Friday, October 25, 2013

Rudi Garcia com estreia de sonho em Itália

Melhor era impossível. Até ao momento, na época de estreia de Rudi Garcia, a AS Roma obteve oito vitórias nos oito jogos disputados até ao momento na Serie A e apenas um golo sofrido. O técnico francês pegou numa equipa que na época passada nem o apuramento para as competições europeias conseguiu e transformou-a numa séria candidata à conquista do “Scudetto”, isto apesar de ter perdido algumas referências importantes como Marquinhos (PSG), Erik Lamela (Tottenham) ou Pablo Osvaldo (Southampton).

Em contrapartida, reforçou-se com o veterano guarda-redes italiano Morgan De Sanctis (36 anos), o marroquino Mehdi Benatia, o holandês Kevin Strootman, o sérvio Adem Ljajic ou o costa-marfinense Gervinho, um velho conhecido de Rudi Garcia, já que os dois levaram o Lille à “dobradinha” em França, conquistando campeonato e taça em 2010/2011. O técnico francês de 49 anos construiu uma equipa tremendamente compacta (22 golos marcados e um sofrido) em que o veterano capitão Francesco Totti continua a ser uma referência. Curiosamente, não há um jogador que se destaque em termos de golos marcados – o melhor marcador é o jovem médio Alessandro Florenzi, com quatro golos. É certo que ainda há muito campeonato por disputar, mas Rudi Garcia tem o mérito de estar a criar impacto imediato na sua primeira época em Itália.

 Adiram ao blog no facebook em

Friday, October 18, 2013

Fábio Paim novamente sem clube...

Durou apenas dois meses a "aventura" de Fábio Paim na AD Oliveirense, que milita no Campeonato Nacional de Seniores. O extremo formado no Sporting jogou apenas 27 minutos – na segunda jornada na derrota com o Vizela por 2-0 - pelo clube de Oliveira de Santa Maria, concelho de Famalicão, e já recebeu “guia de marcha”. As más línguas dizem que o outrora promissor atleta não soube aproveitar mais esta nova oportunidade para “renascer” futebolisticamente e que se deixou seduzir mais uma vez pelos “prazeres da noite”. O clube, na sua página de facebook, só confirma que o jogador de 25 anos foi dispensado por «razões internas».

Fábio Paim chegou a ser apresentado no Veria FC, do principal escalão da Grécia, no início da presente época, mas divergências com o treinador ditaram o divórcio.... Quando assinou pela AD Oliveirense, o extremo mostrava-se confiante em fazer uma boa época: «As perspectivas são boas. Temos um plantel forte, gente competente e vamos atingir os nossos objectivos com muito trabalho. Estou cá para ajudar os meus colegas e mostrar ao mundo do futebol que ainda estou cá. Vontade não me falta», garantia na altura o futebolista que tinha condições para poder ser dos melhores do mundo, mas quando a “cabeça não tem juízo...”

 Adiram ao blog no facebook em

Thursday, October 17, 2013

Miúdo de 13 anos disputa Mundial de sub-17

Não é de agora que a veracidade das idades dos atletas nascidos em África provoca desconfiança que se adensa aquando da realização dos diversos campeonatos continentais ou mundiais. O Mundial de sub-17 que hoje começa nos Emirados Árabes Unidos não é excepção e a Costa do Marfim convocou três atletas nascidos em 1999, quando a esmagadora maioria das restantes selecções chamou jogadores nascidos em 1996 e 1997. O caso mais gritante é o de Braciano Ta Bi, médio costa-marfinense, que com apenas 13 anos é o mais novo de todos os convocados das 24 selecções presentes e que, caso seja utilizado, poderá defrontar adversários com mais quatro anos. O jogador do Athletic FC Adjame está registado como tendo nascido a 5 de dezembro de 1999, pelo que só daqui a perto de dois meses completará 14 anos.

O seleccionador Ibrahima Kamara já afirmou que deposita grandes esperanças em Braciano Ta Bi para o futuro e que o convocou para que o jovem possa aprender. Também nascidos em 1999, embora já tenham completado 14 anos, foram convocados o defesa Souleymane Diaby e o médio Dogbole Niangbo, ambos do USC Bassam, e que, de acordo com os seus registos, nasceram com apenas dois dias de diferença, tendo festejado os 14 já neste mês de Outubro. A Nigéria é outro dos países da África “negra” que garantiu a qualificação e também chamou dois “benjamins”: o médio Habib Makanjuola, dos ingleses do Chelsea, e o guarda-redes Abdulazeez Abubakar (Nath Boys Academy) que, de acordo com o site da FIFA, mede apenas 1,60 metros...

 Adiram ao blog no facebook em

Monday, October 14, 2013

Avançado do Praiense tem média de dois golos por jogo!

Tem nome de imperador, mas é dentro da grande área que se destaca. Ao cabo de seis jornadas na série G do Campeonato Nacional de Seniores, Marco Aurélio Silva Diogo já marcou 12 golos ao serviço da formação açoriana do Praiense, um feito que lhe confere uma média invejável de dois golos por jogo. Logo na primeira jornada, o ponta-de-lança açoriano de 24 anos bisou frente ao Sporting Ideal. Na segunda ronda fez um “poker” ao 1.º de Dezembro.... Na terceira ficou em branco, até que na quarta marcou cinco ao Futebol Benfica. Na quinta jornada também não marcou e na sexta marcou “só” um ao Elvas. O feito de Marco Aurélio ganha ainda maior destaque quando se constata que não marcou nenhuma vez de penálti. A continuar assim, este verdadeiro “matador” não deverá ficar no Praiense, onde cumpre a sua segunda época, por muito mais tempo. Antes, representou o Rabo de Peixe, Sporting de Espinho, União Micaelense, Operário, Chaves, juniores do FC Porto e juvenis do Santa Clara.

 Adiram ao blog no facebook em

Monday, October 07, 2013

Se ainda houvesse Jugoslávia...

Em 1987, a Jugoslávia sagrou-se campeã mundial de sub-20 com um grupo treinado por Mirko Jozic onde pontificavam atletas como Robert Prosinecki, “bola de ouro” do torneio, Davor Suker, segundo melhor marcador da competição, Zvonimir Boban, Predrag Mijatovic e Robert Jarni. Um pouco mais velhos ainda havia Srecko Katanec, Dragan Stojkovic, Dejan Savicevic e Alen Boksic, que representaram a Jugoslávia no Itália 90. Pouco tempo depois, rebentou a “guerra dos Balcãs” e, sem querer abordar as razões políticas em causa, aquela que tinha tudo para ser uma das selecções mais fortes da Europa foi “esquartejada”, dando origem a várias novas nações... Avançando 23 anos no tempo e extrapolando que a Jugoslávia ainda existia, podíamos ter um onze constituído por estes craques:

GR - Samir Handanovic, Eslovénia/Inter de Milão
DD - Darijo Srna, Croácia/Shakhtar Donetsk
DC - Branislav Ivanovic, Sérvia/Chelsea
DC - Neven Subotic, Sérvia/Borussia Dortmund
DE - Aleksandar Kolarov, Sérvia/Manchester City
MC - Goran Pandev Macedónia/Nápoles
MC - Miralem Pjanic, Bósnia e Herzegovina/Roma
MC - Luka Modric, Croácia/Real Madrid
AV - Mario Mandzukic, Croácia/Bayern de Munique
AV - Edin Dzeko, Bósnia e Herzegovina/Manchester City
AV - Stevan Jovetic, Montenegro/Manchester City

Digam lá que que não seria uma selecção fortíssima?!

 Adiram ao blog no facebook em