Thursday, December 05, 2013

Stélvio: do Milan ao Luxemburgo passaram apenas seis anos

Formado nas camadas jovens do Sporting de Braga, Stélvio Cruz estreou-se na equipa principal do clube minhoto com apenas 18 anos (época 2007/2008) e impressionou pela sua estampa física e poder de impulsão, para além de elevado sentido táctico que lhe permitia jogar a central ou a trinco com a mesma eficácia. Stélvio vivia então um sonho, pois para além de ter sido convocado para a selecção sub-21 de Portugal, ainda foi alvo de observadores do Milan e Juventus que terão seguido de perto a sua evolução. Na altura, o filho de Filipe Cruz, ex-andebolista internacional por Portugal, chegou até a ser comparado com o ex-internacional francês Patrick Vieira.

O jovem foi conquistando o seu espaço e utilizado com regularidade, até que na época 2009/2010 e, de forma algo surpreendente, o recém-chegado Domingos entendeu que Stélvio deveria rodar uma época por empréstimo na União de Leiria e a partir daí a carreira do promissor atleta entrou em declínio. Foi depois emprestado aos angolanos do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo, tendo pelo meio “roído a corda” a um empréstimo ao Sporting da Covilhã. Em 2010 respondeu positivamente ao apelo de Manuel José e representou Angola, país onde nasceu, na CAN, tendo sido titular nos três jogos.

Em 2012, já desvinculado do Sporting de Braga, representou o Recreativo da Caála e na época passada voltou à Europa, tendo assinado pelos cipriotas do Alki Larnaca, onde até fez uma campanha positiva, sendo titular na maioria dos jogos. Mais uma vez de forma surpreendente assinou no início desta temporada pelos amadores do F91 Dudelange, actual segundo classificado do campeonato do Luxemburgo. Que futuro estará reservado para Stélvio?

 Adiram ao blog no facebook em

1 comment :

João Bruno said...

O Stélvio tinha tudo para ser um excelente trinco. Duvido que ainda consiga recuperar o tempo perdido