Friday, October 23, 2015

Guiné-Conacri é a seleção que mais “fode” no Mundial sub-17

Está a decorrer no Chile mais uma edição do Campeonato do Mundo de sub-17, competição onde se deram a conhecer antigos e atuais craques do futebol internacional como Luís Figo, Del Piero, Juan Sebastián Verón, Francesco Totti, Ronaldinho Gaúcho ou Javier Mascherano e Carlos Tévez.

Outra tendência destes campeonatos é a de, principalmente, as seleções africanas convocarem atletas com idades bem inferiores às legalmente permitidas. Há dois anos, a Costa do Marfim apresentou uma “criança” com 13 anos e na edição deste ano há sete atletas com 15, cinco dos quais oriundos de África. Os mais novos de todos são os malianos Mamady Diarra, nascido a 26 de junho de 2000, e Ousmane Diakité, nascido um dia antes e que jogou 14 minutos no triunfo sobre o Equador por 2-1, entrando para o lugar de Sekou Koita, que só em Novembro fará 16. Os outros quatro completam os 16 anos ainda em 2015, sendo que Alhassane Soumah, da Guiné-Conacri, está a comemorar precisamente hoje o seu aniversário. Já em Novembro será a vez do nigeriano Edidiong Michael Essien, do sul-coreano Kim Jungmin, totalista nos dois primeiros encontros, e do costa-riquenho Miguel Aju Alfaro.

Estas provas são também propícias para o despontar de jovens promissores com nomes peculiares como são os casos de dois guineenses que partilham “Fode” como nome próprio, “uma espécie de Zé ou de Pedro” lá do seu país. No site da FIFA são apresentados como Fode Camara e Fode Conte, mas como o seu país é francófono certamente que os nomes terão o respetivo “assento”, pronunciando-se e escrevendo-se “Fodé”, mas fica o registo.
Na foto surge o central Fode, ou Fodé, Camara.

Adiram ao blog no facebook em

Thursday, October 15, 2015

A vergonha de ser cabeça-de-série e acabar em último


Quais as probabilidades de uma seleção cabeça-de-série na fase qualificação para o Euro-2016 acabar em última do respetivo grupo? Altamente improváveis mas, a provar que “a lógica no futebol é como uma batata”, a Grécia conseguiu esse “feito”.

Orfã de Fernando Santos, a super-defemsiva seleção helénica, que atingiu os oitavos-de-final no Mundial do Brasil, partiu como cabeça-de-série e principal favorita à qualificação para marcar presença n Europeu de França num grupo que incluía Hungria, Roménia, Finlândia, Irlanda do Norte e Ilhas Faroé. Contudo, a campanha grega foi uma autêntica “tragédia” e conseguiu acabar como “lanterna vermelha” do grupo, em igualdade pontual com os “pescadores” e a maioria amadores das Ilhas Faroé que alcançaram a “loucura” de ganhar os dois jogos com os gregos.

Outro cabeça-de-série do sorteio que fica fora do Euro é a Holanda, enquanto que a Bósnia-Herzegovina vai passar novamente pela tormenta do play-off. Ao invés, a Irlanda do Norte e a Islândia ficaram no pote 5 (o penúltimo) do sorteio e atingiram “sem espinhas” a qualificação para o Europeu que se vai disputar em solo gaulês.

Adiram ao blog no facebook em

Tuesday, October 13, 2015

A Sociedade das Nações do CNS!

Terceiro escalão do futebol nacional, o Campeonato Nacional de Seniores está polvilhado de inúmeros estrangeiros vindos das mais diversas paragens. Excluindo os atletas oriundos de países lusófonos como Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Angola ou São Tomé e Príncipe, bem como de nações que nos últimos anos têm conhecido uma grande “sangria” de futebolistas para a Europa, como o Senegal ou Camarões, elaborei um onze de futebolistas estrangeiros que militam em clubes das diversas séries do campeonato que foi criado com clubes das extintas IIª e IIIª Divisões. Há desde norte-americanos, haitianos, italianos a sul-coreanos, gaboneses, búlgaros, moldavos...




Para a baliza, o eleito é o italiano Carmine Monteleone (na foto à esquerda), formado no Nápoles e que representa o Minas de Argozelo, atual lanterna-vermelha da série A do CNS. Chegou a estar à experiência no Paços de Ferreira e em Portugal já jogou na AD Oliveirense e no Desportivo de Gouveia.







Para a defesa, optei pelo grego Anastasios Tsoumagas, que representa o Vianense, o búlgaro Erik Kamberov, do Lusitano de Vila Real de Santo António, e por dois jogadores do Alcanenense, o japonês Kanata Maeda e o inglês Harry Frost (na foto à direita).







O meio-campo é composto pelo norte-americano Keaton Parks (na foto à esquerda), da equipa B do Varzim, o macaense David Kong Cardoso, do Loures, e o moldavo Ion Cararus, campeão nacional de juniores pelo Sporting de Braga que representa o Peniche.






Para a frente de ataque, seleccionei o haitiano Christian François (na foto à direita), internacional olímpico pelo seu país que tem dado nas vistas no Felgueiras 1932, o sul-coreano Young Hun Jun, do Sacavense, e o gabonês Serge Kevyn, do Vizela, em destaque na foto principal.


Muitos outros atletas ficaram de fora, tendo optado por estes pela maior ou menor singularidade de alguns dos países presentes na lista. A maior parte destes nomes são jovens que procuram encontrar um futuro promissor no futebol. Quantos conseguirão sair do anonimato?

As fotos foram retiradas do facebook dos respetivos clubes.

Adiram ao blog no facebook em

Wednesday, October 07, 2015

O clube dos Pilas!

Milton Caraglio, uma das coqueluches deste blog, encaixava que nem uma luva na frente de ataque da Unión Deportiva Pilas, equipa espanhola oriunda de uma localidade da zona da Andaluzia que ostenta aquele nome bastante peculiar.

Longe dos contratos milionários da liga principal, a UD Pilas é um clube digno e respeitado no futebol regional do país vizinho, tendo ascendido esta época à Primeira Divisão Andaluza, onde é o atual nono classificado do grupo 2. Pena não ter ficado inserida no grupo 3, onde poderia disputar dérbis bastante intensos com equipas como o CD Mijas ou o Cala Mijas, da zona de Málaga…

Pilas faz parte da província de Sevilha e tem ainda outros dois clubes: o Pilas Atletico, perdido na Quarta Andaluza, e o CD Tor del Rey de Pilas, que apenas tem camadas jovens.

Em Portugal, seria bonito que a aldeia da Picha, no concelho de Pedrogão Grande, no distrito de Leiria, também tivesse equipa mas consta que os habitantes locais não terão força suficiente para criar uma…

Foto: Facebook da UD Pilas

Adiram ao blog no facebook em