Há um nome que salta à vista quando se olha para a lista dos 40 nomeados para a equipa do ano 2014 da UEFA e não, não estou a falar de Cristiano Ronaldo ou de Beto, os dois únicos futebolistas portugueses que integram o rol de candidatos. Estou a falar do espanhol Jonathan Soriano que a, par do ex-benfiquista Ezequiel Garay (actualmente no Zenit), é o único que não joga nas principais ligas europeias – Espanha, Inglaterra, Alemanha ou Itália.
O ponta-de-lança dos austríacos do Red Bull Salzburg é mesmo a maior surpresa da extensa lista que está a votos no site da UEFA. O avançado que, quando saiu do Barcelona, onde nunca conseguiu passar da equipa B, terá estado nas cogitações do Benfica, terminou a edição de 2013/14 da Bundesliga austríaca com 31 golos, a que juntou ainda 17 assistências, sagrando-se o melhor marcador e sendo eleito o jogador do ano. Foi também o melhor marcador da Liga Europa, marcando por oito vezes, apesar da eliminação da sua equipa nos oitavos-de-final. O avançado de 29 anos começou a presente época da melhor maneira, ao marcar cinco vezes na vitória do Salzburgo por 8-0 sobre o SV Grödig.
Na época passada, marcou 48 golos em 43 jogos e nesta já leva 28 em 26 partidas, mostrando ser um autêntico “bombardeiro”.
Natural de Barcelona, Jonathan Soriano iniciou a carreira no clube “menor” da cidade, o Espanhol, de onde transitou mais tarde para o “todo poderoso” FC Barcelona, mas foi preciso ir para a Áustria para mostrar todo o potencial que fazem dele um dos mais temíveis “matadores” do futebol europeu. É certo que a liga austríaca está longe de ser das mais competitivas, mas o que é certo é que o avançado também tem demonstrado a sua veia goleadora nas competições europeias e já começa a sentir que o “exílio” na Áustria começa a ser prolongado demais e que merece outros voos.
Adiram ao blog no facebook em
No comments :
Post a Comment