Saturday, March 30, 2013

Gafanha faz história no Nacional de Iniciados

A equipa de iniciados do Grupo Desportivo da Gafanha vai discutir o título de campeão nacional do escalão com as suas congéneres de FC Porto, Sporting e Benfica. Este é um feito notável para um clube oriundo da Gafanha da Nazaré, uma freguesia do concelho de Ílhavo, cuja equipa sénior milita no Distrital de Aveiro. Os “putos” que são o orgulho do GD Gafanha fizeram uma campanha praticamente perfeita até ao momento. Primeiro, venceram a série C do Nacional com 17 vitórias e apenas um empate. Depois, na série B da segunda fase somaram nove triunfos e uma derrota num mini-campeonato que contou com equipas teoricamente mais fortes como Feirense, União de Leiria e Beira-Mar. Ou seja, em 27 jogos, o Gafanha ganhou 25, empatou um e apenas perdeu outro. Soma 66 golos marcados e unicamente sete sofridos.

Agora, aconteça o que acontecer na luta com os “grandes”, aos iniciados do Gafanha já ninguém retira o mérito de poderem dizer que são uma das quatro melhores equipas de Portugal. A excelente campanha dos jovens gafanhenses já tinha feito o clube atingir outro marco histórico quando viu, pela primeira vez, serem chamados dois atletas aos trabalhos de uma selecção nacional. O ex-jogador do Sporting, Nassur Bacem (na foto), e João Monteiro foram os felizardos convocados por Ilídio Vale, mas, de certo, que a espectacular época já terá feito muito olheiro deslocar-se à Gafanha para ver os desempenhos desta equipa sensação treinada pelo jovem Ricardo Pinheiro.

Adiram ao blog no facebook em

Sunday, March 24, 2013

O Boniek hondurenho

Zbigniew Boniek foi um grande futebolista polaco que encantou a Europa do futebol nas décadas de 70 e 80 do século passado, granjeando fãs pelo mundo fora. Um desses admiradores foi o pai de Boniek Garcia que, apesar de residir nas longínquas Honduras, fez questão de colocar o apelido do seu ídolo ao seu filho. Acontece que a criança cresceu e cumpriu o sonho do seu progenitor, tornando-se futebolista. Boniek Garcia tem 28 anos, é internacional hondurenho e representa atualmente os Houston Dynamo na Major League Soccer, dos Estados Unidos. Nascido em Tegucigalpa, o médio representou no seu país o Club Olimpia Deportivo, não tendo ainda jogado na Europa.

Adiram ao blog no facebook em

Tuesday, March 19, 2013

Totti: uma “lenda viva”

A primeira grande competição de futebol que me lembro de acompanhar com interesse foi o Mundial de Itália, em 1990. Dois anos depois estreava-se na AS Roma, com apenas 16 anos, um menino romano chamado Francesco. Hoje, 20 anos depois, o menino transformou-se em homem, sempre ao serviço do seu clube de coração, e tornou-se o segundo melhor marcador da história da Serie A, com 226 golos. Este podia ser o resumo da carreira e da vida de Francesco Totti que continua a ser peça fundamental na manobra e do balneário na formação da capital italiana. No passado domingo, o capitão da Roma marcou o segundo golo na vitória frente ao Parma e ultrapassou Gunnar Nordahl, ídolo do Milan, no ranking dos maiores goleadores da história do campeonato italiano. Silvio Piola, com 274 golos marcados, parece inatingível, mas nunca se sabe... A nível sénior, para além da selecção italiana, com a qual foi campeão do mundo em 2006, o avançado nunca vestiu outra camisola que não a da Roma e convites não lhe deverão ter faltado para o fazer. É, por isso, um caso de raro amor à camisola nos tempos que correm. E não foi por isso que deixou de ganhar títulos, tanto individuais como coletivos, sendo, para mim, uma referência no passado e ainda no presente.

Adiram ao blog no facebook em

Friday, March 15, 2013

Vouho: de “cepo” no Covilhã a goleador no Chipre

Há alguns anos que o campeonato cipriota é um dos que mais “importa” futebolistas portugueses ou que jogaram em clubes nacionais. Deste modo, não é de espantar que entre os 10 melhores marcadores da principal liga do Chipre haja cinco atletas com ligações a Portugal (o melhor marcador é o brasileiro Juliano Spadacio, médio brasileiro que jogou no Nacional da Madeira durante três épocas). O quinto melhor marcador é o costa-marfinense Patrick Vouho (à direita na foto) que soma 10 golos em 20 jogos e na última época apontou nove. O avançado de 25 anos é uma das figuras do AEL Limassol, orientado por Jorge Costa.

Quem, como eu, o viu jogar diversas vezes ao serviço do Sporting da Covilhã não pode deixar de ficar espantado com a veia goleadora do avançado que um dia a Académica de Coimbra foi buscar ao Sabé, do seu país natal. No Covilhã, em 23 jogos para o campeonato e três para a Taça da Liga na época 2010/2011 nem um golo marcou para amostra. Na Académica fez um golo na época anterior. Em 2008/2009 marcou três pelo Santa Clara. A sua época mais produtiva em Portugal foi mesmo a primeira, quando emprestado ao Portimonense, marcou cinco golos na Liga de Honra. Agora, parece que os ares do Chipre lhe fizeram bem e até já nas competições europeias marca golos.

