Friday, October 12, 2012

“Tubarões azuis” perto de fazer história

A selecção cabo-verdiana de futebol está muito perto de fazer história e assegurar uma participação inédita no CAN (Campeonato Africano das Nações), à custa dos favoritos Camarões. Os “tubarões azuis”, alcunha pela qual é conhecida a formação africana, “só” terão de defender o excelente triunfo por 2-0 obtido no desafio da primeira mão, realizado a 8 de setembro, com golos de Heldon “Nhuc” (Marítimo) e Djaniny (Olhanense).

O jogo decisivo está agendado para este domingo e os Camarões ( que já não estiveram no CAN deste ano) vão contar com a sua maior “vedeta”, Samuel Eto'o, que está de regresso após ter dito que não voltaria a jogar pelo seu país. Para incentivar ainda mais os seus jogadores, o Governo de Cabo Verde já anunciou que vai atribuir um prémio monetário de 200 contos a cada um dos elementos da comitiva da seleção nacional, em caso de ultrapassar os Camarões. Entre os convocados de Lúcio Antunes que vão procurar fazer história, não há um único que jogue no campeonato local.

Os eleitos são: Guarda-redes: Vozinha (Progresso, Angola) e Fock (sem clube); Defesas: Pecks (Gil Vicente, Portugal), Gégé (Marítimo, Portugal), Carlitos (Limassol, Chipre), Nando (Châteauroux, França), Fernando Varela (Vaslui, Roménia), Stopira (Videoton, Hungria), Ricardo (Paços de Ferreira, Portugal) e Tax (Académica, Portugal); Médios: Babanco (Olhanense, Portugal), Marco Soares (Omonia, Chipre), David Silva (Olhanense, Portugal), Rony (CS Fola, Luxemburgo), Toni Varela (Sparta de Roterdão, Holanda) e Valter (sem clube); Avançados: Djaniny (Olhanense, Portugal), Zé Luís (Braga, Portugal), Heldon “Nhuc” (Marítimo, Portugal), Lito (Atlético, Portugal) e Ryan (Lille, França). Destaque ainda para Moçambique, outro país lusófono que venceu Marrocos, também por 2-0, e poderá repetir a presença no CAN.



Adiram ao blog no facebook em

1 comment :

Hermenegildo Soares said...

Este foi um grande feito para Cabo Verde. Mostra que há trabalho feito.