Showing posts with label Santos. Show all posts
Showing posts with label Santos. Show all posts

Wednesday, August 08, 2012

O brasileiro que não serviu para o Guimarães e foi craque no Barcelona

Na pré-temporada de 1993/94, ainda no “reinado” de Pimenta Machado, chegou ao Vitória de Guimarães um brasileiro desconhecido, de seu nome Giovanni Silva de Oliveira, para efectuar um período de testes para tentar agarrar um lugar no plantel de Bernardino Pedroto. O jovem atleta até deixou boas indicações, mas o clube minhoto não o considerou prioritário, alegando que não era o tipo de jogador que procurava. Regressou então ao Brasil, onde dois anos depois ingressou no Santos, clube em que viria a “explodir”, despertando o interesse do Barcelona que em 1996/97 pagou uma “fortuna” por ele. Esteve na Catalunha três épocas e formou um tridente atacante de luxo juntamente com os compatriotas Rivaldo e Ronaldo. O criativo brasileiro conquistou dois campeonatos e duas Taças do Rei, até entrar em conflito com Van Gaal e se transferir para o Olympiacos, onde também foi “rei”, conquistando cinco campeonatos em cinco épocas. Pelo Brasil, somou 20 internacionalizações e marcou seis golos, tendo sido convocado para o Mundial de 1998, mas apenas alinhou no primeiro jogo. Em baixo, podem ver um vídeo que mostra Giovanni a destroçar o Atlético de Madrid numa final da Supertaça.
Adiram ao blog no facebook em

Sunday, December 18, 2011

Cantera do Barça conquista Mundial de clubes


O Barcelona acaba de conquistar o Mundial de clubes disputado no Japão ao golear os brasileiros do Santos por quatro golos sem resposta num jogo em que do onze titular que apresentou apenas os dois laterais não foram formados no clube. De facto, apenas Daniel Alves e Abidal não “cresceram” em La Masia, o centro de formação do emblema catalão. Aos nove “canteranos” que iniciaram a partida - Víctor Valdés, Piqué, Puyol, Sergio Busquets, Cesc Fàbregas, Xavi, Iniesta, Thiago Alcântara e Lionel Messi - ainda se juntaram Pedro e Fontás, entrados no segundo tempo. Para reforçar ainda mais o poderio da cantera barcelonista, basta referir que os quatro golos foram todos marcados por atletas formados no clube: Messi (quem mais poderia ser) com 2, Xavi e Fábregas. E convém não esquecer que também o técnico Pep Guardiola é "made in" Barça. Uma realidade única e muito difícil de igualar com tamanho sucesso onde quer que seja. Já Neymar, a estrela do Santos, passou ao completamente ao lado do jogo mas é inegável que qualidade ele tem.

Thursday, March 04, 2010

Michael Jackson está vivo!

Não. O “Rei da Pop” não ressuscitou. Este Michael Jackson também é negro, mais até do que o norte-americano, tem 25 anos e é o número 10 dos equatorianos do Club Social, Cultural y Deportivo El Nacional. Antes, Michael Jackson Quiñonéz Cabeza já jogou no Brasil, pelo Santos, e representou o Espoli, também do seu país. De resto, o talentoso internacional equatoriano compatriota de Caicedo até já esteve na mira do Barcelona... de Guayaquil (Equador). Desconhece-se o talento deste Jackson para cantar, mas para dançar parece ter algum, a avaliar pela comemoração do excelente golo que podem ver no vídeo seguinte.

Wednesday, January 16, 2008

O que vale Rodrigo Tiuí?


Rodrigo Bonifácio da Rocha, mais conhecido por Rodrigo Tiuí, é o primeiro reforço de Inverno do Sporting. Com apenas 22 anos, o avançado chega a custo zero, depois de ter rescindido com o Fluminense, antecipando em alguns dias o final do contrato que tinha até final de Janeiro. Franzino, tal como Liedson, Rodrigo Tiuí formou-se no Fluminense e foi considerado uma das promessas das escolas do clube carioca. Actuou na equipa principal em 2004 e 2005, tendo sido depois emprestado ao Noroeste e ao Santos, onde foi orientado por Wanderlei Luxemburgo. Regressou ao Fluminense, onde no Brasileirão de 2007 marcou apenas 3 golos em 19 partidas, o que não augura grandes feitos. O que pode valer este reforço? Será que poderá ser um bom parceiro para Liedson? Os vídeos deixam boas indicações, mas isso não quer dizer nada. Será que se vai conseguir adaptar depressa ao futebol europeu?