Adiram ao blog no facebook em

Tuesday, March 12, 2013

Niculae: Regras da FIFA não são válidas na China?


Muito se escreveu em Janeiro sobre a imprudência do Sporting em pretender contratar Marius Niculae por o ponta-de-lança romeno já ter jogado por dois clubes na presente época, algo que, à luz dos regulamentos da FIFA, o impediria de representar um terceiro clube até 30 de Junho deste ano. Recordo que os regulamentos da FIFA não permitem que um jogador actue por mais que dois clubes numa época, entre 1 de Julho e 30 de Junho, sendo que o romeno foi utilizado na Supertaça do seu país a 14 de Julho pelo Dínamo de Bucareste e pouco depois transferiu-se para o Vaslui. Como tal, o negócio com o Sporting abortou para gáudio de quem se regozijava por parecer ter “descoberto a pólvora”...

Acontece que, em Fevereiro, Niculae trocou o Vaslui pelos chineses do Shandong Luneng e foi titular este sábado na primeira jornada da Chinese Super League frente ao Dalian Aerbin do também ex-sportinguista Fábio Rochemback. Ora, apesar da época desportiva na China ter datas divergentes das que vigoram na Europa – o campeonato de 2012 terminou em novembro e o de 2013 começou agora -, a verdade é que o Shandong Luneng é o terceiro clube pelo qual Niculae joga desde 1 de Julho... Sendo assim, o que fará a FIFA? Haverá penalização para o clube asiático ou o que é aplicável na Europa deixa de o ser na China? Esta é, apenas, mais uma bela “trapalhada” de quem rege o futebol a nível mundial.

Adiram ao blog no facebook em

Friday, March 08, 2013

Dois antigos jogadores do Penafiel chamados por Scolari

Diego Costa foi a grande novidade na lista de convocados por Luiz Felipe Scolari para os jogos amigáveis da selecção brasileira com Itália, no dia 21, e a Rússia, no dia 25. Na sua estreia, o avançado de 24 anos vai encontrar outro jogador que também representou o FC Penafiel e que é praticamente um desconhecido em Portugal: Jean (na foto de cima a festejar um golo). O médio, campeão brasileiro pelo Fluminense, jogou no clube da Liga de Honra em 2007/2008, emprestado pelo São Paulo, clube onde se formou. No clube nortenho, Jean, hoje com 26 anos, realizou nove jogos e apontou um golo, tendo sentido alguns problemas de adaptação ao futebol português. Regressou depois ao São Paulo, até sair para o Fluminense, onde conseguiu “fintar” a desconfiança inicial com que foi recebido e ganhou lugar de destaque na manobra da equipa liderada pelo experiente Abel Braga.
Numa altura em que em Espanha se falava da possível convocatória para a selecção espanhola de Diego Costa, que representou o Penafiel na época 2006/2007, Scolari tratou de afastar essa hipótese e, ao mesmo tempo, premiar a boa campanha que o avançado está a fazer no Atlético de Madrid. Aos 24 anos, Diego Costa chega à “canarinha” sem nunca ter jogado no principal campeonato do Brasil. Antes de chegar a Portugal, o jogador disputou alguns jogos da Série A-2 do futebol paulista com o Barcelona Esportivo Capela, mas, graças a Jorge Mendes veio para o Penafiel, onde deu nas vistas e foi contratado pelo Sporting de Braga com apenas 18 anos, onde pouco chegou a jogar, já que o clube minhoto optou por o vender para a formação “colchonera”, quando também se falava no interesse do FC Porto. A sua afirmação não foi fácil e rodou por empréstimo em clubes como Celta de Vigo, Albacete, Valladolid e Rayo Vallecano. Só nesta época é que pegou de estaca e é um dos homens de confiança de Diego Simeone. Ainda assim, a sua performance no campeonato não é muito produtiva, já que leva apenas quatro golos. Já na Taça do Rei, marcou sete golos em sete partidas, sendo uma peça decisiva na qualificação para a final.

Adiram ao blog no facebook em

Tuesday, March 05, 2013

Santiago Maior, campeão da Liga dos Últimos!

Zero pontos em 19 jogos. 87 golos sofridos e 10 marcados. Não são todas as equipas que se podem gabar de ter esta performance ao cabo de 19 jornadas. É o que se passa com a Associação Desportiva e Cultural de Santiago Maior, que milita na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Évora. Poderá estar, assim, em risco de ser igualado o recorde negativo do Centro Recreativo e Cultural da Lageosa do Mondego, no Distrital da Guarda, que na época 2009/2010 não somou qualquer ponto nos 26 jogos disputados.

Adiram ao blog no facebook em

Friday, March 01, 2013

Vukcevic volta a jogar de leão ao peito

Simon Vukcevic, um dos jogadores mais talentosos que, em minha opinião, nas últimas épocas passou pelo Sporting (embora com cabeça fraca), acaba de assinar contrato com o Karpaty Lviv, actual 14º e antepenúltimo classificado do campeonato da Ucrânia. Aos 27 anos, o montenegrino, que rescindiu recentemente com o Blackburn Rovers, onde não era opção regular, procura relançar a carreira no clube que, curiosamente, também tem o leão no seu símbolo. Este é o regresso do esquerdino ao futebol de leste, já que, antes de chegar ao Sporting, tinha jogado nos russos do Saturn e no Partizan de Belgrado.

Adiram ao blog no facebook em