Wednesday, June 30, 2010

Os sete pecados de Queiroz no desaire com Espanha

1 – Persistir em ser medroso;
2 – Jogar claramente para o zero a zero;
3 – Dar a titularidade a Ricardo Costa, ainda por cima a defesa direito;
4 - Dar a titularidade a Pepe, insistindo em colocar o melhor central “português” a jogar a trinco, claramente longe da melhor forma;
5 – Substituir Hugo Almeida, que estava a ser dos mais lutadores da equipa;
6 – Não arriscar minimamente nas substituições quando Portugal já perdia;
7 – Conservar a falta de ambição até ao apito final, acreditando no surgimento de um golo “caído do céu” que levasse o jogo para prolongamento.

Em oposição, não posso deixar de elogiar a espectacular exibição de Eduardo que evitou que Portugal fosse goleado.

Thursday, June 24, 2010

Mundialistas que já actuaram em Portugal!

Não vou falar do óbvio e referir-me aos jogadores que passaram pelos clubes grandes do futebol nacional, mas sim falar daqueles que representaram ou treinaram em clubes de menor dimensão.

Yakubu Aiyegbeni é o protagonista do caso mais peculiar e talvez o menos conhecido de todos. Isto porque, o goleador nigeriano do Everton, que protagonizou uma das perdidas mais escandalosas do Mundial frente à Coreia do Sul, esteve muito perto de representar o Gil Vicente, clube presidido pelo enigmático António Fiúza. Estávamos em Agosto de 1999 quando o emblema de Barcelos apresentava como reforço um jovem internacional nigeriano nos escalões de formação. Contudo, algumas questões burocráticas relacionadas com o envolvimento de vários agentes na transferência levaram o então presidente João Magalhães – que chegou a revelar que o clube iria contrair um empréstimo bancário para pagar os então 40 mil contos envolvidos na operação de compra do passe - a desistir do atleta. O então jovem de apenas 16 anos formado no Julius Berger foi então para Israel para jogar no modesto Hapoel Kfar-Saba, seguindo-se Dynamo Kyev, Maccabi Tel Aviv, Portsmouth, Middlesbrough e Everton, numa transferência que rendeu 11,25 milhões de libras na sua aquisição...

O ex-defesa central do Beira-Mar Antolin Alcaraz é outro mundialista que nunca jogou nos grandes de Portugal. Deu nas vistas logo no primeiro jogo do Paraguai frente à Itália por ter marcado um golo e ter sido eleito o melhor em campo. Tem 28 anos, jogou na equipa de Aveiro entre 2002/03 e 2006/07, de onde se transferiu para o Club Brugge e já se sabe que para a próxima temporada vai vestir a camisola dos ingleses do Wigan.

Diego Benaglio dispensa apresentações. Titular da baliza suíça, brilhou no Nacional da Madeira entre 2005/06 e 2007/08. Continua no Wolfsburg, onde é indiscutível e já foi campeão alemão.

Álvaro Fernández foi o que jogou em Portugal mais recentemente, mas de forma quase despercebida, pois apenas esteve meia época em Setúbal, regressando à Universidade do Chile em Dezembro último. Dos quatro, considero que é o único que não possui valor para jogar num clube de maior projecção em Portugal. Quanto aos outros, não os “agarraram” a tempo e agora já será muito difícil fazê-los regressar.

 Adiram ao blog no facebook em

Wednesday, June 23, 2010

“Roer a corda” (às vezes) compensa...

Ladji Keita é um dos reforços do Sporting de Braga e arrisca-se a jogar na Champions League, depois de ter realizado uma excelente temporada no Vitória de Setúbal. Há um ano atrás, a vida do avançado senegalês era bem diferente. Depois de uma “aventura” no Chipre, o jogador chegou a ser dado como certo no Sporting da Covilhã, onde teria dado a sua palavra ao presidente, mas uma “jogada de última hora” acabou por desviá-lo da Liga de Honra e por o colocar no Sado.

Tuesday, June 22, 2010

O novo central do Sporting

Marco Torsiglieri deverá ser confirmado como reforço do Sporting nos próximos dias. O central de 22 anos destacou-se ao serviço do Vélez Sarsfield, onde as suas exibições e a sua envergadura física (1,90 metros e 77 kgs) não passaram despercebidas aos responsáveis leoninos. O site do clube argentino anuncia que os clubes já chegaram a acordo e que o atleta, que foi companheiro de Tanque Silva na equipa de Buenos Aires, viaja amanhã para efectuar testes médicos.

Dunga "passou-se" ou está tudo com as hormonas aos saltos?

