Showing posts with label Sampdoria. Show all posts
Showing posts with label Sampdoria. Show all posts
Friday, May 18, 2012
Nilmar e Rossi “ajudaram” à queda do “submarino amarelo”
À semelhança do que sucedeu na época passada com a Sampdoria, o Villareal passou do “céu” da Liga dos Campeões ao “inferno” na IIª Divisão Espanhola num instante. Quarto classificado na época passada, o “submarino amarelo” não conseguiu evitar a despromoção, numa última jornada dramática para o clube presidido por Fernando Roig. A venda de Santi Cazorla, bem como as prolongadas lesões de Nilmar e de Giuseppe Rossi, são apenas alguns dos factores que ajudam a explicar uma temporada de descalabro. Comparando a época passada com a que terminou no último domingo, é fácil constatar a abismal diferença de rendimento dos dois avançados.
Em 2010/2011, Rossi marcou 18 golos, participou em 36 jogos e atuou 3.028 minutos, enquanto que em 2011/2012 se ficou por três golos, nove jogos e 749 minutos. Quanto ao brasileiro, marcou quatro golos (11 na época passada), fez 21 jogos (31) e 2.367 minutos (1.204). Recordo que há seis anos, o clube da região de Valência esteve muito perto de atingir a final da Liga dos Campeões quando Juan Román Riquelme falhou um penalty contra o Arsenal. O presidente já assumiu que o clube vai vender alguns dos seus melhores valores, mas o veterano e capitão Marcos Senna já anunciou que continua. A despromoção terá sido apenas um acidente de percurso ou o submarino continuará debaixo de água por muito tempo?
Etiquetas:
Giuseppe Rossi
,
Juan Román Riquelme
,
Marcos Senna
,
Nilmar
,
Sampdoria
,
Santi Cazorla
,
Villarreal
Wednesday, June 01, 2011
A maldição dos históricos
O Mónaco foi apenas mais um clube com grande história no respetivo campeonato que se viu despromovido do escalão principal. Vice-campeão europeu em 2003/04 e vencedor de sete campeonatos franceses, o clube do endinheirado principado não conseguiu fugir à vergonhosa queda na IIª Divisão depois de ter sido derrotado em casa pelo Lyon. Mas o clube monegasco foi apenas um de vários históricos europeus que caíram para a segunda divisão. Em Itália, a Sampdoria começou a época a jogar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões após o quarto lugar da temporada transacta e terminou a carpir mágoas, relegada para a série B. As saídas de Cassano e Pazzini para os grandes de Milão revelaram-se desastrosas para o clube de Génova, vencedor de uma Taça das Taças em 1990 e vice-campeão europeu em 1992.
Em Espanha foi o Desportivo da Corunha, campeão em 1999/2000, que caiu para segunda. Curiosamente, o carrasco do clube galego foi o Valência que em 1994 lhe tinha roubado a possibilidade de ser campeão na última jornada quando Miroslav Djukic, o então capitão e agora técnico que também não evitou a descida do Hércules, falhou um pénalti.
Mais acima, na Inglaterra, foi o West Ham, fundado em 1895, que foi relegado para o Championship. Na Alemanha, o Wolfsburgo, campeão em 2008/2009, safou-se por pouco e o Eintracht Frankfurt, fundado em 1899 e campeão em 1959 e vencedor da Taça UEFA em 1980, também caiu para a 2.Bundesliga.
Etiquetas:
AS Mónaco
,
Corunha
,
Eintracht Frankfurt
,
Sampdoria
,
West Ham
Thursday, February 28, 2008
Um “Signori” do futebol mundial!

Giuseppe Signori foi dos jogadores mais talentosos que vi jogar na década de 90. Dono de um excelente pé esquerdo, fazia golos em catadupa, sendo um dos melhores marcadores de sempre do campeonato italiano, com 188 golos na série A. A cobrar grandes penalidades tinha um estilo muito próprio, sem tomar balanço. Foi o máximo goleador em Itália nas épocas de 1993, 1994 e 1996, sempre ao serviço da Lazio de Roma. Já na selecção nunca conseguiu obter tanto sucesso, talvez por ser muitas vezes colocado a jogar no meio-campo, tendo feito apenas 7 golos em 28 jogos. Participou no Mundial de 1994, onde ficou “em branco”. Curiosamente, a sua estreia pela selecção transalpina ocorreu frente a Portugal a 31/05/1992 num jogo que acabou 0-0. Ao longo da sua extensa carreira, Beppe Signori representou as seguintes equipas: Albinoleffe (1984-1986), Piacenza (1986-1987 e 1988-1989), Trento (1987-1988), Foggia (1989-1992), Lazio (1992-1997), Sampdoria (1998), Bolonha (1998-2004), os gregos do Iraklis (2004/2005) e os húngaros do Sopron (2005/2006), onde ainda fez três golos. Actualmente com 40 anos é comentador na televisão italiana. Aqui fica um vídeo com os melhores momentos deste grande goleador ao serviço da Lazio, onde viveu a melhor fase da sua carreira.
Etiquetas:
Albinoleffe
,
Bolonha
,
Foggia
,
Giuseppe Signori
,
Iraklis
,
Lazio
,
Piacenza
,
Sampdoria
,
Sopron
,
Trento
Subscribe to:
Posts
(
Atom
)
