Showing posts with label Roger Milla. Show all posts
Showing posts with label Roger Milla. Show all posts

Saturday, September 10, 2011

Roger Milla, a alegria do povo

Este ponta-de-lança africano fez delirar o público do Campeonato do Mundo de 1990 quando, com 38 anos, festejou os seus quatro golos de forma peculiar, dançando junto da bandeirola de canto. Para além de terem sido essenciais na ida dos Camarões aos quartos-de-final, os golos de Albert Roger Mooh Miller fizeram com que fosse o primeiro a ser considerado por duas vezes Jogador Africano do Ano (já o tinha sido em 1976). Milla fez a maior parte da sua carreira em França, ganhando a Taça em 1980 pelo AS Mónaco e no ano seguinte pelo Bastia. Com 42 anos, tornou-se o jogador mais velho a participar num Mundial. Foi em 94 nos Estados Unidos e ainda fez o gosto ao pé. Muito antes, em 1982, tinha estado no Mundial de Espanha. Pela sua selecção, sagrou-se ainda bi-campeão do Campeonato Africano das Nações em 84 e 88.
No seu país representou Leopard Douala e Tonnerre Yaoundé, enquanto que em França jogou ainda no Valenciennes, Saint-Étienne e Montplier. Em 90 quando foi chamado para o Mundial estava no JS Saint-Pierroise (Ilha de Reunião) e terá terminado a carreira nos indonésios do Putra Samarinda aos 45 anos... Um verdadeiro senhor que irradiava simpatia e humildade ao contrário do seu conterrâneo Samuel Eto'o. Não se esqueçam de aderir ao blog no facebook em

Monday, June 14, 2010

Onde está a garra destes Camarões?

Ver a actual selecção camaronesa jogar não empolga minimamente. Já tinha ficado com esta impressão desde que os vi na CAN, posição que saiu reforçada do particular contra Portugal disputado na Covilhã e ainda mais na derrota frente a um Japão que está longe de ser uma das potências do futebol mundial. Demasiado reféns da sua vedeta, Samuel Eto'o, longe do fulgor dos tempos do Barcelona e cada vez mais armado em “prima donna”, os Camarões são uma equipa apática e triste.

Que saudades da selecção que em 1990 bateu os então campeões mundiais Argentina no jogo de abertura do Mundial disputado em Itália. Nunca mais me esqueci da portentosa exibição de um médio chamado Cyril Makanaky na vitória dos africanos num jogo em que acabaram reduzidos a nove unidades. Em garra e em luta foram imbatíveis, num campeonato onde viriam a dar ainda mais “show” muito graças a esse senhor que é Roger Milla. Aconselho vivamente Le Guen a mostrar este vídeo aos seus atletas.