Thursday, March 29, 2012

Montaño: Estrela aos 16, esquecido aos 29

Johnnier Montaño é apenas mais um exemplo de um atleta que deu nas vistas ainda adolescente e que mais tarde não conseguiu confirmar as elevadas expectativas geradas sobre si. Em 1999, o Parma adquiriu o passe do "teenager" colombiano (16 anos) por cinco milhões de euros, poucos dias antes de o jogador ser convocado para a Copa América, em virtude da lesão da “estrela” Faustino Asprilla. Um ano antes, o jovem prodígio disputou a Copa Libertadores pelo América de Cali e pouco depois transferiu-se para o Quilmes, da Argentina. Na Copa América, marcou um belo golo na estrondosa vitória que a sua Colômbia infligiu à Argentina por 3-0, tornando-se ainda mais conhecido.

Contudo, o “sonho” italiano rapidamente se transformou num pesadelo, pois nunca se conseguiu impor no Calcio, tanto no Parma, como no Verona e Piacenza, onde jogou por empréstimo, antes de uma derradeira tentativa no clube que tanto investira nele. Nunca se se voltou a ver o atleta que tinha empolgado “meio mundo” com apenas 16 anos. “Despachado” de Itália, regressou à sua Colômbia mas novamente sem sucesso. Primeiro, no América de Cali e depois no Independiente Santa Fe. Seguiu-se uma aventura no Al-Wakrah, do Qatar. Regressou ao seu país para jogar no Cortuluá, da IIª Divisão, e nem aqui conseguiu brilhar. Após ficar sem clube, emigrou de novo, desta feita para os peruanos do Sport Boys, uma equipa pequena, onde conseguiu disputar 34 partidas e fazer nove golos, despertando o interesse do Alianza Lima, onde voltou a assumir algum destaque. Na época 2010/11 veio novamente para a Europa, para os turcos do Konyaspor. Mais uma vez, não se conseguiu impôr e regressou ao Alianza Lima, onde foi companheiro de equipa do sportinguista André Carrillo. Aqui fica o vídeo do golo apontado à Argentina.

1 comment :

João Paulo said...

Lembro-me deste jogador aparecer na equipa do Parma quando jogava CM e tinha umas excelentes médias. Depois perdi-lhe o rasto.