Thursday, February 28, 2008

Um “Signori” do futebol mundial!


Giuseppe Signori foi dos jogadores mais talentosos que vi jogar na década de 90. Dono de um excelente pé esquerdo, fazia golos em catadupa, sendo um dos melhores marcadores de sempre do campeonato italiano, com 188 golos na série A. A cobrar grandes penalidades tinha um estilo muito próprio, sem tomar balanço. Foi o máximo goleador em Itália nas épocas de 1993, 1994 e 1996, sempre ao serviço da Lazio de Roma. Já na selecção nunca conseguiu obter tanto sucesso, talvez por ser muitas vezes colocado a jogar no meio-campo, tendo feito apenas 7 golos em 28 jogos. Participou no Mundial de 1994, onde ficou “em branco”. Curiosamente, a sua estreia pela selecção transalpina ocorreu frente a Portugal a 31/05/1992 num jogo que acabou 0-0. Ao longo da sua extensa carreira, Beppe Signori representou as seguintes equipas: Albinoleffe (1984-1986), Piacenza (1986-1987 e 1988-1989), Trento (1987-1988), Foggia (1989-1992), Lazio (1992-1997), Sampdoria (1998), Bolonha (1998-2004), os gregos do Iraklis (2004/2005) e os húngaros do Sopron (2005/2006), onde ainda fez três golos. Actualmente com 40 anos é comentador na televisão italiana. Aqui fica um vídeo com os melhores momentos deste grande goleador ao serviço da Lazio, onde viveu a melhor fase da sua carreira.

Friday, February 22, 2008

Estrela da Amadora “perito” em recusar “estrelas”


À semelhança do que já havia feito com Ronaldinho Gaúcho, na altura em que o agora jogador do Barcelona ainda era um garoto, o Estrela da Amadora, actual antepenúltimo classificado da Superliga portuguesa, entendeu que o angolano Manucho, entretanto contratado pelo Manchester United, não tinha qualidade suficiente para integrar o seu plantel. A justificação para não ficar com Ronaldinho terá sido a de que o clube não queria pagar as deslocações do craque de Lisboa para a Reboleira quando o seu irmão Roberto Assis jogava no Sporting. Já a rejeição de Manucho terá sido porque não conseguiu convencer os responsáveis técnicos. O que é certo é que os responsáveis do MU não tiveram dúvidas em assinar, um contrato de três épocas com o angolano depois de um período de três semanas à experiência, após ter sido chumbado nos testes no Estrela. Depois de ter marcado quatro golos na Taça das Nações Africanas, o avançado de 24 anos foi emprestado ao Panathinaikos, de José Peseiro. Com três técnicos portugueses em Angola - Manuel Fernandes, Bernardino Pedroto e Vítor Manuel - e ainda o brasileiro Mozer, antigo central do Benfica, como foi possível que nenhum “grande” nacional tenha reparado no melhor marcador do campeonato angolano nas últimas duas épocas? E mais caricato ainda, como o Estrela deixou fugir esta estrela, preferindo ir buscar o brasileiro Giancarlo, ex-Náutico?. Arrisco-me a prever que vai ser mais um a passar sem grande glória por Portugal. Aqui fica o vídeo dos quatro golos de Manucho na Taça das Nações Africanas. Apreciem bem o quarto e último apontado ao Egipto que viria a sagrar-se campeão. Adiram ao blog no facebook em

Tuesday, February 19, 2008

Irlanda pode reservar lugar no Mundial 2010


Após ganhar títulos em quatro países, o “velhinho” Giovanni Trapattoni vai voltar a comandar a selecção de um país, neste caso a Irlanda, na campanha de qualificação para o Mundial 2010. Aos 68 anos, a “velha raposa” vai assumir esta nova tarefa a 1 de Junho, após concluir o que resta desta temporada nos austríacos do Red Bull Salzburg. Numa selecção com poucos valores individuais, à excepção de Robbie Keane, o veterano técnico italiano tem uma difícil, mas aliciante tarefa em mãos. Ao bom estilo italiano, o espectáculo passará para segundo plano em detrimento da eficácia e resultados. No final se farão as contas, mas acredito que Trap vai obter sucesso nesta nova etapa. Na sua curta passagem por Portugal, tem o mérito de ter conquistado o campeonato de 2004/2005, acabando com o jejum benfiquista que durava há quase uma década. Saiu logo no final dessa época, alegando que estava cansado de estar longe da esposa. Pouco depois, assinava pelo Estugarda, onde não foi feliz. Chegou então à Áustria, onde já conquistou um campeonato e o segundo pode estar a caminho. Ao todo, conquistou 22 títulos, sendo o quinto treinador mais laureado na história do futebol: 1 Taça dos Campeões Europeus, 1 Taça das Taças, 3 Taças UEFA, 1 Supertaça europeia, 1 Taça Intercontinental, 7 Campeonatos e 2 Taças de Itália, 1 Supertaça de Itália, 1 Campeonato e 1 Taça da Alemanha, 1 Supertaça da Alemanha, 1 Campeonato de Portugal e outro da Áustria. Em Portugal, um dos seus momentos altos foi aquele em que reagiu de forma nada carinhosa à tentativa que o controverso Argel fez de lhe dar um beijo na testa após ter marcado um golo. Infelizmente, não consegui arranjar o vídeo desse momento “histórico”.

Thursday, February 14, 2008

Uma obra de arte!


