«O Sporting está mais perto do meu coração!» (Antena 1). A frase pertence a Serguei Cherbakov que quarta-feira vai estar na Ucrânia a ver o jogo da Liga dos Campeões que coloca frente a frente os únicos dois clubes que representou na sua curta carreira: Shakhtar Donetsk e Sporting. Depois de fazer um grande Mundial de sub-20 pela Rússia em Lisboa em 1991, onde foi o melhor marcador da competição com cinco golos, o jovem, que tinha sido campeão europeu de sub-19 em 90 às custas de Portugal, chegou ao Sporting para integrar uma das melhores equipas que mais recentemente o clube teve, mas que nada ganhou (Paulo Sousa, Figo, Balakov....). Uma das grandes recordações que tenho dele foi um espectacular golo que marcou em Alvalade, contra o Beira-Mar (vídeo em baixo). Canto de Balakov na esquerda para a entrada da área, onde Cherba apareceu a fuzilar ao ângulo. Dos melhores golos que vi. Depois veio o pior.... Em Dezembro de 1993, Sousa Cintra lembrou-se de despedir Robson para ir buscar Queiroz e o mais estúpido de tudo é que após o jantar de despedida do inglês que viria a ser bi-campeão no Porto, o jovem talento teve um acidente que o deixou tetraplégico (reportagem do dia do acidente mais em baixo)... Terminou, assim, de forma abrupta a carreira de um excelente jogador que tinha um grande futuro pela frente, mas com “pouca cabeça” (a avaliar pelas palavras de Sousa Cintra). Adiram ao blog no facebook em
