O dia 22 de Dezembro de 2001 dificilmente alguma vez se apagará da memória de Marius Niculae. Até então, o ponta-de-lança romeno estava a fazer uma época de estreia bastante auspiciosa ao serviço do Sporting, tendo marcado, por exemplo, ao FCP na primeira jornada do campeonato e ao AC Milan, na Taça UEFA. Foi contratado ao Dínamo de Bucareste por indicação do seu compatriota Laszlo Bölöni mediante o pagamento de um milhão de contos na altura (hoje cinco milhões de euros), um valor bastante alto para um avançado desconhecido de apenas 20 anos, mas rapidamente se impôs e as suas boas exibições ao lado de Jardel chegaram a despertar o interesse daquele colosso italiano. Niculae destacava-se por ser um avançado possante, acutilante e dono de um pé esquerdo potente e explosivo, até ao dia do fatídico encontro com o Vitória de Setúbal, onde viria a lesionar-se gravemente num joelho. A partir daí nunca mais foi o mesmo, embora ainda tenha cumprido o resto do contrato de quatro épocas, chegando a ser campeão nacional em 2001/2002 e finalista vencido da Taça UEFA, em 2004/2005. Após sair do Sporting, jogou no Standard de Liége, Mainz e Inverness, antes de regressar ao seu Dínamo de Bucareste, tendo ainda estado emprestado aos gregos do Kavala.
Hoje, com 30 anos, assume-se como a grande referência ofensiva do actual comandante da liga romena, sendo o melhor marcador da competição com 14 golos, cinco deles de penálti. Mostra estar em grande forma e foi novamente chamado aos trabalhos da selecção, embora não tenha alinhado em nenhum dos jogos de qualificação para o Euro 2012. Recordem aqui alguns dos melhores momentos de Niculae ao serviço do Sporting. Apetece perguntar que, caso aquela lesão não acontecesse, até onde poderia ter chegado Nicu?
1 comment :
Acho interessante que um dos momentos importantes da carreira deste 'Nicolau' em Portugal tenha sido marcar um golo ao FCP... Aliás, para se entrar na história do futebol português - escrita e descrita pela imprensa desportiva de lx e seus apaniguados - basta tentar afrontar ou beliscar o único clube verdadeiramente grande que este país tem.
Post a Comment