Monday, August 22, 2011

O futuro dos vice-campeões mundiais de sub-20

A excelente campanha que Portugal fez no Mundial de sub-20 voltou a levantar a questão da pouca coragem que a generalidade dos treinadores dos clubes portugueses tem em apostar nos jovens portugueses. Os tempos são outros e recuando 20 anos constata-se que entre os dois grupos que Carlos Queiroz guiou à conquista do ceptro mundial nenhum dos atletas representava um clube estrangeiro. Apenas João Vieira Pinto tinha tido uma experiência mal sucedida em Madrid.

Desses vários conseguiram singrar, mas outros perderam-se por escalões secundários e em alguns casos abandonaram a carreira prematuramente. Volvidos 20 anos, constata-se que oito dos 21 convocados por Ilídio Vale jogam no estrangeiro, alguns por empréstimo, e 10 pertencem a clubes da SuperLiga. Desta dezena de vice-campeões mundiais, adivinha-se que serão poucos os que terão oportunidade de continuar a demonstrar o seu valor. Oxalá esteja enganado. O benfiquista Nelson Oliveira (na foto), considerado o segundo melhor jogador do torneio colombiano, parece ser dos que reúne mais condições para vir a singrar, mas há outros com enorme potencial como Danilo (dispensado do Benfica na época passada), Nuno Reis ou Cédric.

PS: Porque será que Carlos Queiroz não se pronunciou sobre a campanha dos sub-20? Agora já pode falar e continuar a reclamar que é o único a ter conquistado o título.

2 comments :

Rui Paiva said...

Novo Duelo Semanal ! Reina ou Valdes ? Vote já em http://contra-ataque1.blogspot.com/

Abraço

Anonymous said...

Não sei se a campanha foi assim tão "excelente"...
Os portugueses - e o Queirós é um bom exemplo disso - habituaram-se a ser grandes no futebol dos pequeninos e pequeninos no futebol dos grandes...