Showing posts with label São Marino. Show all posts
Showing posts with label São Marino. Show all posts

Wednesday, May 08, 2013

Enakarhire: De “reformado precoce” até à Letónia, passando por São Marino

Apesar de só ter jogado uma época em Portugal, Joseph Enakarhire deixou saudades na generalidade dos adeptos sportinguistas. O central nigeriano representou os “leões” na época 2004/2005 e impôs-se pela sua estampa física e ser forte na marcação. Contudo, esteve longe de fazer a carreira que muitos lhe auguravam. Hoje, com 30 anos, o atleta apresenta um longo historial de episódios polémicos. No seu país, representou as camadas jovens do Enugu Rangers, de onde se transferiu para os belgas do Standard de Liège. Daqui saiu em litígio para o Sporting, onde chegou com apenas 21 anos. Após a época do “quase” em Alvalade, forçou a transferência para o Dínamo de Moscovo, onde mais uma vez não esteve muito tempo. Não se adaptou ao frio da capital russa e exigiu ser emprestado ao Bordéus e depois ao Panathinaikos, clubes em que voltou a não ser feliz. Terminada a ligação ao emblema russo em 2008, Enakarhire fez um interregno na carreira e só voltou a jogar no início da presente época e num campeonato longe dos grandes palcos europeus como é o de São Marino, pelo La Fiorita, até que nos primeiros meses deste ano assinou pelo FC Daugava Daugavpils, surpreendente campeão da Letónia. A avaliar pelo vídeo em baixo das meias-finais da Taça, onde a sua equipa foi goleada pelo Ventspils por 4-0 e em que o “Big Joe” surge com o número 23, o antigo internacional nigeriano tem muito a fazer para readquirir a forma que o notabilizou em tempos. É mais um caso de cabeça fraca ou o que terá influenciado negativamente a carreira de Enakarhire?

Adiram ao blog no facebook em

Wednesday, November 30, 2011

Qual a pior selecção europeia?

É hábito apenas os mais fortes serem reconhecidos e alvo de atenção mas, em minha opinião, os mais fracos, e que têm o mérito de nunca desistirem apesar dos péssimos resultados, também merecem o seu tempo de antena. É o que me proponho fazer neste post em que defendo a criação de um mini-campeonato que colocasse frente a frente os piores dos piores no universo das selecções europeias de futebol. Atendendo à fase de qualificação para o Euro 2012, os candidatos a este indesejado título seriam, logicamente, os últimos classificados dos nove grupos. A saber: Cazaquistão, Andorra, Ilhas Faroé, Luxemburgo, São Marino, Malta, Bulgária, Chipre e Liechtenstein. Destes nove excluo a Bulgária, o melhor classificado do ranking, para poder haver dois grupos de quatro equipas cada.

Das restantes oito, há duas que ressaltam logo como as principais candidatas a chegar à final e a discutirem entre si o título de pior selecção europeia. São elas Andorra (na foto) e São Marino. Ambas terminaram a fase de qualificação com zero pontos e com um golo marcado e 25 sofridos contra, respetivamente, 0 marcados e 53 sofridos. Não é de estranhar também que repartam a 204ª e última posição do ranking da FIFA na companhia de Samoa Americana, Montserrat e Samoa.