Friday, February 28, 2014

Red Bull “dá asas” ao Salzburg

Vice-campeão austríaco, o FC Red Bull Salzburg está a fazer uma época verdadeiramente notável. No campeonato, “só” têm 19 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o SV Grödig, - 58 contra 39 – fruto de 18 vitórias, quatro empates e duas derrotas. A equipa treinada pelo desconhecido alemão Roger Schmidt ostenta ainda o estatuto de melhor ataque (com 79 golos marcados, o que confere uma média de quase 3.3 golos por jogo) e melhor defesa (com 19 tentos sofridos). Os dois melhores marcadores da Liga austríaca são, como não podia deixar de ser, do Red Bull Salzburg. O brasileiro Alan de Carvalho leva 21 golos em 21 jogos e o espanhol Jonathan Soriano totaliza 18.

Mas é na Liga Europa que a formação patrocinada pela conhecida bebida energética, cujo slogan diz que “dá asas” a quem a bebe, está a fazer uma campanha até agora perfeita, depois de ter sido eliminada na terceira pré-eliminatória da Champions League pelos turcos do Fenerbahçe. Ao eliminar o Ajax, vindo da Champions, de forma “limpinha” com dois triunfos que não deixaram margens para dúvidas, o Red Bull Salzburg já estabeleceu um recorde na competição, tornando-se na única equipa a vencer os seus primeiros oito jogos – seis na fase de grupos e os dois dos 16 avos-de-final. O adversário que se segue é o Basileia. Vamos ver se o registo incólume se mantém.

 Adiram ao blog no facebook em

Friday, February 14, 2014

Algumas verdades sobre Minala

Muito se tem escrito esta semana sobre o camaronês Joseph Marie Minala e a sua pretensa idade. Como é cada vez mais usual, basta alguém avançar com uma “notícia” polémica que vai “tudo” atrás sem sequer se preocupar em tentar saber mais sobre o assunto. Vou tentar neste post dar algumas respostas a eventuais dúvidas sobre o atleta e desmentir outras informações que estão completamente erradas como Minala ter sido contratado em dezembro.

De acordo com o seu passaporte, Joseph Marie Minala terá nascido a 24 de agosto de 1996 em Yaoundé, capital dos Camarões, tendo portanto 17 anos. É um facto que o africano, tal como sucede com muitos futebolistas oriundos daquele continente, aparenta em algumas fotografias ter mais idade. Já noutras essa discrepância não é muito notória e passa bem por um “teenager”.

Vamos agora a factos concretos: Minala foi contratado no último verão pela Lazio ao Vigor Perconti, uma equipa amadora dos arredores de Roma, cujo símbolo é inspirado no Barcelona (ver foto principal). O médio ofensivo chamou a atenção pela sua capacidade física e força, tendo a Lazio ganho a corrida ao Inter de Milão e à Udinese que também terão estado interessados no jogador.
Minala tem sido um dos destaques da equipa Primavera da Lazio, uma espécie de equipa B do clube italiano, e foi inclusivamente convocado por Edy Reja para o escaldante derby romano do último domingo mas acabou por nem no banco se sentar.

Minala cresceu num projecto social para crianças de Roma, onde começou a jogar futebol e despertou a atenção do Vigor Perconti. Nos juvenis do clube, o camaronês já tinha um físico imponente que o fazia destacar-se entre os adversários da sua idade, daí que fosse costume jogar em escalões mais velhos.

O presidente do Vigor Perconti defende o seu ex-jogador: «O que dizem é absurdo. Conheço o rapaz e vi os seus documentos: o passaporte camaronês indica que nasceu em 1996 e os testes médicos comprovaram a sua idade», sustenta Maurizio Perconti. «Temos outros jovens nascidos em 1996 na equipa e se os vemos pensamos que eles são mais velhos. São simplesmente mais desenvolvidos do que o normal, mas continuam sendo jovens. Quando aparece um bom jogador, acima da média, as pessoas, infelizmente, ficam com inveja. É normal que ele seja atacado, também por causa da cor da sua pele. O mesmo acontece com outros jovens negros que jogam na nossa equipa».

