Thursday, June 27, 2013

Daniel de Silva, um juvenil no Mundial de sub-20!

Há cinco atletas com apenas 16 anos a disputar o Mundial de sub-20, que está a decorrer na Turquia. O mais novo de todos é o australiano Daniel de Silva, que completou 16 anos apenas no passado dia 6 de março. Apesar da tenra idade, o atleta, o segundo mais novo de sempre a estrear-se na A-League australiana com 15 anos e 352 dias, foi titular nos dois jogos dos “socceroos” e até marcou um golo no empate com a Colômbia (ver vídeo em baixo). O nome Daniel de Silva remete, à partida, para descendência portuguesa ou brasileira, mas ao que o futebol-bonito conseguiu apurar, o jovem prodígio, que já esteve perto dos ingleses do Everton, nasceu em Perth (Austrália) e é descendente de indianos.

O jogador do Perth Glory é um médio ofensivo, dotado de boa técnica e excelente visão de jogo, e os seus conterrâneos dizem que não ficará muito mais tempo no seu país. De resto, as suas exibições no Mundial de sub-20 já estarão a aguçar o apetite de alguns clubes do “velho continente”. Os outros jogadores com 16 anos a disputarem o Mundial são o nigeriano Onyinye Ndidi, o maliano Hamidou Traoré, o ganês Moses Odjer e o iraquiano Burhan Jumaah, que fará 17 na próxima segunda-feira.

 Adiram ao blog no facebook em

Monday, June 17, 2013

Sport Sérvia e Benficic

Caso Nemanja Matic não seja transferido neste defeso, o Benfica deverá ter na época 2013/2014, pelo menos, sete jogadores oriundos da Sérvia, repartidos entre as equipas principal e “B”.

Ao “gigante” do meio-campo juntam-se: o seu irmão mais velho, Uros (ex-Kosice), os também irmãos Lazar e Filip Markovic (ambos ex-Partizan de Belgrado, embora a contratação do segundo ainda não tenha sido oficializada), o médio ofensivo Filip Djuricic (ex-Heerenveen), o extremo Miralem Sulejmani (ex-Ajax) e ainda o central Stefan Mitrovic (ex-Kortrijk). Ficam as dúvidas se esta nova aposta do clube da Luz ficará por aqui e se este autêntico “clã dos Balcãs” irá criar bom ambiente na Luz.

Curioso é verificar que, até à contratação de Matic, o Benfica teve apenas, entre 1981 e 2008, 10 ex-jugoslavos nas suas fileiras, sendo que alguns deles se revelaram autênticos “flops”. Foram os casos de Simanic, Mario Stanic (depois estrela no Parma, Chelsea e selecção croata), Ivan Dudic, Delibasic e Sretenovic.

 Adiram ao blog no facebook em

Tuesday, June 11, 2013

O quarteto místico de treinadores da Super Liga!

Um quarto dos técnicos que na próxima época vão comandar equipas da Super Liga têm nomes com conotações religiosas. Senão vejamos: Deus, João de Deus, estreia-se no principal campeonato ao leme do Gil Vicente. Jesus, Jorge Jesus continua no Benfica. Espírito Santo, Nuno Espírito Santo também permanece à frente do Rio Ave. Emanuel, Pedro Emanuel (Deus connosco) vai orientar o estreante Arouca....

 Adiram ao blog no facebook em

Thursday, June 06, 2013

Da Primeira Liga aos Distritais!

Em fevereiro apresentei aqui uma lista de futebolistas que passaram pela Primeira Liga e que na presente época jogaram na IIIª Divisão Nacional. Desta vez, trago um “onze” formado por atletas que também jogaram no principal campeonato do futebol português e que nesta temporada, pelas mais diversas razões, representaram clubes que militam em campeonatos distritais:
1) Cobra - Trancoso (Distrital da Guarda) – Beira-Mar
2) Marco Cadete – Mação (Santarém) – Leixões
3) Sérgio Lomba – Valenciano (Viana do Castelo) – Gil Vicente/Moreirense e Penafiel
4) Marco Cláudio – Rio Tinto (Porto) – Salgueiros
5) Mário Loja – Alcochetense (Setúbal) – Vitória de Setúbal/Boavista e Beira-Mar
6) Joca – Sobrado (Porto) – Gil Vicente
7) Paulo Dores – Torre de Moncorvo (Bragança) – Chaves
8) Manuel do Carmo - O Elvas (Portalegre) - Vitória de Setúbal
9) Hélder Calvino – Oliveira do Douro (Porto) - Boavista
10) Jorginho – Campomaiorense (Portalegre) - Campomaiorense e Académica
11) Tonanha – São Martinho (Porto) – Nacional e Gil Vicente Todos têm mais de 30 anos, à excepção de Hélder Calvino, actualmente com 28 anos. Na foto principal estão Joca e Mário Loja, quando representavam, respectivamente, o Gil Vicente e o Boavista.

 Adiram ao blog no facebook em

Monday, June 03, 2013

E tudo o “super-Bayern” levou

Melhor era impossível. O Bayern de Munique conquistou este sábado frente ao Estugarda o quarto troféu da época, ao juntar a Taça da Alemanha à Liga dos Campeões, Bundesliga e Supertaça. Foi a primeira vez que uma equipa alemã alcançou este póquer de títulos, culminando da melhor forma uma época verdadeiramente de sonho. A Pep Guardiola resta agora a “simples” de igualar o que Jupp Heynckes fez esta temporada. Até poderá fazer melhor, pois o colosso da Baviera ganhou o direito a participar no Mundial de clubes e na Supertaça europeia, mas a tarefa não se afigura, de todo, fácil. Esta poderá ser, assim, a despedida em beleza de Jupp Heynckes, mas ainda há a hipótese de o antigo treinador do Benfica continuar a treinar. Amanhã, dará uma conferência de imprensa onde deverá dissipar todas as dúvidas.

Aos 68 anos, o técnico alemão tornou-se o quarto a ser bicampeão europeu por equipas diferentes. Os outros foram Ernst Happel (Feyenoord em 1970 e Hamburgo em 1983), Ottmar Hitzfeld (Borussia Dortmund em 1997 e Bayern em 2001) e José Mourinho (FC Porto em 2004 e Inter de Milão em 2010). Em 1997/98, Heynckes conquistou a Liga dos Campeões pelo Real Madrid, mas o quarto lugar no campeonato fez com que o gigante espanhol – que ao que tudo indica o deseja agora para suceder a Mourinho -, prescindisse dos seus serviços. Seguiu-se então a passagem pelo Benfica, que ficou manchada pela humilhante goleada sofrida em Vigo de sete bolas a zero. Quem diria que passados 15 anos, Jupp Heynckes seria agora um dos favoritos a ganhar ainda outro troféu: o de melhor treinador do mundo. 

Adiram ao blog no facebook em