Thursday, May 30, 2013

Duplas de “Beijinhos” e de “Incas” levam Arões à final da Taça da AF Braga

O Arões Sport Clube, clube do concelho de Fafe, que alinha na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga, vai pela primeira vez na sua história disputar a final da Taça daquele organismo. Um feito inédito bastante comemorado pela equipa que tem nas suas fileiras atletas com nomes bastante peculiares e curiosos como é o caso dos irmãos Fernando Beijinhos, o capitão, e Vítor Beijinhos. Outra dupla com alcunhas improváveis é a formada por Brinca e Trinca, a que se junta ainda Trinta... O clube que terminou o Distrital na sexta posição vai disputar a final da Taça da AF Braga a 9 de Junho frente ao Vieira Sport Clube, no Estádio Dom Afonso Henriques, em Guimarães, naquele que é um dos pontos mais altos da sua história.

 Adiram ao blog no facebook em

Friday, May 24, 2013

Do Milan ao Arsenal, a Adiyiah(r) a “explosão”

Dominic Adiyiah encantou o mundo do futebol em 2009 durante o Mundial de sub-20 disputado no Egipto. O avançado ganês que militava nos noruegueses do Fredrikstad sagrou-se, simultaneamente, melhor jogador e melhor marcador da competição com oito golos, contribuindo de forma decisiva para a conquista da prova pela sua selecção. As excelentes exibições e os golos caíram no goto dos olheiros dos grandes clubes europeus e o AC Milan tratou de contratar o jovem “diamante” para os seus quadros. Contudo, como muitas vezes sucede, nunca mais se viu o Adiyiah do Mundial de juniores.

Emprestado ao Reggina, Partizan de Belgrado e aos turcos do Karsiyaka, o avançado viu depois o Milan terminar a ligação consigo, assinando em fevereiro de 2012 um contrato de três anos com o Arsenal... de Kiev, onde também tarda em demonstrar os motivos que o levaram a ser considerado umas das maiores promessas dos últimos anos. Esta temporada marcou apenas quatro tentos na equipa onde milita o jovem português Pelé, que curiosamente está no clube ucraniano por empréstimo do Milan. Será que Adiyiah alguma vez irá “explodir” futebolisticamente a tempo de ainda pisar grandes palcos do futebol europeu ou será apenas mais um a engrossar a extensa lista de grandes promessas que nunca confirmam as elevadas expecativas criadas à sua volta?

 Adiram ao blog no facebook em

Thursday, May 16, 2013

Época de sonho do Arouca começou com derrota na Covilhã

Apenas seis épocas após se ter sagrado campeão distrital de Aveiro, o Futebol Clube de Arouca garantiu uma subida inédita à Primeira Liga, culminando uma ascensão meteórica, rara no futebol português. Veio-me então à memória o primeiro jogo oficial da época dos novos primodivisionários (a que assisti), em que visitaram o Sporting da Covilhã, perdendo por 4-2, em partida da Taça da Liga. Nessa altura, a equipa serrana dominou e derrotou um adversário que, por curiosidade, até tem nos seus quadros vários atletas que já tinham envergado a camisola verde e branca da formação da casa. Da parte dos visitantes, entre os poucos adeptos presentes muitos não se coibiram de assobiar Vítor Oliveira e de o mandar embora.

Ironia do destino, cerca de 10 meses depois, o Sporting da Covilhã é despromovido à IIª Divisão e o técnico matosinhense virou “herói”, garantindo a sua sexta subida à Primeira Liga. Um dos grandes destaques do recém-promovido é o veterano brasileiro Joeano que, aos 33 anos, se sagrou melhor marcador da Segunda Liga com 24 golos, sendo seis de grande penalidade, e ainda falta uma jornada. Não deixa de ser curiosa a carreira do avançado natural de Fortaleza que chegou a Portugal em 1999/2000 para alinhar no Arrifanense, Esmoriz e Sanjoanense, dos escalões secundários. Jogou depois nos espanhóis do Salamanca, seguindo-se cinco épocas na Académica, interrompidas por duas passagens nos israelitas do Beitar Jerusalem. Em 2008/2009 concluiu a época no Vitória de Setúbal, até emigrar de novo, desta feita para o Ermis Aradippou, do Chipre, assinando no início da última temporada pelo Arouca. O futuro? A Deus pertence.

Adiram ao blog no facebook em

Wednesday, May 08, 2013

Enakarhire: De “reformado precoce” até à Letónia, passando por São Marino

Apesar de só ter jogado uma época em Portugal, Joseph Enakarhire deixou saudades na generalidade dos adeptos sportinguistas. O central nigeriano representou os “leões” na época 2004/2005 e impôs-se pela sua estampa física e ser forte na marcação. Contudo, esteve longe de fazer a carreira que muitos lhe auguravam. Hoje, com 30 anos, o atleta apresenta um longo historial de episódios polémicos. No seu país, representou as camadas jovens do Enugu Rangers, de onde se transferiu para os belgas do Standard de Liège. Daqui saiu em litígio para o Sporting, onde chegou com apenas 21 anos. Após a época do “quase” em Alvalade, forçou a transferência para o Dínamo de Moscovo, onde mais uma vez não esteve muito tempo. Não se adaptou ao frio da capital russa e exigiu ser emprestado ao Bordéus e depois ao Panathinaikos, clubes em que voltou a não ser feliz. Terminada a ligação ao emblema russo em 2008, Enakarhire fez um interregno na carreira e só voltou a jogar no início da presente época e num campeonato longe dos grandes palcos europeus como é o de São Marino, pelo La Fiorita, até que nos primeiros meses deste ano assinou pelo FC Daugava Daugavpils, surpreendente campeão da Letónia. A avaliar pelo vídeo em baixo das meias-finais da Taça, onde a sua equipa foi goleada pelo Ventspils por 4-0 e em que o “Big Joe” surge com o número 23, o antigo internacional nigeriano tem muito a fazer para readquirir a forma que o notabilizou em tempos. É mais um caso de cabeça fraca ou o que terá influenciado negativamente a carreira de Enakarhire?

Adiram ao blog no facebook em

Saturday, May 04, 2013

Os cinco minutos de “fame” do David

David Lanzafame foi formado na Juventus, e foi na “vecchia signora” que se estreou como profissional, mas nunca se conseguiu impor verdadeiramente no clube de Turim, sua cidade-natal. Após sucessivos empréstimos, o avançado assinou pelo Catania, mas mais uma vez não teve o sucesso desejado na Serie A. Deste modo, o clube “mais argentino de Itália” optou por emprestar o atleta de 26 anos aos húngaros do Budapest Honvéd, com o intuito de ali poder jogar mais regularmente, depois de na primeira metade da temporada ter estado no Grosseto, da Serie B. A época até está a correr de modo razoável ao transalpino e no último jogo da sua equipa, frente ao Pécs, Lanzafame até fez o primeiro golo do Honvéd. O pior veio depois quando, após o árbitro assinalar um penalty a favor da sua equipa, o avançado quis “roubar” a bola ao seu colega Leandro Martinez e acabou expulso pelo árbitro, depois de ver o segundo amarelo. O que vale é que Martinez marcou e o Honved venceu por 3-0, mas ainda assim Lanzafame garantiu, desde já, o papel de triste protagonista num dos episódios mais bizarros e ridículos do futebol em 2013.

 

Adiram ao blog no facebook em