Já o empresário de Minala sustenta que «certamente que há diferenças entre a infância dele e a de outros miúdos que vivem em Itália e isso pode ter deixado marcas no seu rosto e na sua expressão. Ele teve muitas dificuldades enquanto crescia. Se falarem com ele, vão perceber que é um miúdo de 17 anos em todos os aspectos», diz Diego Tavano.

Por seu turno, Stefano De Martino, diretor de comunicação da Lazio, não poupou quem questiona a idade do jogador: «Essas especulações irritam. Fico triste pelo rapaz, mas essas coisas acontecem apenas com a Lazio. Se Minala jogasse no outro lado do rio Tibre não teríamos artigos deste género».

O próprio Minala desabafou na sua conta de Twitter que «a inveja é a fraqueza do homem e as pessoas de alma pobre fazem mal aos outros quando se chega à Serie A». Outro facto indesmentível é que os próximos anos é que vão demonstrar se Minala tem talento e força para ser um craque e singrar ou se vai “desaparecer” do mapa futebolístico.

 Adiram ao blog no facebook em

Friday, February 07, 2014

Alcunhas do "catano” do Nacional de Seniores

Como o prometido é devido, aqui deixo uma selecção de atletas com alcunhas curiosas que representam equipas que disputam o Nacional de Seniores. Mais uma vez, de modo a abranger o maior número de equipas e de zonas decidi não eleger mais do que um jogador de cada clube.

GR - Ximena (Bragança), 32 anos;
DEF - Balizas (Esperança de Lagos), 26 anos;
DEF - Talocha (Vizela), 24 anos;
DEF – Kiki Ballack (Sertanense), 23 anos;
DEF - Kokas (Pedras Salgadas), 29 anos;
MED – Schweeps (Vilaverdense), 23 anos;
MED - Xoilas (Cinfães), 18 anos;
MED - Pipas (1º Dezembro), 23 anos;
AV. – Marocas (Benfica e Castelo Branco), 25 anos (melhor marcador da prova, na foto em cima);
AV. – Matreco (Portomosense), 23 anos;
AV. - Fufuco (Operário), 27 anos (na foto em baixo);


Adiram ao blog no facebook em

Tuesday, February 04, 2014

Fábio Paim de “olhos em bico”

Ainda não há confirmação oficial mas Fábio Paim estará perto de ser reforço dos chineses do Shenzhen Ruby, que terminaram a última edição da China League One, equivalente à IIª Liga portuguesa, na quinta posição.

Prestes a completar 26 anos, o extremo, que estava sem clube desde que saiu da AD Oliveirense, tenta relançar a sua carreira num campeonato com pouca visibilidade.

 Adiram ao blog no facebook em

Monday, February 03, 2014

Bruno Cortez eleito “rei dos flops”!

Sem grande surpresa, Bruno Cortez foi eleito o maior flop dos reforços que chegaram esta época ao campeonato português por a por 41 dos 111 leitores que participaram na última votação. Emprestado pelo São Paulo, o internacional brasileiro chegou à Luz a dizer que queria ficar para sempre no Benfica, esperançado em provar ser o lateral que o clube procura incessantemente desde que Fábio Coentrão saiu para o Real Madrid. Contudo, as suas fracas exibições e a vinda do seu compatriota Siqueira rapidamente demonstraram que o seu futuro na Luz não seria risonho. Regressou ao Brasil antes do Natal e não deixou saudades aos adeptos encarnados. Em segundo lugar ficou o portista Diego Reyes, com 21, e a fechar o pódio ficou o sportinguista Gérson Magrão (16). Fora do “top 3” ficaram Djuricic (12), Welder (9) e Héctor Herrera e Sulejmani, ambos com seis. Entretanto, está aberta nova votação sobre o melhor reforço de inverno. Votem!

 Adiram ao blog no facebook em