Diego Costa foi a grande novidade na lista de convocados por Luiz Felipe Scolari para os jogos amigáveis da selecção brasileira com Itália, no dia 21, e a Rússia, no dia 25. Na sua estreia, o avançado de 24 anos vai encontrar outro jogador que também representou o FC Penafiel e que é praticamente um desconhecido em Portugal: Jean (na foto de cima a festejar um golo). O médio, campeão brasileiro pelo Fluminense, jogou no clube da Liga de Honra em 2007/2008, emprestado pelo São Paulo, clube onde se formou. No clube nortenho, Jean, hoje com 26 anos, realizou nove jogos e apontou um golo, tendo sentido alguns problemas de adaptação ao futebol português. Regressou depois ao São Paulo, até sair para o Fluminense, onde conseguiu “fintar” a desconfiança inicial com que foi recebido e ganhou lugar de destaque na manobra da equipa liderada pelo experiente Abel Braga.
Numa altura em que em Espanha se falava da possível convocatória para a selecção espanhola de Diego Costa, que representou o Penafiel na época 2006/2007, Scolari tratou de afastar essa hipótese e, ao mesmo tempo, premiar a boa campanha que o avançado está a fazer no Atlético de Madrid. Aos 24 anos, Diego Costa chega à “canarinha” sem nunca ter jogado no principal campeonato do Brasil. Antes de chegar a Portugal, o jogador disputou alguns jogos da Série A-2 do futebol paulista com o Barcelona Esportivo Capela, mas, graças a Jorge Mendes veio para o Penafiel, onde deu nas vistas e foi contratado pelo Sporting de Braga com apenas 18 anos, onde pouco chegou a jogar, já que o clube minhoto optou por o vender para a formação “colchonera”, quando também se falava no interesse do FC Porto. A sua afirmação não foi fácil e rodou por empréstimo em clubes como Celta de Vigo, Albacete, Valladolid e Rayo Vallecano. Só nesta época é que pegou de estaca e é um dos homens de confiança de Diego Simeone. Ainda assim, a sua performance no campeonato não é muito produtiva, já que leva apenas quatro golos. Já na Taça do Rei, marcou sete golos em sete partidas, sendo uma peça decisiva na qualificação para a final.
Adiram ao blog no facebook em
Showing posts with label Scolari. Show all posts
Showing posts with label Scolari. Show all posts
Friday, March 08, 2013
Monday, August 10, 2009
Há coisas que não mudam...
O Bunyodkor treinado por Luiz Felipe Scolari perdeu este fim-de-semana a final da Taça do Uzbequistão ante o rival Pakhtakor, por 0-1. Com o seu tradicional mau perder, o brasileiro apontou o dedo ao árbitro na hora da derrota. No campeonato, o Bunyodkor soma 17 vitórias em 17 jogos, com 52 golos marcados e cinco sofridos, o que dá para perceber a competitividade da liga. Rivaldo é o melhor marcador com 15 golos.
Etiquetas:
Bunyodkor
,
Rivaldo
,
Scolari
,
Uzbequistão
Monday, February 09, 2009
Não foi no Natal, foi (quase) no Carnaval

Sem surpresa, Luiz Felipe Scolari foi hoje despedido do Chelsea. Quando foi contratado, vaticinei que não duraria mais que até ao Natal. Afinal, enganei-me por pouco mais que um mês. A sua táctica de jogar para o pontinho não deu resultado em Inglaterra. Deixa o Chelsea cheio de vedetas a sete pontos do líder Manchester United e na quarta posição atrás dos “reds”, Liverpool e do espectacular Aston Villa. Nesta altura, aposto que há, pelo menos duas pessoas no mundo, a ver a vida andar para trás com esta decisão: Queiroz e Quaresma.... Acho que as razões são óbvias...
Wednesday, October 15, 2008
Volta Scolari!