O seleccionador brasileiro continua a alimentar inimigos entre os jornalistas brasileiros e desta vez optou por ir dirigindo alguns "miminhos" a um compatriota na conferência de imprensa após a vitória frente à Costa do Marfim. O melhor é mesmo verem.

Monday, June 21, 2010

Sporting fez a festa na Luz

Num jogo bastante emocionante e mais uma vez decidido no prolongamento, o Sporting sagrou-se campeão nacional de futsal em casa do grande rival. Os campeões europeus revelaram-se impotentes para revalidar o título e alguns dos seus adeptos tiveram atitudes lamentáveis num espectáculo desportivo. Mesmo sendo campeão, o técnico Paulo Fernandes já tinha o seu destino traçado, mas esta foi a melhor forma de se despedir.

PS: Portugal goleou a Coreia do Norte por uns expressivos 7-0 e ficou com a qualificação para os oitavos-de-final praticamente garantida, mas espero que os atletas não se deixem empolgar em excesso. Nem dantes eram os piores do mundo, nem agora os melhores.
Foto www.scp.pt

Friday, June 18, 2010

Thursday, June 17, 2010

Familiares no Mundial

O site da yahoo publica hoje uma foto-reportagem sobre alguns laços de familiaridade que unem protagonistas de diversas selecções. O único que desconhecia era que Abedi Pelé, um dos melhores jogadores ganeses de todos os tempos, tinha dois filhos na selecção. Para além do mais conhecido, Andre Ayew, foi ainda convocado Ibrahim Ayew, central de 22 anos que joga no Zamalek. Os sobrinhos de Kwame Ayew, antigo jogador de Boavista, Sporting e Setúbal, parecem assim querer continuar a levar o nome da família bem longe.

Wednesday, June 16, 2010

Naide é imagem dos Europeus em Barcelona

Como sabem, não é muito usual neste espaço falar de outras modalidades, para além do futebol. Contudo, durante a minha recente estadia em Barcelona não pude ficar indiferente a uma imagem com que me deparei assim que entrei no Estádio Olímpico de Montjuïc, que vai ser o palco dos campeonatos europeus em atletismo, entre 27 de Julho e 1 de Agosto.

Nada mais, nada menos que Naide Gomes, envergando a camisola de Portugal, numa publicidade que só pode ser motivo de orgulho para a vice-campeã mundial do salto em comprimento e para o país que representa. Chamo ainda a atenção para a beleza da fachada principal do recinto que vai acolher a competição.

Tuesday, June 15, 2010

Resquícios da estadia da selecção na Covilhã!

Porque tristezas não pagam dívidas, aqui fica mais uma reportagem feita pela RTP durante o estágio da selecção na Covilhã. Mais uma vez, os entrevistados foram escolhidos a “dêido”!

Monday, June 14, 2010

Onde está a garra destes Camarões?

Ver a actual selecção camaronesa jogar não empolga minimamente. Já tinha ficado com esta impressão desde que os vi na CAN, posição que saiu reforçada do particular contra Portugal disputado na Covilhã e ainda mais na derrota frente a um Japão que está longe de ser uma das potências do futebol mundial. Demasiado reféns da sua vedeta, Samuel Eto'o, longe do fulgor dos tempos do Barcelona e cada vez mais armado em “prima donna”, os Camarões são uma equipa apática e triste.

Que saudades da selecção que em 1990 bateu os então campeões mundiais Argentina no jogo de abertura do Mundial disputado em Itália. Nunca mais me esqueci da portentosa exibição de um médio chamado Cyril Makanaky na vitória dos africanos num jogo em que acabaram reduzidos a nove unidades. Em garra e em luta foram imbatíveis, num campeonato onde viriam a dar ainda mais “show” muito graças a esse senhor que é Roger Milla. Aconselho vivamente Le Guen a mostrar este vídeo aos seus atletas.

Friday, June 11, 2010

Curiosidades do Mundial

No dia em que a bola vai finalmente começar a rolar a sério na África do Sul deixo aqui algumas curiosidades sobre alguns dos 736 atletas que vão participar no Mundial.

Mais alto: Nikola Zigic, da Sérvia, com 2,02 metros.

Mais baixo: Aaron Lennon, de Inglaterra, com 1,65 metros.

Mais velho: David James, também de Inglaterra, com 39 anos (1970-08-01).

Mais novo: Christian Eriksen (na foto), da Dinamarca, com 18 anos (1992-02-14).

Mais pesado: David James, com 94kg.

Mais leves: O brasileiro Robinho e o espanhol Jesus Navas terão ambos o mesmo peso: 60 kgs.

A Inglaterra é a única selecção em que todos os convocados jogam no país.

Já na Costa do Marfim, apenas um dos convocados joga no campeonato local.

