Wednesday, March 21, 2012

Quantos futebolistas (não) fumam?

Fábio Coentrão é apenas o caso mais recente de um futebolista “apanhado” a fumar. O internacional português do Real Madrid não é o primeiro, nem será certamente o último. Lembro-me bem do meu espanto quando, ainda puto, vi (salvo erro) Marinho e Emílio Peixe, então no Sporting, a fumarem descontraídamente vários cigarros num programa de “apanhados” na televisão.

Paulo Rink, ex-avançado brasileiro naturalizado alemão, afirmou em tempos que 18 dos 23 convocados para a selecção germânica no Euro 2000 (relembrada na foto) fumavam.... Coincidência ou não, foram últimos do grupo que Portugal venceu, tendo apenas somado um ponto, numa série que tinha ainda Roménia e Inglaterra. Há quem garanta que está provado que fumar prejudica o rendimento físico, enquanto outros sustentam que até pode ajudar o atleta a descontrair, de modo a melhorar a sua performance. Não sou fumador, mas não condeno os futebolistas que o fazem, sobretudo se essa opção não se fizer sentir no seu rendimento em campo. João Vieira Pinto, Adriano, Barthez, Roberto Carlos e Ronaldo são apenas alguns exemplos de grandes jogadores vistos a fumar em público. Posto isto, porque razão Coentrão está a ser tão “condenado? Não fez nada que muitos outros não repitam diariamente. Adiram ao blog no facebook em

3 comments :

Paulo Gomes said...

Interessante abordagem a este tema que de vez em quando ganha dimensão quando algum futebolista de um grande clube é "apanhado com a boca na botija". Os dados revelados pelo Paulo Rink não deixam de impressionar também.

Mário Martins said...

Eu só fico a pensar o que seria estes jogadores que fumam, se não fumassem. De certeza que jogavam ainda mais e melhor, na parte física, claro!!!

Egregora said...

Nenhum atleta profissional deveria fumar. Não condiz com a profissão.