Monday, December 24, 2012

Boas Festas para Todos!

Desejo um Feliz Natal e um excelente Ano Novo a todos os leitores, amigos e comentadores deste espaço. E até 2013!

Adiram ao blog no facebook em

Saturday, December 22, 2012

A “selecção animal” da IIª Divisão!

Desta feita, optei por pesquisar jogadores com “nome de animal” que representem clubes da IIª Divisão lusa. Há de tudo um pouco, desde insectos a aves... A baliza fica entregue ao veterano ribatejano Nuno Carrapato (na foto), actualmente no Ribeira Brava. Para a defesa, os eleitos foram Sardinha (Tourizense), Carneiro (Fafe) e Vítor Lobo (Padroense), sendo que estes dois não podem jogar muito próximos por motivos óbvios... Para o meio-campo há uma tripla que promete deixar os adversários bastante doridos: Carraça (Boavista), Moscardo (Gondomar) e Mosca (Cesarense), a que se junta o argentino Pato (Varzim). O ataque fica entregue a Choco (Ribeirão), Pomba (Lusitânia dos Açores) e Pollo (Famalicão).

Adiram ao blog no facebook em

Monday, December 17, 2012

James Moga, o ídolo da nação mais nova do mundo

Pode alguém jogar no quarto classificado da Liga indiana e ser o grande ídolo do seu país? A resposta é positiva se estivermos a falar de uma nação com uma muito reduzida expressão no futebol mundial, ou não estivesse a falar do Sudão do Sul, o país mais jovem do mundo, admitido como a 54ª Federação nacional filiada na Confederação Africana de Futebol e o 209º membro da FIFA. Apesar de só poder disputar as eliminatórias para a CAN de 2015 e para o Mundial de 2018, o Sudão do Sul já ocupa o 200º lugar do ranking da FIFA, em parceria com o Quirguistão, isto apesar de somar um empate e três derrotas nos quatro confrontos contabilizados pela Federação Internacional.

Num país bastante pobre e fustigado por muitos anos de conflito, onde o futebol surge como um verdadeiro “bálsamo” para o povo, James Joseph Saeed Moga é visto como um “herói” e grande ídolo nacional, um estatuto que foi ainda mais reforçado quando pagou do seu próprio bolso as viagens da Índia para o seu país no primeiro jogo da sua selecção e, nessa mesma partida com o Tusker FC (campeão do Quénia) , marcou o primeiro golo da história do jovem país. James Moga tem 29 anos, joga no Pune FC, e chegou a representar o Sudão nas eliminatórias para o Mundial de 2002.

O possante ponta-de-lança voltou a marcar no primeiro jogo oficial da sua pátria que ocorreu a 10 de julho deste ano, um dia após o primeiro aniversário da autonomia, frente ao Uganda, campeão da Copa da CECAFA (disputada por países da África Central e Oriental). O jogo terminou com um empate a duas bolas para grande alegria dos adeptos do Sudão do Sul. Antes de chegar ao Pune FC, James Moga jogou no Al-Hilal e Al-Merreikh (ambos do Sudão), Baniyas (Emirados Árabes Unidos), Muscat Club (Omã), Muktijoddha Sangsad KC (Bangladesh) e Sporting Clube de Goa (também da Índia), pelo qual marcou 16 golos em 19 jogos. Com 1,85cm tem a curiosidade de ser o atleta mais alto que alguma vez jogou no Pune FC, mas no clube as coisas não lhe estão a correr da melhor forma, com quatro golos (um deles marcado aos 14 segundos) em oito jogos. O sérvio Zoran Dordevic é o seleccionador do Sudão do Sul e já trabalhou em selecções como o Iémen, Bangladesh, Filipinas (sub-23), além do próprio Sudão, em 2000.

Adiram ao blog no facebook em

Thursday, December 13, 2012

Vercoutre já tem idade para ter juízo...

Rémy Vercoutre, de 32 anos, tem sido o o habitual guarda-redes titular do Olympique Lyon, desde a saída de Hugo Lloris para o Tottenham e, a avaliar pelo que o número 1 do clube francês fez ontem, muitas saudades o titular da selecção deve ter deixado no Estádio Gerland. Na condição de líder do campeonato francês, o Lyon recebeu o “lanterna vermelha” Nancy e para desatar o nó do 0-0 que teimava em persistir, o experiente guardião lembrou-se de animar o jogo e oferecer um golo ao adversário, mas melhor que quaisquer palavras é verem o lance (minuto 1,12 do vídeo). A “sorte” de Vercoutre foi que Michel Bastos ainda conseguiu empatar e evitou a humilhação. A defender como fez ontem não deverá tardar muito para que o luso-francês Anthony Lopes mereça uma oportunidade de Rémi Garde.

Adiram ao blog no facebook em

Monday, December 10, 2012

Resquícios de um estágio de uma selecção de “estrelas”

Brincos de diamantes e notas espalhadas pelos quartos das “estrelas”. Camas das “estrelas” abertas por uma governanta acompanhada por seguranças. Funcionárias a limpar os quartos desarrumados das “estrelas” acompanhadas por seguranças. “Estrelas” a comer bananas e a mandar as cascas para o chão... Este podia ter sido o quotidiano do estágio de uma selecção que participou no Mundial da África do Sul de 2010... Devo ter sonhado e nada disto ocorreu na realidade... São apenas devaneios...
Adiram ao blog no facebook em

Tuesday, December 04, 2012

A obra-prima de Rusescu!

Raul Rusescu, o melhor marcador da Liga romena com 17 golos em 18 jogos, brindou-nos no passado fim-de-semana com uma autêntica obra de arte na “chapa 6” que o Steaua de Bucareste infligiu ao Concordia Chiajna (que apesar do resultado desnivelado é o atual 10º classificado entre 18 equipas). Com três toques de classe, o ponta-de-lança romeno de 24 anos tirou outros tantos adversários do caminho antes de rematar certeiro (podem conferir no vídeo). Antes de no início da época passada chegar ao Steaua, regressado aos bons velhos tempos para alegria do seu controverso presidente Gigi Becali, Rusescu jogou no Unirea Urziceni e a continuar a marcar golos desta forma não deverá tardar muito a emigrar para um campeonato mais competitivo.

Adiram ao blog no facebook em