Showing posts with label Rodrigo Tiuí. Show all posts
Showing posts with label Rodrigo Tiuí. Show all posts

Tuesday, June 14, 2011

Gullit “despachado” da Tchetchénia

Nem todos os grandes jogadores têm capacidade para virem a ser grandes treinadores. Maradona é capaz de ser o melhor exemplo desta máxima, mas Ruud Gullit também está nesse lote. Depois de ter iniciado a carreira no Chelsea, já treinou Newcastle, Feyenoord, LA Galaxy e Terek Grozny, de onde acaba de ser despedido. Em todos os cinco clubes o sucesso foi pouco ou nenhum para o antigo campeão europeu e grande estrela do AC Milan.

Na Tchetchénia voltou a durar pouco tempo, apesar de toda a pompa com que foi apresentado. «Infelizmente, não conseguiu mostrar o seu talento como treinador. Nesta época, a equipa conseguiu maus resultados», afirmou Ramzan Kadyrov, presidente do clube tchetcheno e também da República da Tchetchénia. Antes do encontro desta tarde com o Perm, que o Terek perdeu com um autogolo nos instantes finais, Kadyrov já tinha lançado um ultimato a Gullit, avisando-o que só uma vitória evitaria o seu despedimento, acusando-o de estar mais interessado em “bares e discotecas” do que no desempenho da equipa. Gullit deixa o Terek Grozny na 14ª posição (entre 16 equipas) do campeonato russo. Deste modo, o antigo jogador do Sporting, Rodrigo Tiuí, ficou “órfão” de treinador.

PS: Deixo aqui a minha tristeza por dois bons jogadores argentinos terem arrumado as botas recentemente: Martin Palermo e Marcelo Gallardo.

Monday, February 15, 2010

Tiuí voltou a "enganar-se"

O trapalhão Rodrigo Tiuí que poucas saudades deixou em Alvalade voltou a marcar um excelente golo de pontapé de bicicleta que valeu o empate do seu actual clube, Atlético Clube Goianiense, frente ao Trindade. É o quarto e último golo do vídeo, mas vale a pena ver.

Monday, May 19, 2008

Tiuí: o inimaginável herói!


O homem continua trapalhão e com um modo de jogar que enerva, tal é a falta de objectividade que parece revelar na maioria dos lances que disputa. No entanto, nos dois últimos jogos, Rodrigo Tiuí marcou três golos, sendo o grande herói da final da Taça de Portugal que o Sporting conquistou no último domingo ao derrotar o FCPorto com dois golos do brasileiro que chegou em Janeiro a Portugal. Entrado no prolongamento, Tiuí ameaçou primeiro com um remate rasteiro de fora da área que passou muito perto do poste esquerdo da baliza de Nuno. Na segunda parte, descobriu o caminho para a baliza num lance em que contou com a preciosa ajuda do capitão do FC Porto, Pedro Emanuel. Depois, com o tricampeão totalmente balanceado para o ataque, o outro “levezinho” de Alvalade fez o 2-0 com um remate espectacular e acrobático com Quaresma (?!) a ser o único que tentou estorvar a sua acção. Será que estes três golos irão dar confiança ao jovem brasileiro para na próxima época contrariar a opinião generalizada que os sportinguistas tinham de si até este jogo? Gostava que sim. Outro facto curioso é que nos quatro jogos disputados entre Sporting e FCPorto, o clube de Alvalade venceu três e perdeu um. È caso para dizer que Paulo Bento voltou a dar uma lição a Jesualdo Ferreira que foi um justíssimo campeão. Contudo, mais uma vez, é sempre mais fácil falar nos árbitros do que reconhecer a superioridade do adversário. A época do “leão” foi bastante conturbada, e aquém do que seria de esperar, mas começou e terminou com um troféu. A Supertaça e a Taça de Portugal, a juntar ao vice-campeonato e a consequente entrada directa na Liga dos Campeões e aos quartos-de-final da Taça UEFA. Ao contrário de outros, que conseguiram apenas a qualificação para a Taça UEFA e que até torciam pelos portuenses na final da Taça de Portugal por terem sido eliminados da forma “limpinha” que foram nas meias-finais. Temos pena… Para o ano há mais… Aqui fica um vídeo com alguns dos melhores momentos da final.

Wednesday, January 16, 2008

O que vale Rodrigo Tiuí?


Rodrigo Bonifácio da Rocha, mais conhecido por Rodrigo Tiuí, é o primeiro reforço de Inverno do Sporting. Com apenas 22 anos, o avançado chega a custo zero, depois de ter rescindido com o Fluminense, antecipando em alguns dias o final do contrato que tinha até final de Janeiro. Franzino, tal como Liedson, Rodrigo Tiuí formou-se no Fluminense e foi considerado uma das promessas das escolas do clube carioca. Actuou na equipa principal em 2004 e 2005, tendo sido depois emprestado ao Noroeste e ao Santos, onde foi orientado por Wanderlei Luxemburgo. Regressou ao Fluminense, onde no Brasileirão de 2007 marcou apenas 3 golos em 19 partidas, o que não augura grandes feitos. O que pode valer este reforço? Será que poderá ser um bom parceiro para Liedson? Os vídeos deixam boas indicações, mas isso não quer dizer nada. Será que se vai conseguir adaptar depressa ao futebol europeu?