Friday, February 14, 2014

Algumas verdades sobre Minala

Muito se tem escrito esta semana sobre o camaronês Joseph Marie Minala e a sua pretensa idade. Como é cada vez mais usual, basta alguém avançar com uma “notícia” polémica que vai “tudo” atrás sem sequer se preocupar em tentar saber mais sobre o assunto. Vou tentar neste post dar algumas respostas a eventuais dúvidas sobre o atleta e desmentir outras informações que estão completamente erradas como Minala ter sido contratado em dezembro.

De acordo com o seu passaporte, Joseph Marie Minala terá nascido a 24 de agosto de 1996 em Yaoundé, capital dos Camarões, tendo portanto 17 anos. É um facto que o africano, tal como sucede com muitos futebolistas oriundos daquele continente, aparenta em algumas fotografias ter mais idade. Já noutras essa discrepância não é muito notória e passa bem por um “teenager”.

Vamos agora a factos concretos: Minala foi contratado no último verão pela Lazio ao Vigor Perconti, uma equipa amadora dos arredores de Roma, cujo símbolo é inspirado no Barcelona (ver foto principal). O médio ofensivo chamou a atenção pela sua capacidade física e força, tendo a Lazio ganho a corrida ao Inter de Milão e à Udinese que também terão estado interessados no jogador.
Minala tem sido um dos destaques da equipa Primavera da Lazio, uma espécie de equipa B do clube italiano, e foi inclusivamente convocado por Edy Reja para o escaldante derby romano do último domingo mas acabou por nem no banco se sentar.

Minala cresceu num projecto social para crianças de Roma, onde começou a jogar futebol e despertou a atenção do Vigor Perconti. Nos juvenis do clube, o camaronês já tinha um físico imponente que o fazia destacar-se entre os adversários da sua idade, daí que fosse costume jogar em escalões mais velhos.

O presidente do Vigor Perconti defende o seu ex-jogador: «O que dizem é absurdo. Conheço o rapaz e vi os seus documentos: o passaporte camaronês indica que nasceu em 1996 e os testes médicos comprovaram a sua idade», sustenta Maurizio Perconti. «Temos outros jovens nascidos em 1996 na equipa e se os vemos pensamos que eles são mais velhos. São simplesmente mais desenvolvidos do que o normal, mas continuam sendo jovens. Quando aparece um bom jogador, acima da média, as pessoas, infelizmente, ficam com inveja. É normal que ele seja atacado, também por causa da cor da sua pele. O mesmo acontece com outros jovens negros que jogam na nossa equipa».

Já o empresário de Minala sustenta que «certamente que há diferenças entre a infância dele e a de outros miúdos que vivem em Itália e isso pode ter deixado marcas no seu rosto e na sua expressão. Ele teve muitas dificuldades enquanto crescia. Se falarem com ele, vão perceber que é um miúdo de 17 anos em todos os aspectos», diz Diego Tavano.

Por seu turno, Stefano De Martino, diretor de comunicação da Lazio, não poupou quem questiona a idade do jogador: «Essas especulações irritam. Fico triste pelo rapaz, mas essas coisas acontecem apenas com a Lazio. Se Minala jogasse no outro lado do rio Tibre não teríamos artigos deste género».

O próprio Minala desabafou na sua conta de Twitter que «a inveja é a fraqueza do homem e as pessoas de alma pobre fazem mal aos outros quando se chega à Serie A». Outro facto indesmentível é que os próximos anos é que vão demonstrar se Minala tem talento e força para ser um craque e singrar ou se vai “desaparecer” do mapa futebolístico.

 Adiram ao blog no facebook em

2 comments :

Zé Barnabé said...

Este é um caso típico de "gato" no futebol... O Leandro Lima que jogou no Porto foi um desses casos e aí eram "só" dois anos de diferença

Unknown said...

Legal o Post. Caso queira conferir um novo blog de futebol, acesse > http://ochoquerei.blogspot.com.br/