Monday, December 17, 2012

James Moga, o ídolo da nação mais nova do mundo

Pode alguém jogar no quarto classificado da Liga indiana e ser o grande ídolo do seu país? A resposta é positiva se estivermos a falar de uma nação com uma muito reduzida expressão no futebol mundial, ou não estivesse a falar do Sudão do Sul, o país mais jovem do mundo, admitido como a 54ª Federação nacional filiada na Confederação Africana de Futebol e o 209º membro da FIFA. Apesar de só poder disputar as eliminatórias para a CAN de 2015 e para o Mundial de 2018, o Sudão do Sul já ocupa o 200º lugar do ranking da FIFA, em parceria com o Quirguistão, isto apesar de somar um empate e três derrotas nos quatro confrontos contabilizados pela Federação Internacional.

Num país bastante pobre e fustigado por muitos anos de conflito, onde o futebol surge como um verdadeiro “bálsamo” para o povo, James Joseph Saeed Moga é visto como um “herói” e grande ídolo nacional, um estatuto que foi ainda mais reforçado quando pagou do seu próprio bolso as viagens da Índia para o seu país no primeiro jogo da sua selecção e, nessa mesma partida com o Tusker FC (campeão do Quénia) , marcou o primeiro golo da história do jovem país. James Moga tem 29 anos, joga no Pune FC, e chegou a representar o Sudão nas eliminatórias para o Mundial de 2002.

O possante ponta-de-lança voltou a marcar no primeiro jogo oficial da sua pátria que ocorreu a 10 de julho deste ano, um dia após o primeiro aniversário da autonomia, frente ao Uganda, campeão da Copa da CECAFA (disputada por países da África Central e Oriental). O jogo terminou com um empate a duas bolas para grande alegria dos adeptos do Sudão do Sul. Antes de chegar ao Pune FC, James Moga jogou no Al-Hilal e Al-Merreikh (ambos do Sudão), Baniyas (Emirados Árabes Unidos), Muscat Club (Omã), Muktijoddha Sangsad KC (Bangladesh) e Sporting Clube de Goa (também da Índia), pelo qual marcou 16 golos em 19 jogos. Com 1,85cm tem a curiosidade de ser o atleta mais alto que alguma vez jogou no Pune FC, mas no clube as coisas não lhe estão a correr da melhor forma, com quatro golos (um deles marcado aos 14 segundos) em oito jogos. O sérvio Zoran Dordevic é o seleccionador do Sudão do Sul e já trabalhou em selecções como o Iémen, Bangladesh, Filipinas (sub-23), além do próprio Sudão, em 2000.

Adiram ao blog no facebook em

4 comments :

Anonymous said...

Amigo, coloquei um link do seu blogue na página principal do blogue que administro. Se possível faça uma visita e verifique o seu link! Obrigado!

Abraço!

Marcelo Santos
Bolão dos Lotequeiros
http://bolaodoslotequeiros.blogspot.com.br

O meu blogue é voltado para a Loteca, antiga Loteria Esportiva Brasileira (considerada a loteria mais fácil de se ganhar no Brasil). Também realizo e organizo bolões da respectiva loteria. Os maiores princípios do blogue são: Formação de amizades e conquistas de prêmios na Loteca.

Daniel Seiti said...

Parabéns pelo Blog Futebolbonito !
Desejo muito Sucesso à todos e um ótimo final de ano à todos !
www.FireBull.com.br

Jorge Cunha said...

Interessante esta história. Reveladora da importância que o futebol pode assumir mesmo em países sem grande tradição

Anonymous said...

Amigos do blog!
Passei aqui para desejar a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! Que a saúde e a paz estejam presentes em todos os dias de 2013. Boas Festas!

Fé e acreditar sempre é o lema, por isso: "Não desistam dos seus sonhos... lutem sempre". Fiquem com Deus!!!

Cordialmente,

Marcelo Santos
http://bolaodoslotequeiros.blogspot.com.br
OBS: Coloquei o link do seu blog lá na minha página. Espero que os meus visitantes participem com uma boa frequência deste blog. Valeu!