O Brasil é o país que tem mais jogadores nascidos no país em competição: os 23 convocados por Dunga, mais os três “portugueses” Deco, Pepe e Liedson; o “alemão” Cacau e o “japonês” Marcus Túlio Tanaka.

Tuesday, June 08, 2010

O azar de Nani (e de Portugal...)

A poucos dias do primeiro jogo do Mundial frente à Costa do Marfim, Portugal recebeu hoje uma péssima notícia. Nani, um dos jogadores lusos em melhor forma e que prometia ser um dos indiscutíveis da selecção nacional, lesionou-se numa clavícula e vai ter de regressar a Portugal. Esta é, sem dúvida, uma grande ausência para as hostes lusas. Só espero que possa fortalecer o espírito de grupo e de união.

PS: Ao seu melhor estilo, Carlos Queiroz para colmatar a saída de um extremo, convocou um trinco (Rúben Amorim).

Monday, June 07, 2010

Anti-vuvuzela

Sinceramente, por mais que me esforce, não consigo perceber a histeria que se gerou em torno das vuvuzelas. Considero até o “grunhido” emitido bastante irritante e que dificilmente poderá servir de incentivo para os atletas. Acho que muito boa gente partilhará da minha opinião de que uma marca de combustíveis teria feito uma grande serviço ao país caso não tivesse tido a triste ideia de as “importar” em “dose industrial” para o nosso país.

De resto, já se chegou à conclusão de que se for soprada muito perto de um ouvido, a corneta - que terá tido origem no chifre de kudu (um antílope) que antigamente era usado na África do Sul para chamar os habitantes das aldeias para as reuniões - pode provocar danos graves nos ouvidos. A única consolação é de que não vou estar por perto desta vuvuzela gigante que foi colocada numa ponte na Cidade do Cabo quando for soprada no dia
da abertura do Mundial.

Friday, June 04, 2010

Museu do Barça é máquina de fazer dinheiro

Um dos motivos para ter estado algum tempo sem colocar nenhum post foi uma curta viagem de férias a Barcelona. Ora indo eu à interessante cidade condal, e ainda por cima estando lá no dia em que passei a integrar o grupo dos “intas”, não desperdicei a oportunidade de poder ver “in loco” o estádio do campeão espanhol.

O primeiro passo foi ir ao site do clube e informar-me de quanto custaria a visita ao Camp Nou e ao museu. Constatei então que o preço de entrada é de 17 euros e de 14 para estudantes. Chegado à bilheteira, depois de me ter deparado com uma extensa fila, não vi qualquer indicação dos descontos, mas sempre existiam. Ou seja, quem é estudante e não perguntou, pagou o mesmo que o público em geral. A meio do dia 24 de Maio que lá até foi feriado já eram visíveis centenas de notas de 50 euros em cada uma das várias bilheteiras.

Comprado o bilhete, pude apreciar a magnitude e imponência do estádio que alberga quase 100 mil pessoas, bem como imaginar como será jogar com aquele recinto completamente cheio. Passei ainda pela cabine de imprensa e deu para ver que as escadas interiores poderiam estar bem mais limpas e as paredes menos “rabiscadas”. No museu pude apreciar as inúmeras taças ganhas pelo clube, entre as quais a Champions League da época passada. Outra parte bem conseguida é a área multimédia em que se podem recordar muitos momentos marcantes na história do clube. Foi uma experiência agradável que aconselho a quem gosta de futebol.

Thursday, June 03, 2010

Falcao considerado o melhor jogador da Liga portuguesa

De forma algo surpreendente, uma vez que não jogou pelo campeão nacional, o colombiano Radamel Falcao foi considerado o melhor jogador da Liga portuguesa por 43 dos 125 leitores que participaram na votação que decorreu no mês de Maio. O excelente ponta-de-lança do FCP deixou a “armada” benfiquista a grande distância: Di Maria (26), Saviola (16) e David Luiz (13).

Em quinto lugar ficou o bracarense Alan com 10, seguido de Nuno Assis com cinco. Curiosamente, Cardozo, o melhor marcador da prova, recebeu apenas três votos, tantos quantos Evaldo. Já Moisés foi o menos escolhido, ao receber apenas um. Entretanto está aberta nova votação sobre o desempenho de Portugal no Mundial. Votem!

Wednesday, June 02, 2010

Instantes do Portugal-Camarões

Raúl Meireles foi o homem do jogo ao marcar dois golos.

Le Guen conforta Samuel Eto'o no momento da expulsão da vedeta camaronesa.

A excentricidade do mais velho dos Song.

A criança mais interessada em brincar do que em posar junto a Cristiano Ronaldo.

As bancadas do Complexo Desportivo da Covilhã estiveram mesmo muito bem preenchidas...