Friday, October 16, 2009

Bilbao proíbe “estrelinha” de dar entrevistas

Iker Muniain tornou-se no início do mês o futebolista mais jovem de sempre a marcar na Liga Espanhola. Com apenas 16 anos e 289 dias, o avançado do Athletic de Bilbao marcou um dos golos do empate a duas bolas em Valladolid. O jovem, que já é comparado por alguns a Messi e que pode defrontar o Nacional da Madeira na Liga Europa, também já tinha feito o gosto ao pé nas provas europeias frente ao Áustria de Viena e Young Boys.

Golos que o catapultaram para as primeiras páginas da imprensa de “nuestros hermanos”, mas o clube basco, único no mundo por só ter atletas oriundos daquela região, tratou de refrear o ânimo desta pérola, proibindo-o de dar entrevistas. A única excepção aconteceu no site do clube, onde o jovem da cantera bilbaína concorda com a medida imposta pelo clube: «Parece-me muito bem. Se com 16 anos começasse a dar entrevistas a toda a gente, ao quinto dia já estava farto. Tenho que estar muito agradecido ao clube».

Iker chegou a Bilbau apenas com 12 anos, deixando a família e amigos em Pamplona, e recorda com orgulho a chegada ao balneário onde se deparou com o ídolo Joseba Etxeberria – internacional espanhol que está a jogar de borla na sua última época – bem como a sua estreia no San Mamés, coroada com um golo frente aos suíços. Como não podia deixar de ser, a jovem promessa vai representar a selecção espanhola no Mundial sub-17, que vai decorrer na Nigéria entre 24 de Outubro e 15 de Novembro, e por essa razão não defronta o Nacional na primeira volta da fase de grupos da Liga Europa. Em baixo podem ver um vídeo, onde o talento de Iker não engana.

No comments :