Portugal acaba de empatar a zero com a "poderosíssima" Albânia. Mau demais para ser verdade. Mais uma péssima exibição a juntar à de sábado no nulo com a Suécia. Ao fim de quatro jogos, Portugal soma cinco pontos e aí está de volta a nossa "amiga" calculadora. A jogar contra 10 durante mais de 45 minutos, a selecção não conseguiu encontrar o antídoto que fizesse derrubar a muralha albanesa. Carlos Queiroz parecia fora de si nos minutos finais. No final da partida, não compareceu ao "flash interview" da TVI. Cristiano Ronaldo não gostou de ser assobiado. Muito pacientes foram os 30 mil presentes no Municipal de Braga. Foi preciso esperar pelos 75 minutos para Queiroz abdicar dos quatro defesas... Já em tempo de descontos, o repórter de campo da TVI até descortinou um pénalti quando o árbitro levantou o braço em sinal de falta nacional. Na conferência de imprensa, Queiroz tentou explicar o inexplicável... "Se a bola tem entrado tudo seria diferente...". Pois. "Se a minha avó tivesse rodas era um camião, dizem alguns". Um conjunto de factores muito difíceis de aceitar. Nunca gostei de Scolari e das suas tácticas demasiado defensivas e que privilegiam os resultados. O que é certo é que com o actual treinador do Chelsea não teríamos deixado escapar a vitória contra a Dinamarca e teríamos ganho aos albaneses...
Etiquetas:
Albânia
,
Carlos Queiroz
,
Portugal
,
Scolari
Friday, June 20, 2008
Boa viagem e até nunca!

Portugal foi eliminado do Euro 2008, mas finalmente vê-se livre de Scolari. Na hora de mais uma derrota, como quase sempre fez, não deixou de visar o árbitro. Mais uma vez fez substituições disparatadas. Quem compreende a opção de tirar Nuno Gomes para meter Nani quando estava a perder por dois? Os dois jogadores portugueses que alinham na Bundesliga, Fernando Meira e Hugo Almeida, que “só” fez 11 golos na Liga Alemã, nem do banco saíram. A quem defende o futuro treinador do Chelsea com “unhas e dentes” por ter sido vice-campeão europeu e quarto num Mundial, eu pergunto: Que outro seleccionador nacional teve ao seu dispôr um grupo de jogadores como o brasileiro teve durante os quase cinco anos em que cá esteve? No Euro 2004 conseguiu a “proeza” de perder duas vezes com a “poderosíssima” selecção grega que agora conseguiu o “excelente” score de um golo marcado e três derrotas. E mais. Como não há duas sem três, num jogo de preparação realizado antes do Euro, voltámos a perder com a selecção campeã da Europa (graças a nós). Outro facto que sempre detestei em Scolari, para além da sua casmurrice e teimosice, foi nunca reconhecer que Portugal era favorito fosse contra quem fosse. O Casaquistão, a Arménia, o Liechtenstein, a Suíça.... todas da IIª e até IVª divisão europeia, eram sempre selecções complicadas. Outro episódio triste foi o da agressão a Dragutinovic... Enfim, por tudo isto e muito mais, desejo-lhe uma boa viagem para Inglaterra sem direito a bilhete de volta.
PS: Para quê tanta histeria colectiva à volta da selecção quando ainda nada tinha sido conseguido? O resultado está à vista...
Tuesday, January 29, 2008
Mais uma invenção de Socolari!

O que Rui Patrício mostrou até agora para já ser chamado aos trabalhos da selecção nacional para o jogo com a Itália? Só Socolari poderá explicar. A justificação dada na conferência de divulgação dos convocados não me convence. Socolari explicou que a chamada do jovem guarda-redes do Sporting é «uma sequência de trabalhos» onde sempre foram dadas «oportunidades aos mais jovens». «No mundial, tivemos problemas com um dos guarda-redes mais jovens que sofreu uma lesão. Fizemos então outra opção. Já em jogos amigáveis antes de 2004, 05, também incluímos guarda-redes jovens.» No passado, já foram convocados Daniel Fernandes, Bruno Vale, hoje suplente no Varzim, e Moreira. Vendo o que se passou com os dois últimos, não será bom prenúncio para o jovem leão, que continua a ser titular apenas por “birra” de Paulo Bento com Stojkovic. Espero que possa estar errado.
Etiquetas:
Scolari
Thursday, November 22, 2007
Serviços mínimos