O segundo golo de Simon Vukcevic na vitória do Sporting sobre o Basileia foi verdadeiramente soberbo. É por momentos como este que ainda vale a pena ir a um estádio de futebol. O jovem montenegrino, de apenas 22 anos, está a fazer uma grande época de estreia no clube de Alvalade, sendo uma das melhores unidades dos “leões” nesta temporada bastante irregular. Contratado aos russos do Saturn, onde se incompatibilizou com o treinador, “Vuk” está a dar nas vistas pelas exibições e pelos golos que tem marcado. A continuar assim, não deverão tardar os “tubarões” do futebol europeu a surgirem atrás desta “truta” e o Sporting só é detentor de metade do passe. Pena foi aquela lesão, provocado por um “golpe de karaté” um tanto infantil e ingénuo, que o poderá deixar de fora do “derby” com o Benfica. Contudo, estrangeiros com esta qualidade são sempre bem-vindos ao futebol português. Aqui fica o vídeo do golão!

Monday, February 11, 2008

A força do colectivo superiorizou-se às estrelas


O Egipto acaba de renovar o título de campeão africano. Com uma equipa sem estrelas, o colectivo egípcio levou a melhor sobre os Camarões de Eto'o, Geremi ou Kameni, habituados a jogar em grandes palcos. Da equipa titular que garantiu a reconquista do título africano, apenas três jogadores alinham em clubes estrangeiros, e todos de segunda linha. Said joga no Ankaragücü, da Turquia. Gomaa no Al Siliya, do Qatar. Por último, Ahmed Hassan, no Anderlecht, da Bélgica. Shawky, do Middlesbrough, de Inglaterra, e Zidan, do Hamburgo, da Alemanha, foram suplentes. Muitos dos campeões são treinados pelo português Manuel José no Al Ahly. Outra mais-valia do Egipto é ser treinado por um homem da casa, ao contrário do Gana ou Camarões, por exemplo, orientados por técnicos estrangeiros. Hassan Shehata não teve problemas em afastar o problemático Mido, o jogador egípcio mais conhecido em todo o mundo, devido às passagens por clubes como Ajax, Marselha, Tottenham, Roma e Middlesbrough. Esta conquista é uma boa prova de que o futebol é, ainda e acima de tudo, um desporto colectivo. Aqui fica o vídeo do golo da final apontado por Aboutrika, um dos pupilos de Manuel José, que também já tinha sido o autor da grande penalidade decisiva na conquista da anterior edição da prova realizada no Egipto. O autor do “brinde” que permitiu a Zidan oferecer o golo a Aboutrika foi o experiente Rigobert Song, actualmente, no Galatasaray, e que chegou a jogar no Liverpool.

Tuesday, February 05, 2008

7 dos 16 guarda-redes titulares da SuperLiga são brasileiros



Os guarda-redes portugueses podem ter o seu futuro ameaçado, pois há cada vez mais clubes da Superliga a apostar em “goleiros” para defender as suas balizas. Actualmente, são sete os guarda-redes brasileiros titulares nas 16 equipas que disputam a principal divisão portuguesa. Helton (FC Porto), Nilson (Vitória de Guimarães), Marcos (Marítimo), Peçanha (Paços de Ferreira) e Fernando (Leiria) há muito que são “reis e senhores” das suas balizas. Já Wilson Júnior (Naval), depois de ter sido dispensado no início da época, acabou por beneficiar das lesões e das exibições menos conseguidas de Taborda. Quanto a Rafael Bracali, depois de época e meia na “sombra” do suíço Benaglio que saiu para o Wolfsburgo, assume agora a baliza do Nacional, para desespero dos benfiquistas. Para além dos brasileiros, ainda há outro estrangeiro, Peter Jehle, do Liechensentien, que agarrou este ano a titularidade no Boavista. Caso a situação não se inverta, não deve demorar muito a haver quem se queixe de que há poucos guarda-redes portugueses com qualidades para representar a selecção. Os “sobreviventes” são Quim (Benfica), Rui Patrício (Sporting), Costinha (Belenenses), Eduardo (Vitória de Setúbal), Paulo Santos (Braga), Pedro Roma (Académica), Beto (Leixões) e Nelson (Estrela da Amadora). Aqui fica um breve resumo de cada “goleiro”:

Helton da Silva Arruda (foto) tem 29 anos e antes de chegar ao FC Porto, esteve três épocas na União de Leiria. No Brasil jogou no Vasco da Gama.

Nilson Corrêa Júnior tem 32 anos e representa o Vitória de Guimarães desde a época 2005/06. No Brasil representou o Náutico, Americano-RJ, Santa Cruz, Gama e Vitória.

Sebastião Marcos de Oliveira tem 31 anos e está no Marítimo desde 2002/03. No Brasil jogou no Paraná.

Rafael Bracali tem 26 anos e está no Nacional desde 2006/07. No seu país jogou no Paulista.

Wilson Raimundo Junior tem 31 anos e está na Naval desde 2005/06. No Brasil jogou no U. Barbarense e no Ceará.

Peterson dos Santos Peçanha tem 28 anos e está em Paços Ferreira desde 2005/06, vindo do São Raimundo.

Fernando Büttenbender Prass (foto) tem 29 anos e chegou ao Leiria em 2005/06, onde chegou para substituir Helton. No Brasil ganhou vários títulos por Coritiba, Vila Nova, Francana e Grêmio.