Showing posts with label Robert Prosinecki. Show all posts
Showing posts with label Robert Prosinecki. Show all posts

Monday, October 07, 2013

Se ainda houvesse Jugoslávia...

Em 1987, a Jugoslávia sagrou-se campeã mundial de sub-20 com um grupo treinado por Mirko Jozic onde pontificavam atletas como Robert Prosinecki, “bola de ouro” do torneio, Davor Suker, segundo melhor marcador da competição, Zvonimir Boban, Predrag Mijatovic e Robert Jarni. Um pouco mais velhos ainda havia Srecko Katanec, Dragan Stojkovic, Dejan Savicevic e Alen Boksic, que representaram a Jugoslávia no Itália 90. Pouco tempo depois, rebentou a “guerra dos Balcãs” e, sem querer abordar as razões políticas em causa, aquela que tinha tudo para ser uma das selecções mais fortes da Europa foi “esquartejada”, dando origem a várias novas nações... Avançando 23 anos no tempo e extrapolando que a Jugoslávia ainda existia, podíamos ter um onze constituído por estes craques:

GR - Samir Handanovic, Eslovénia/Inter de Milão
DD - Darijo Srna, Croácia/Shakhtar Donetsk
DC - Branislav Ivanovic, Sérvia/Chelsea
DC - Neven Subotic, Sérvia/Borussia Dortmund
DE - Aleksandar Kolarov, Sérvia/Manchester City
MC - Goran Pandev Macedónia/Nápoles
MC - Miralem Pjanic, Bósnia e Herzegovina/Roma
MC - Luka Modric, Croácia/Real Madrid
AV - Mario Mandzukic, Croácia/Bayern de Munique
AV - Edin Dzeko, Bósnia e Herzegovina/Manchester City
AV - Stevan Jovetic, Montenegro/Manchester City

Digam lá que que não seria uma selecção fortíssima?!

 Adiram ao blog no facebook em

Friday, April 13, 2012

A excentricidade continua bem viva em Prosinecki

Há coisas que não mudam por muito que os anos passem e Robert Prosinecki é um bom exemplo disso. O croata de 43 anos é o actual treinador do Estrela Vermelha de Belgrado e não se conteve quando a sua equipa marcou o primeiro golo em casa do rival Partizan em jogo das meias-finais da Taça da Sérvia. Melhor que quaisquer palavras, o melhor mesmo é verem o vídeo abaixo.

Esta “lenda vida” do futebol dos balcãs sempre foi conhecida pela sua inegável técnica, forte remate, excelentes assistências e pela forma “imaginativa” de comemorar os golos e parece que assim continua... Enquanto jogador, Robert Prosinecki foi o melhor jogador do Mundial de sub-20 de 1987, foi campeão europeu em 1991 pelo Estrela Vermelha, representou os dois “monstros” do futebol espanhol, Real Madrid e Barcelona, sendo ainda dos poucos a ter disputado e marcado em Campeonatos do Mundo por duas selecções diferentes, Jugoslávia e Croácia. Representou ainda outros clubes como Dínamo Zagreb, Oviedo, Bochum, Sevilha ou Portsmouth.

Thursday, January 08, 2009

Quem aposta em Cléo?

Longe do fulgor dos tempos de grandes jogadores como Prosinecki, Savicevic, Jugovic ou Pancev, o Estrela Vermelha de Belgrado tem hoje no seu plantel uma autêntica legião de estrangeiros. Um deles é Cléo, jovem avançado brasileiro que na última época foi peça fundamental na inglória campanha do Olivais e Moscavide que, apesar de apenas ter perdido um jogo em toda a temporada, não alcançou a subida à Liga de Honra. Foi precisamente no segundo e decisivo jogo do “play-off” com o Sporting da Covilhã (na foto) que assisti ao vivo à exibição do avançado de 22 anos, de quem já tinha ouvido boas referências. Não me desiludiu. Antes pelo contrário. Fez dois golos. O primeiro, simplesmente espectacular. Após assistência de Rui Varela, hoje no Estrela da Amadora, Cléo arrancou um excelente remate acrobático todo no ar que não deu hipóteses ao guardião covilhanense. Numa altura em que a janela de transferências está aberta, considero-o uma excelente opção para reforçar o ataque de muitos clubes do meio da tabela da Superliga portuguesa, escalão em que nunca actuou.Na Sérvia fez apenas meia dúzia de jogos e dois golos ao serviço do actual terceiro classificado. Cleverson Gabriel Córdova tem 23 anos e nasceu em Guarapuava. Chegou a Portugal ainda muito novo, em 2003/04, para jogar no clube lisboeta, depois de ter representado o Comercial SP. Regressou depois ao Brasil, onde jogou no Atlético-PR, Figueirense e Ferroviário.Em 2006/07 regressou ao Olivais para jogar na Liga de Honra, ao lado das jovens esperanças leoninas Pereirinha, Fábio Paim ou Saleiro. Outro brasileiro que está no Crvena Zvezda é Edgar, ponta-de-lança que há duas épocas foi disputado por Benfica e Porto e que não confirmou as boas indicações dadas ao serviço do Beira-Mar. Adiram ao blog no facebook em