Sem qualquer brilhantismo, Portugal lá garantiu a qualificação para o Euro 2008. A só necessitar do empate, a selecção jogou claramente para isso, acabando o jogo com a Finlândia com o “credo na boca”. Se, por acaso, aquele corte disparatado do Bruno Alves tem ido na direcção da baliza, provavelmente a esta hora todos estávamos a chorar e a dizer que foi falta de sorte. Não foi. Foi falta de brilhantismo. Com todas as “vedetas” que tem e num grupo bastante fraco, Portugal já deveria ter garantido há muito a presença na Áustria e Suíça, evitando este sofrimento. As exibições paupérrimas foram mais que muitas. As vitórias sobre Polónia, Finlândia e Sérvia – as outras três melhores selecções, atendendo à tabela – simplesmente não existiram... Perante tudo isto, Scolari voltou a reagir à sua maneira.... Insatisfeito com a insistência dos jornalistas perante mais uma fraca exibição, resolveu sair da sala de imprensa depois de dizer mais esta “pérola”: “O que é que a Finlândia fez para ganhar? Vocês têm é de massacrar o treinador deles. Faço por Portugal mais do que fiz pelo Brasil e só recebo situações desagradáveis. Eles não arriscaram nada, não tiveram chances. E o burro sou eu?”, (in “O Jogo”). Que raio terá feito a mais por Portugal que não tenha feito pelo Brasil? Tentar agredir um adversário é a única resposta que me ocorre.
Thursday, September 13, 2007
Socolari com futuro assegurado no boxe



Pior que errar é não admitir o erro. A agressão de Scolari a Dragutinovic no final do empate de Portugal com a Sérvia tem tanto de lamentável, quanto de inaceitável. Mas o pior de tudo é que quando podia ter tentado remediar a sua triste atitude, pedindo desculpa ao jogador sérvio e, sobretudo, aos portugueses, voltou a surpreender, mostrando muita arrogância. Dizer que não tocou no jogador do Sevilha quando as imagens mostram o contrário é querer fazer de todos quantos viram a cena “parvinhos”. Em vez de reconhecer que teve uma atitude irreflectida em virtude de estar de cabeça quente com um golo sofrido em fora-de-jogo e mais uma má exibição de Portugal, optou por “malhar” forte e feio no árbitro. Agora, se houvesse coragem, a Federação Portuguesa de Futebol devia tomar a atitude que Scolari deveria ter tomado logo após o jogo: a demissão. O mais curioso é que Dragutinovic, que não é nenhum “menino de coro”, foi expulso no final da partida. Mais uma vez, infelizmente, Portugal é notícia em todo o mundo pelas piores razões. É que as imagens do gesto “carinhoso” de Socolari, defendendo o “minino” Quaresma, estão a ser difundidas um pouco por todo o planeta. Juntei ainda outra imagem que ilustra como Scolari gosta de mostrar a força do seu punho esquerdo, o mesmo que atingiu Dragutinovic.
Etiquetas:
Dragutinovic
,
Scolari
Tuesday, January 09, 2007
Não há treinadores portugueses com valor?
Ao ouvir falar em mais um jogo da selecção de andebol dei comigo a pensar que quatro das modalidades que deverão ter mais adeptos e praticantes em Portugal têm como seleccionadores nacionais quatro estrangeiros. Luís Felipe Scolari e Jorge Schmidt são ambos brasileiros e orientam, respectivamente, as selecções de futebol e voleibol. No basquet temos o ucraniano Valentyn Melnychuk e no andebol o sueco Mats Olsson. Sem querer ser acusado de xenófobo, nem querer tirar valor aos exemplos que referi, penso que se devia apostar mais na prata da casa. Veja-se o caso de sucesso de Tomaz Morais, o seleccionador nacional de râguebi, que tem alcançado resultados, para muitos, impensáveis, há poucos anos.
Etiquetas:
Jorge Schmidt
,
Mats Olsson
,
Scolari
,
Valentyn Melnychuk
Subscribe to:
Posts
(
Atom
)

