Primeiro que tudo quero deixar bem claro que nada me move contra árbitros de futebol ou de qualquer outra modalidade e, com este post, não pretendo incentivar à prática de atos violentos sobre quem dirige os jogos.
Já assisti “in loco” a árbitros a serem agredidos e insultados, tanto por jogadores como por dirigentes ou espectadores. Há até quem vá à bola ansioso por ouvir uma falta assinalada contra a sua equipa para presentar os árbitros com alguns insultos que “ajudam” a tornar menos negra uma semana de dificuldades. Estes comportamentos são lamentáveis e em nada servem para dignificar o chamado “desporto-rei”. Contudo, o reverso da da medalha também se aplica em muitos casos.
Salvo honrosas excepções, há árbitros que usam e abusam de prepotência e arrogância quando dirigem jogos, seja de camadas jovens ou de seniores. Já presenciei encontros em que árbitros assistentes, provocados por adeptos, não se coíbem de responder na mesma moeda e alguns até fazem gestos menos apropriados. Também já assisti a árbitros ofenderem jogadores e os seus familiares mais próximos...
Não pretendo nem quero ser advogado de defesa de quem agride, mas não me espanta que por vezes a paciência de quem é prejudicado, por vezes declaradamente, e ainda por cima humilhado se esgote. Quem quer ser respeitado, tem que dar o exemplo, respeitando os outros da mesma forma.
Adiram ao blog no facebook em
2 comments :
futebol no Brasil não é futebol se não tem confusão, é deprimente... O respeito tem que ser mútuo e deve ser levado como um esporte e não esta mistura de amor e ódio entre torcedores, árbitros e jogadores. Um absurdo!
Hola,
Mi nombre es Cristian Gonzalez, creador del blog Abran Cancha, y estoy interesado en un intercambio de enlaces.
Mi sitio es de PageRank 4, te beneficia mucho. Estas interesado?
Espero la respuesta, saludos.
Abran Cancha
www.abran-cancha.blogspot.com
Post a Comment