dos melhores momentos da sua história, uma autêntica fortaleza, mostrando que os seus associados estavam certos quando votaram favoravelmente a possibilidade de voltarem a jogar na zona mais alta da cidade em detrimento do Complexo Desportivo. O notável desempenho da formação serrana surge alicerçado numa estratégia que tem vindo a dar os seus frutos ao longo dos tempos e que passa por se reforçar com atletas vindos de escalões inferiores e de estrangeiros desconhecidos que encontram no clube da Serra da Estrela uma porta de entrada nos campeonatos profissionais. A par de uma solidez defensiva assinalável, onde se destaca a solidez do veterano Taborda na baliza, outros dos segredos da equipa são os seus extremos bastantes talentosos como são os casos de Traquina, vindo do Sertanense, ou de Bilel Aouacheria, de apenas 20 anos. O jovem francês vindo da equipa B do Saint-Étienne (na foto) cumpriu um período de experiência na pré-época e tem vindo a demonstrar valor para outros voos como atestam os seus nove golos, quatro dos quais apontados nos últimos três jogos. Outros jogadores em foco têm sido o ugandês Kizito, com 10 golos, ou o ponta-de-lança brasileiro Erivelto, melhor marcador da equipa com 13 golos. Outra situação digna de realce tem sido a maior paciência demonstrada pelo presidente José Mendes quando a equipa atravessa momentos menos positivos. No clube há mais de uma década, o dirigente nunca manteve um técnico durante tanto tempo como tem sucedido com Francisco Chaló, o seu 15º treinador.

Com uma situação financeira estável e controlada, o clube faz do rigor orçamental uma das suas bandeiras e tem conseguido atrair alguns atletas que hoje brilham em equipas do futebol nacional e até internacional. Só na última década passaram pelo clube jogadores como João Real (Académica), Rui Miguel (Rapid de Bucareste), Nuno Coelho (Arouca), Tarantini (Rio Ave) Bura (Penafiel), Jorge Monteiro (AEK Larnaca), Steven Vitória (Philadelphia Union), Fábio Ervões (Boavista), Pizzi (Benfica), Josué (Bursaspor), Ivo Pinto (Dinamo Zagreb), Jason Davidson (West Bromwich Albion), Abdoulaye Ba (Rayo Vallecano), Gegé (Marítimo), Gui (Vitória de Guimarães), Fofana (Omonia Nicósia), Dani Coelho (Penafiel), Aníbal Capela (Académica), Idris (Boavista), Alireza Haghighi (Penafiel) e Alex Kakuba (Estoril). Um lote que, caso continuasse no clube, chegaria certamente para o clube fazer campanhas tranquilas na Primeira Liga e até, quem sabe, sonhar com as competições europeias.

Foto: Filipe Pinto/Foto Académica

Artigo colocado originalmente em http://pt.blastingnews.com/desporto/2015/03/sporting-da-covilha-tem-razoes-para-sonhar-com-subida-a-primeira-liga-00307855.html

Adiram ao blog no facebook em

Friday, March 13, 2015

Velho amigo do Benfica é rei dos marcadores em França

Alexandre Lacazette marcou apenas dois golos em jogos oficiais na época 2010/2011. Muito pouco para um avançado mas um desses tentos foi muito apreciado em Portugal, pois permitiu ao Benfica apurar-se para a Liga Europa, competição em que viria a atingir as meias-finais até ser eliminado pelo Sporting de Braga. Porém, caso não fosse o golo apontado pelo então jovem de 19 anos na receção do Lyon ao Hapoel Telavive, o Benfica teria sido eliminado prematuramente das competições europeias. Foi ao minuto 88 que o avançado proveniente das camadas jovens do clube gaulês restabeleceu a igualdade com a formação israelita, o que lhe granjeou grande popularidade entre os adeptos benfiquistas. Na altura, muitos fizeram questão de agradecer ao avançado francês a continuidade do Benfica na Europa do futebol na sua página de facebook.

Desde aí muita coisa mudou, a começar pelo visual do jogador que passou a usar cabelo mais curto. Também a sua importância no seio do plantel foi subindo de época para época e hoje é a figura principal do clube que lidera a Ligue 1 e sonha voltar a conquistar um campeonato que lhe foge desde a temporada 2007/2008. Começou a surgir com frequência entre a equipa titular em 2012/2013 e na época passada já esteve em destaque ao chegar à marca de 15 golos no campeonato. Até explodir verdadeiramente esta época. Os seus 23 golos dão-lhe a liderança isoladíssima da lista de melhores marcadores da Ligue 1 com mais sete que Gignac e 11 que Zlatan Ibrahimovic. A melhoria na performance e na veia goleadora de Lacazette está relacionada com a mudança do seu posicionamento, passando de extremo para uma posição mais central no ataque, onde se destaca pelo poderio físico, grande poder de finalização e capacidade técnica.

Internacional pelas seleções jovens francesas, o jogador nascido em Lyon já disputou cinco partidas pela seleção principal mas ainda não se estreou a marcar pela equipa treinada por Didier Deschamps. A excelente temporada que Lacazette está a protagonizar está naturalmente a despertar a cobiça de outros emblemas, especialmente ingleses, e muito dificilmente continuará no Lyon. Fala-se em Manchester City, Arsenal e Tottenham mas não será fácil aos interessados convencerem o presidente do Olympique que já fez saber que o ponta-de-lança não tem preço e que é melhor que Gareth Bale… Alexandre Lacazette atravessa um momento de forma verdadeiramente espetacular. Marcou por duas vezes em seis jogos, fez um hat-trick e tem praticamente uma média de um golo por jogo, tendo marcado por seis vezes de penálti. Já bateu inclusive as melhores marcas de Bafetimbi Gomis e Karim Benzema, com quem poderá vir a formar uma dupla temível na seleção gaulesa. 

Artigo colocado originalmente em http://pt.blastingnews.com/desporto/2015/03/velho-amigo-do-benfica-e-rei-dos-marcadores-em-franca-00304741.html

Adiram ao blog no facebook em