Wednesday, August 08, 2012

O brasileiro que não serviu para o Guimarães e foi craque no Barcelona

Na pré-temporada de 1993/94, ainda no “reinado” de Pimenta Machado, chegou ao Vitória de Guimarães um brasileiro desconhecido, de seu nome Giovanni Silva de Oliveira, para efectuar um período de testes para tentar agarrar um lugar no plantel de Bernardino Pedroto. O jovem atleta até deixou boas indicações, mas o clube minhoto não o considerou prioritário, alegando que não era o tipo de jogador que procurava. Regressou então ao Brasil, onde dois anos depois ingressou no Santos, clube em que viria a “explodir”, despertando o interesse do Barcelona que em 1996/97 pagou uma “fortuna” por ele. Esteve na Catalunha três épocas e formou um tridente atacante de luxo juntamente com os compatriotas Rivaldo e Ronaldo. O criativo brasileiro conquistou dois campeonatos e duas Taças do Rei, até entrar em conflito com Van Gaal e se transferir para o Olympiacos, onde também foi “rei”, conquistando cinco campeonatos em cinco épocas. Pelo Brasil, somou 20 internacionalizações e marcou seis golos, tendo sido convocado para o Mundial de 1998, mas apenas alinhou no primeiro jogo. Em baixo, podem ver um vídeo que mostra Giovanni a destroçar o Atlético de Madrid numa final da Supertaça.
Adiram ao blog no facebook em

2 comments :

Paulo Ricardo said...

Lembra-me bem deste jogador e era muito bom. Foi "escorraçado" do Barça pelo Van Gaal avesso a brasileiros

Anonymous said...

É preciso ser correcto e dizer que na mesma altura em que o Giovani fez testes em Guimaraes tb outro jogador esta em testes de seu nome Zahovic.

Escolheu-se o Zahovic precisamente pq era a posiçao q precisava ser reforçada. Paciencia se houvesse dinheiro tinha-se ficado com os 2.